placardpt
Boavista goleou em Vizela por 1-4

Há dias em que tudo acontece

Há dias em que ninguém consegue explicar o que aconteceu. O Boavista venceu por 1-4 em Vizela, num jogo onde a eficácia dos azuis e a felicidade dos axadrezados estiveram em polos opostos. Os da casa começaram dominadores, mas o Boavista congelou Vizela com dois golos em contragolpe.

O filme repetiu-se no segundo tempo, sendo que o tento de trás do meio-campo de Abascal desacreditou os de rainha ao peito. Bozenik aumentou as contas de uma partida inglória para o Vizela e em que os boavisteiros foram pragmáticos. Essende ainda reduziu, mas de nada valeu.

Catenaccio axadrezado superiorizou-se

A entrada do Vizela impôs respeito e notou-se uma influência clara de Rúben de la Barrera na equipa vizelense. Com um jogo mais posicional, de pé para pé, a procurar brechas na compacta defesa boavisteira. Essende isolou-se e atirou ao ponte, ainda com desvio de João Gonçalves. Depois, na sequência de uma jogada da direita, novamente Essende voltou a desperdiçar. Abdul e Samu também tentaram de longe, mas a bola ia saindo ao lado.

Sasso fez o primeiro @Catarina Morais / Kapta +

O Boavista, retraído no seu 4-5-1, tentava aproveitar a velocidade de Tiago Morais nas costas da defesa (alta) dos minhotos. O internacional sub-21 português ameaçou uma vez, e à segunda surgiu o golo. Isolou-se da direita, serviu para dentro, e Sasso, finalizou com a baliza aberta.

A estratégia vizelense não abalou com o golo e as oportunidades continuaram a surgir. Essende cabeceou por cima e Samu viu o seu remate com direção do golo sair desviado por um adversário. E como quem não marca sofre… lá se adiantou o Boavista novamente, castigando um Vizela perdulário. Bruno Wilson perdeu a bola e Tiago Morais isolou-se ainda antes do meio-campo. O avançado boavisteiro correu muitos metros e, com desvio de Hugo Oliveira, a bola entrou na baliza de Buntic. Novamente contra a corrente do jogo, novamente em contra golpe. Tudo acontecia ao Vizela.

A impaciência dos adeptos vizelenses sentiu-se e saiu uma enxurrada de assobios para dentro do terreno. Os jogadores acusaram a pressão e os passes falhados começaram a ser cada vez mais recorrentes. O Boavista estacionou o autocarro e aproveitou na transição. Ao intervalo, a vantagem era do cantenaccio axadrezado.

Obra de arte foi machadada final

Há dias em que acontece de tudo. O Vizela entrou forte no segundo tempo, criou duas oportunidades e depois aconteceu Abascal. O central uruguaio, na sequência de uma falta atrás do meio-campo, encheu o pé e fez um golo digno de Puskas. A obra de arte matou o Vizela.

O Vizela, sempre melhor no jogo (menos no capítulo basilar: a eficácia), não desarmou. Ganhou o pénalti, mas o VAR reverteu. Atirou por cima golos cantados. Tudo o que de mau poderia acontecer, aconteceu, e não ficou por aqui. 65 minutos, tudo fácil e novo golo boavisteiro. Luís Santos cruzou e Bozenik cabeceou para o quarto golo.

A raiva, compreendida, dos adeptos vizelenses, teve novo interveniente em quem ser descarregada. Joaquim Ribeiro, presidente da SAD, foi o alvo das críticas e o público (que ainda não tinha abandonado o estádio) virou atenções para a bancada. Enquanto isso, Mendez atirou à barra. 

Houve tempo para Ricardo Paiva lançar os meninos: Tiago Machado (estreia absoluta) e Joel Silva. Essende, já bem perto do final, ainda fez o seu golo (depois de muitos falhados) e reduziu para 1-4, mas já era tarde demais para as tropas vizelenses almejarem alguma coisa de um jogo que foi tudo menos normal.

jogos históricos
U Domingo, 14 Janeiro 2024 - 18:00
Estádio do Futebol Clube de Vizela
Cláudio Pereira
1-4
Samuel Essende 87'
Vincent Sasso 24'
Tiago Morais 40'
Rodrigo Abascal 52'
Róbert Bozeník 65'

ESTÁDIO

Estádio do Futebol Clube de Vizela
Lotação6 000
Medidas105x68
Inauguração1989
Lances Capitais
24´
GOLO Boavista!
Vincent Sasso marca
Vincent Sasso marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
40´
GOLO Boavista!
Tiago Morais marca
Tiago Morais marca o seu 6º golo na prova (15 jogos)
Tiago Morais marcou o seu 8º golo na equipa (40 jogos)
52´
GOLO Boavista!
Rodrigo Abascal marca
Rodrigo Abascal marca o seu 1º golo na prova (14 jogos)
65´
GOLO Boavista!
Róbert Bozeník marca
Róbert Bozeník marca o seu 7º golo na prova (17 jogos)
Róbert Bozeník marcou o seu 13º golo na equipa (47 jogos)
87´
GOLO FC Vizela!
Samuel Essende marca
Samuel Essende marca o seu 8º golo na prova (17 jogos)
Positivo
Que golaço!

Não dá para não destacar a obra de arte de Abascal. Antes do meio-campo, viu o guardião adiantado e tentou a sua sorte. A bola entrou e os jogadores do Boavista foram à loucura. Digno de Puskas!

Negativo
Centrais comprometeram

Exibições inconsistentes, com e sem bola, de Anderson e Bruno Wilson levaram a facilidades extremas no contra-ataque boavisteiro. Para o modelo de Rúben de la Barrera notam muitas dificuldades.

Forma
FC Vizela
2023/2024
22J
6V
7E
9D
22-30G
Boavista
2023/2024
20J
6V
7E
7D
31-34G
O Árbitro

Cláudio Pereira começou com um critério apertado, algo que foi alargando ao longo da partida. Não houve erros que tivessem implicação no resultado da partida.

Fotografias(22)

Liga Portugal Betclic: Vizela x Boavista
Liga Portugal Betclic: Vizela x Boavista
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC VIZELA
EMPATE
BOAVISTA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
BFC
2024-01-15 04h10m por moumu
Excelente vitória fora, esta liga é muito equlibrada e todos os pontos contam, fomos felizes em contra-ataque prontos, naturalmente o Vizela teve mais posse, parabéns a Abscal pelo golo olimpico, vitória muito importante para o BFC restabelecer os niveis de confiança!
Palas
2024-01-15 02h05m por johny016
Sou boavisteiro, mas não tenho palas com alguns fanáticos abaixo. Efetivamente o Vizela teve melhor jogo e melhores chances, mas o jogo foi sorrindo ao Boavista que depois foi jogando descomprimido. Acalmem aí as vossas hormonas, a crónica está condizente.

Mas deixo o reparo, já que o sinal é o golo do Abascal ao menos faziam a menção que o rapaz fez 30 anos no dia de jogo. Era o mínimo.
alexSlb
2024-01-14 23h36m por PotentEagle
Só as que entram é que contam. A não ser que batam no poste da baliza de Trubin, aí já são demonstrativas de um grande amasso do Rio Ave e é uma porca injustiça não ter ficado 0-7 para a turma de Luís Freire.
Kurica
2024-01-14 22h17m por alexSlb
Não são tretas, são números que ajudam a entender o ímpeto e os factos do jogo. Concordo que apenas contam as que entram e que vitória do Boavista não está em causa, mas daí a concordar que um resultado tão pesado para o Vizela é um resultado ajustado vai uma grande diferença.
pah
2024-01-14 22h16m por stereolab
Se é para dizer estas barbaridades, escrevam correctamente catenaccio.
FE
FCPortoPower
2024-01-14 22h02m por Ferreira92
"Quanto ao Boavista, vinham moralizados depois de um empate conquistado contra o maior de Portugal". . . num jogo com 13 mil espetadores em quase 30 mil lugares disponíveis. Vive-se numa realidade paralela. . .
2024-01-14 21h45m por Elle
Na redação do zerozero até se chora para escrever esta crónica. Quatro batatas, adeptos a abandonar o estádio aos 60 minutos, os que ficaram insurgiram-se contra o presidente da SAD… mas ainda assim querem dar a entender que o resultado foi injusto 😂
alexSlb
2024-01-14 21h32m por Kurika
O resultado não é "desajustado" porque contam as que entram.
Felizmente, no futebol ainda não se conta posse de bola, xG e outras tretas que só servem para vir com a conversa da "justiça/injustiça". Justiça é de quem marca, o resto vale zero. Marcar golos ainda é o objetivo do futebol.
Mas sim, foi um jogo em que muita coisa nos correu bem a nós e mal ao Vizela, admito. O Vizela começou bem, mas cedo ficaram intranquilos e o golaço do Abascal foi a machadada perfeita pa...ler comentário completo »
Alexslb
2024-01-14 21h26m por ricardocunha251
Obrigado pelo esclarecimento, não tinha percebido isso! afinal o Vizela é que goleou o Boavista e ficou com os 3 pontos!
Ricardocunha21
2024-01-14 21h19m por alexSlb
Viste o jogo? O Vizela tem mais de 30 remates, 2. 63 golos esperados contra 1. 40 do Boavista, 11-1 em cantos, posso continar. . quem vir apenas as estatísticas pensa que a goleada foi ao contrário, o Boavista vence porque foi muito eficaz. Quem viu o jogo sabe que este resultado é completamente desajustado.
Coisa linda
2024-01-14 21h11m por bet_now
Os foguetes estão preparados.
Zerozero
2024-01-14 21h04m por ricardocunha251
Mais uma crónica incrível! Um amasso do Boavista em Vizela mas quem ler a crónica pensa que a goleada foi injusta!
Jogo e Golo
2024-01-14 21h03m por reginacosta
Vitória importantíssima para a manutenção, mas resultado algo exagerado face ao que se passou em campo. Vitória da eficácia.
Ressalva para o GOLÃO do Abascal, que será, muito provavelmente, golo do ano. Parabéns em dobro e feliz aniversário!
Força Boavista! 🖤🤍🖤
NM
Tantos erros. . .
2024-01-14 20h50m por Nmdqsg
"(. . . ) num jogo onde a eficácia dos azuis e a felicidade dos axadrezados tiveram em polos opostos. " TIVERAM?? Estiveram, verbo estar. Onde é que o Francisco Moreira e Silva, que assina o artigo, tirou o curso? Na farinha Maizena?

Ah, e o Tiago Machado não foi uma estreia absoluta. Fez 2 jogos na temporada passada. Basta irem consultar vossa base de dados.
ZeroZero
2024-01-14 20h13m por RB88
O Boavista venceu por 1-4 e realmente mereceu pelo que fez, com direito a golo do ano por parte do Rodrigo Abascal!

OUTRAS NOTÍCIAS

Benfica
Excerto do episódio 40 do Ataque Rápido
Neste excerto do episódio 40 do Ataque Rápido, Luís Rocha Rodrigues critica Roger Schmidt mas deixa no ar a possibilidade de uma «perturbação» ...