placardpt
      Benfica empata na Suécia

      A um pequeno passo da história!

      2024/01/25 20:09
      E5

      Esteve a breves minutos da confirmação histórica, mas o empate (2-2) em casa do Rosengard adiou tudo, na pior das hipóteses, para a sexta e última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Numa exibição em crescendo, frente a um oponente de muita qualidade, o Benfica somou um ponto e fica à espera de uma derrota ou empate do Eintracht Frankfurt frente ao Barcelona, para oficializar a primeira passagem de sempre de uma equipa feminina portuguesa à fase a eliminar da prova.

      O objetivo para a deslocação à Suécia era claro e de contas fáceis. A vitória carimbava de forma automática a passagem das campeãs nacionais para a fase a eliminar da Liga dos Campeões pela primeira vez na história do futebol feminino português, porém, a oposição imposta pela turma nórdica foi de alto nível e dificultou bastante a missão encarnada.

      Mais pressionantes, as suecas impediram o conjunto de Filipa Patão de sair na transição para o ataque e instalaram-se no meio-campo defensivo luso.As subidas de Emilia Larsson e Olivia Schough, juntamente com a qualidade com bola das jogadoras do miolo, fizeram as encarnadas passar mal e, mesmo sem grandes ocasiões, o golo surgiu quase de forma natural.

      Bea Sprung e Ria Öling desenharam uma bela jogada pela meia direita, com a número 6 do Rosengard a servir a capitã, Shough que, de fora da área, aplicou a curva perfeita numa bola à qual Lena Pauels bem se esforçou por chegar. 

      Até à recolha às cabines, o Benfica conseguiu algumas chegadas prometedoras à área de Mukasa, mas as dificuldades mantiveram-se de pé. Perto do intervalo, Jéssica Silva trabalhou bem após fífia proibitiva de Emma Jansson - a primeira delas -, mas viu o seu belo remate embater numa trave que se revelou inimiga que chegue para a internacional portuguesa.

      Que segunda parte, senhoras e senhores!

      As melhorias a acrescentar ao jogo encarnado eram fáceis de identificar aos olhos de quem assistia e o mesmo deve ter acontecido com a treinadora encarnada. No regresso à ação e após um retorno promissor do Rosengard, as encarnadas balancearam-se e chegaram à igualdade pouco depois.

      Canto à direita do ataque, cobertura mal feita pela turma sueca, com Andreia Faria a enviar uma bomba à barra da baliza de Mukasa numa primeira instância, cabendo a Jéssica Silva encontrar o caminho para a remota das águias.

       O momento catapultou as águias para minutos de ascendente e até sufoco sobre as adversárias. O crescimento anímico era notório e projetou as campeãs portuguesas para o último reduto visitado de forma quase permanente, algo que cozinhou condições para a reviravolta. Na sequência de novo passe mal medido por Emma Jansson, Marie Alidou foi supersónica na reação, contornou Mukasa e atirou com sucesso para a baliza deserta.

      Em vantagem, a estratégia adotada passou a ser de expetativa. Com as linhas mais retraídas das encarnadas, o Rosengard balanceou-se a todo o vapor e já depois de alguns calafrios criados - Ucheibe fez um corte milagroso -, Mai Kadowaki gelou as intenções de apuramento lusas, num remate certeiro providenciado por um passe milimétrico de Öling. 

      U Quinta, 25 Janeiro 2024 - 17:45
      Malmö IP
      Ivana Martinčić
      2-2
      Olivia Schough 13'
      Mai Kadowaki 82'
      Jéssica Silva 52'
      Marie Alidou 57'
      Malmö IP
      Malmö IP
      Suécia
      Malmö
      Lotação7 600
      Medidas105x66
      Inauguração0
      FaseFase de Grupos
      JornadaGrupo AJornada 5
      Lances Capitais
      13´
      GOLO FC Rosengard!
      Olivia Schough marca
      Olivia Schough marca o seu 3º golo na prova (7 jogos)
      52´
      GOLO Benfica!
      Jéssica Silva marca
      Jéssica Silva marca o seu 3º golo na prova (5 jogos)
      57´
      GOLO Benfica!
      Marie Alidou marca
      Marie Alidou marca o seu 6º golo na prova (8 jogos)
      82´
      GOLO FC Rosengard!
      Mai Kadowaki marca
      Mai Kadowaki marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
      A Chave

      A entrada na segunda parte e o golo alcançado nos primeiros dez minutos da etapa, permitiram às encarnadas colocar-se numa posição vantajosa e que podia muito bem ter sido o cenário definitivo. Do outro lado, o Rosengard fez também valer da retoma após a reviravolta para resgatar um ponto.

      O Árbitro

      Ivana Martinčić realizou uma arbitragem tranquila e sem muitas admoestações. Numa partida em que as jogadoras se preocuparam essencialmente em jogar futebol, a juíza croata seguiu um critério uniforme e perfeitamente ajustado à realidade da partida. 

      O Melhor
      Jogo sem paragens e bom futebol

      Que é verdade que o futebol feminino tem crescido em Portugal e que a Liga dos Campeões é também a maior prova de clubes, ninguém coloca em causa. Esta noite, as águias demonstram o porquê de se posicionarem tão bem para o inédito acesso de uma equipa lusa à fase a eliminar desta prova, frente a uma equipa bastante experiente nestas andanças.

      O Pior
      Reta final

      Após consumar a reviravolta, as encarnadas adotaram uma postura demasiado expectante face à previsível reação sueca. É certo que a qualidade do Rosengard antevia alguns cuidados, mas fica a sensação que o excessivo recuar de linhas impediu as encarnadas de arrecadar logo a passagem.

      Forma
      FC Rosengard
      2024
      7J
      2V
      1E
      4D
      10-20G
      Benfica
      2023/2024
      38J
      28V
      7E
      3D
      120-25G
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FC ROSENGARD
      EMPATE
      BENFICA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      BE
      hugoribeiro883
      2024-01-25 22h04m por BenficaMundial
      Por aí se vê a transcendência do Benfica.
      BE
      Confirma-se!
      2024-01-25 21h59m por BenficaMundial
      As catalãs cumpriram frente às alemãs por 2-0!
      Estamos nos quartos!
      Força SLB!!!
      Benfica
      2024-01-25 21h37m por hugoribeiro883
      A equipa feminina a mostrar como se faz aos masculinos lool
      BE
      Vamos!
      2024-01-25 20h34m por BenficaMundial
      O mais difícil está feito, resta esperar por um não-milagre e as catalãs cumprirem frente às alemãs. Pena aquele mau alívio no segundo golo das suecas, mas uma vez mais fez-se um jogo competente, mesmo com alguns falhanços de Jéssica Silva - que esteve bem.
      Continua-se a provar em campo que o futebol feminino português é dos que mais tem evoluído. Mais contente ainda fico em saber que em muito se deve ao Glorioso.
      Gostava de poder dizer "Venham de lá os quartos", mas vou te...ler comentário completo »

      OUTRAS NOTÍCIAS

      FCFxVSC em direto!
      Começou a partida Acompanhe aqui o FC Famalicão x Vitória SC em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.