placardpt
      Portugal goleou Coreia do Sul

      Despedida de gala!

      A seleção feminina nacional terminou em beleza esta janela internacional e, numa exibição de gala - especialmente na 1ª parte -, goleou a Coreia do Sul por 5-1. Nota muito positiva para as comandadas de Francisco Neto.

      Depois da vitória por 3-1 sobre a Chéquia, a seleção feminina subia o nível dos jogos de preparação e defrontava a República da Coreia, no Estoril, e, como esperado, Francisco Neto promovia uma grande rotação no onze inicial, mantendo apenas quatro nomes - Telma Encarnação, Ana Seiça, Diana Gomes e Joana Marchão - face ao último jogo.

      Que gala!

      A vitória contra a Chéquia tinha convencido, mas Portugal sabia que esta Coreia do Sul era mais exigente e isso ficou bem patente nos primeiros minutos, perante a boa pressão alta das sul-coreanas, que ia dificultando a construção a partir de trás da turma portuguesa. Apesar disso, Portugal mostrou-se paciente, aguentou um par de sustos e criou vantagens no miolo, ao baixar Andreia Jacinto na construção, o que libertou as colegas mais adiantadas para ter bola.

      Joana Marchão fez o 1-0 @FPF
      Apesar disso, o golo inaugural caiu meio como que do céu, à passagem do minuto 18, quando Joana Marchão surpreendeu, rematou de muito longe e viu a guardiã Kim Jung-Mi ficar mal na fotografia e colocar autenticamente a bola dentro da baliza, quase em câmara lenta. Isto abriu o jogo, uma vez que as sul-coreanas se balancearam para a frente e deixaram de apostar tanto no jogo direto da capitã Kim Hye-ri e diagonais da jovem Casey Phair. Portugal aproveitou e, 20 minutos depois, Telma Encarnação, numa transição rápida - algo feliz, com a bola a desviar numa defesa, no remate -, fez o 2-0.

      Este golo claramente deitou abaixo as sul-coreanas, que cada vez conseguiam esconder menos bem as suas claras fragilidades defensivas, principalmente na transição e compensação posicional. Portugal aproveitou e teve um final de 1ª parte fulminante. Aos 45', Jéssica Silva aproveitou uma perda de bola em zona proibida e serviu Andreia Faria - que até permitiu uma 1ª defesa - para o 3-0. Dois minutos depois, aos 45+2, Jéssica Silva e Andreia Jacinto fizeram uma bela combinação no corredor central e a avançada surgiu isolada na cara do golo, atirando para o 4-0. Portugal com uma 1ª parte de gala.

      Segunda parte

      Os números aparentavam que o jogo estava resolvido, mesmo com 45 minutos por jogar, mas a Coreia do Sul não baixou os braços e entrou forte na 2ª parte, com as entradas de Son Hwayeon e Chaerim Kang a trazerem mais presença na área e dinamismo lateral. Portugal, contudo, aguentou-se bem, percebeu que a pressão sul-coreana estava altíssima e soube explorar as costas da defesa, com um grande passe de Joana Marchão, aos 52', a desmarcar Jéssica Silva na cara da guardiã Kim Jung-mi. A jogadora do Benfica não tremeu e Portugal chegou à mão cheia de golos.

      Portugal esteve sempre por cima @FPF
      Este golo português claramente deitou a baixo a boa entrada sul-coreana e o jogo acalmou bruscamente, especialmente depois das comandadas de Francisco Neto perceberem a menor pressão e começarem a gerir bem a posse de bola e rimo a seu proveito. Perante isto, Francisco Neto começou a fazer a rotação esperada para um jogo destas características e promoveu mesmo a estreia oficial com a camisola das quinas da central Giovana Maia.

      Apesar do ritmo já bem menos atrativo do jogo, a República da Coreia voltou a dar ares da sua graça e acelerou o jogo, o que causou, de certa forma, alguma surpresa à defensiva lusitana. Resultou claramente, visto que à passagem do minuto 80' a ala Lee Young-ju cruzou na direita em direção à baliza, Inês Pereira ficou mal na fotografia e defendeu para a frente, para o coração da área e Son Hwa-yeon só teve que encostara para o 5-1 final. Apesar disso, Portugal não manchou uma grande exibição, houve ainda espaço para a estreia de Sierra Cota-Yarde e terminou em beleza esta janela internacional.

      jogos em destaque
      U Terça, 27 Fevereiro 2024 - 18:15
      Estádio António Coimbra da Mota
      5-1
      Joana Marchão 18'
      Telma Encarnação 37'
      Andreia Faria 45'
      Jéssica Silva 45' 52'
      Son Hwa-yeon 80'

      ESTÁDIO

      Estádio António Coimbra da Mota
      Lotação8 000
      Medidas105x68
      Inauguração1939
      Lances Capitais
      18´
      GOLO Portugal!
      Joana Marchão marca
      37´
      GOLO Portugal!
      Telma Encarnação marca
      45´
      GOLO Portugal!
      Andreia Faria marca
      45´
      +2
      GOLO Portugal!
      Jéssica Silva marca
      52´
      GOLO Portugal!
      Jéssica Silva marca
      80´
      GOLO República da Coreia!
      Son Hwa-yeon marca
      Positivo
      (Portu)gala

      Contra um adversário mais exigente que a Chéquia, Portugal demonstrou grandes argumentos, que deixam água no bico para a evolução desta seleção. Foram letais ofensivamente a explorar todos os erros e muito coesas defensivamente, não dando espaço à crença sul-coreana.

      Negativo
      Há espaços para mais dificuldades

      Não é propriamente algo negativo, mas algo que se deve apontar. Depois desta janela internacional, fica a ideia que este tipo de adversários já é curto para o nível atual da nossa seleção. Talvez no futuro deva ser testada contra adversários mais exigentes.

      Forma
      Portugal
      2023/2024
      7J
      2V
      0E
      5D
      8-14G
      Coreia do Sul
      2024
      1J
      1V
      0E
      0D
      2-1G
      O Árbitro

      A romena Ana Maria Terteleac teve um jogo relativamente fácil, apesar de algumas picardias saudáveis e não excessivas, e controlou bem a partida. Nada a apontar.

      Fotografias(10)

      Jogos Amigáveis Feminino: Portugal x República da Coreia
      Jogos Amigáveis Feminino: Portugal x República da Coreia

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Este nível é «curto» mas veio para ficar
      2024-02-27 20h57m por GERRARDandRONALDINHO
      Porque, infelizmente, Portugal desceu à Série B da Liga das Nações, portanto ainda vai ter que defrontar muitas seleções deste nível. . .
      Há vários anos que aqui digo: Portugal pode perfeitamente competir e vencer qualquer seleção que esteja entre a posição #30 e #10 do ranking - jogos com a Noruega, com a Suíça, com a Áustria, com o Japão, com a Austrália e até mesmo este, p. e. , têm provado cada vez mais isso.

      Pena o golo sofrido. . . GRs continuam a ser o cal...ler comentário completo »
      SA
      Grande Neto
      2024-02-27 20h51m por santossantos
      Vida complicada para os haters.

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futebol Asiático
      entrevista
      Parte II da entrevista do médio ao zerozero
      Rui Pires foi uma das maiores promessas na formação do FC Porto. O médio, atualmente com 26 anos, embarcou para outro tipo de aventuras e voltou a emigrar, desta vez para ...