placardpt
    Vizela venceu Arouca por 1-0

    Quem não marca...

    ...sofre : a velha máxima do futebol. Foi isso que aconteceu em Vizela, onde a equipa da casa sofreu no início do segundo tempo, mas acabou a bater o Arouca por 1-0, qualificando-se para os quartos-de-final da Taça de Portugal. Num jogo de mudanças, algumas radicais, a primeira parte foi equilibrada. O segundo tempo começou com o Arouca a crescer, mas sem conseguir marcar. Quando marcou, foi na própria baliza. Depois disso, houve competência vizelense e incapacidade arouquense.

    Mudanças atrasaram dinâmicas

    O Vizela operou revolução (quase) total na equipa - dez mexidas! - depois do empate na Amadora. Diogo Nascimento foi o único sobrevivente, Messias e Ruberto estrearam-se, Jota e Abdul foram titulares pela primeira vez. O Arouca também mexeu (não numa escala tão grande), alterando quatro peças no onze titular. Mújica, de Arruabarrena e David Simão, referências dos arouquenses, foram alguns dos poupados.

    @Catarina Morais / Kapta +

    O perigo começou por surgir pelos visitantes. Desconcentração vizelense, muito cedo na partida, e Cristo isolou-se perante Ruberto, mas o remate esbarrou na barra. Na resposta, Abdul e Messias, a mostrarem-se ao seu público pela primeira vez, também foram perdulários. Abdul desperdiçou à boca da baliza, enquanto Messi obrigou Thiago a uma intervenção de valor. 

    Além disso, o primeiro tempo não foi muito animado. A dinâmica vizelense pareceu mais afinada, com a equipa a tentar trocar de pé para pé, mas apenas numa primeira fase, estando com dificuldades em chegar a bola o último terço. O Arouca, sem as referências maiores (mas ainda com Cristo e Sylla) não conseguiu implementar o seu jogo mais dinâmico.

    Eficácia sem rematar

    O Arouca entrou no segundo tempo com uma atitude diferente. Mais pró-ativo, com vontade de ter bola e a testar a baliza adversária. Já praticamente instalados no meio campo adversário, Cristo e Trezza voltaram a desperdiçar para os forasteiros. O espanhol atirou ao ferro (novamente) e Trezza, na cara de Ruberto, permitiu a defesa ao guardião vizelense. Sem uma acutilância descomunal, mas efetivos no que toca a criar perigo ao adversário, era o Arouca quem se superiorizava.

    Quando equipa tentava ocupar cada vez mais o terreno inimigo, balde de água fria. Hugo lançou Lacava e o venezuelano, cruzou para tentar encontrar Essende. Galovic apareceu no caminho da bola e acabou por desvia-la para a baliza que defendia. Contra a corrente do jogo, mas o Vizela ganharia uma injeção de moral desde o golo. 

    Já com Essende em campo, a referência era obvia: bola no francês para ele segurar. Foi resultando e o Vizela não se subjugou ao Arouca, mesmo estando a vencer. Os minhotos continuaram equilibrados, não baixando linhas (mesmo tendo lançado mais um central) e os arouquenses não conseguiram reagir.

    Em bolas paradas, os visitantes ainda tentaram colocar para o chuveirinho, mas a eficácia defensiva vizelense fez-se notar. Quem não marca sofre, e o Arouca sofreu desse veneno, custando a passagem aos quartos da Taça de Portugal.

    jogos em destaque
    U Quarta, 10 Janeiro 2024 - 20:00
    Estádio do Futebol Clube de Vizela
    José Bessa
    1-0
    Nino Galovic 76' (p.b.)

    ESTÁDIO

    Estádio do Futebol Clube de Vizela
    Lotação6 000
    Medidas105x68
    Inauguração1989
    Positivo
    Alma não faltou

    Apesar das mudanças e da qualidade mais baixa, alma não faltou à equipa do Vizela. Com alguma sorte à mistura marcou golo, mas depois disso foi muito competente.

    Negativo
    Arouca sem chama

    Na parte final, pedia-se que o Arouca tivesse mais fome do golo. Não houve Mujíca nem oportunidades. As bolas paradas também se perderam para o jogo aéreo vizelense.

    Forma
    FC Vizela
    2023/2024
    21J
    6V
    7E
    8D
    21-26G
    FC Arouca
    2023/2024
    24J
    8V
    5E
    11D
    34-34G
    O Árbitro

    José Bessa fez uma arbitragem muito competente. Ajuizou bem grande parte dos lances da partida e controlou bem os desacatos.

    Fotografias(20)

    Taça de Portugal: Vizela x Arouca
    Taça de Portugal: Vizela x Arouca
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC VIZELA
    EMPATE
    FC AROUCA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    VIzela-Arouca
    2024-01-11 05h59m por moumu
    Boa vitória dos caseiros com ambos os treinadores a darem oportunidade a menos utilizados, quem sabe para o Vizela uma presença na final? Vamos ver como corre o sorteio esperando que seja em casa.
    Análise
    2024-01-11 02h47m por pacheco96
    Nao concordo com a crónica, a bola ao ferro do arouca na primeira parte (logo no primeiro minuto) é precedida de fora de jogo! A partir daí, o Vizela mesmo a jogar com as segundas linhas foi claramente superior com varias oportunidades pra ter inaugurado o marcador! Na segunda parte concordo que o arouca entrou melhor mas foi so isso, quem le da a entender que o arouca foi a equipa dominadora quando na minha opinião aconteceu o contrário apesar da equipa que o Vizela apresentou ser manifestam...ler comentário completo »
    Vizela
    2024-01-10 23h21m por ricardocunha251
    Valeu a vontade de vencer e isso conta muito!
    FC
    Vizela
    2024-01-10 22h48m por Fcpflaw2506
    Vitória importante para encontrar confiança para o campeonato. Estão a fazer uma boa taça.
    Quanto ao Arouca, têm espaço para melhorar mas agora apenas com o campeonato pela frente onde devem conseguir uma manutenção tranquila pois têm equipa para isso.
    Arouca
    2024-01-10 22h10m por Pedrouhastorable
    Tentaram, mas não conseguiram. Foco no campeonato.
    Vizela
    2024-01-10 22h09m por Pedrouhastorable
    Primeira e importante vitória para Rúben de la Barrera. Parabéns e que continuem assim!!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Apita João Pinheiro! Empate a duas bolas em Portimão entre a equipa da casa e o Rio Ave FC, jogo da 33.ª jornada da Liga Betclic. Emoção até ao final, com Hélio a repor a igualdade aos 97 minutos, ...