placardpt
    Gil está nos quartos da Taça de Portugal

    A diferença que faz um valente susto...

    2024/01/10 21:13
    E2

    O Gil Vicente está nos quartos de final da Taça de Portugal (3-1). Frente a um destemido e até então invicto Amarante, os Galos precisaram de apanhar um susto enorme já nos últimos dez minutos para fechar a eliminatória em definitivo. Miro estreou o marcador, Leandro Santos - Mika - levou os adeptos visitantes à loucura, com Rúben Fernandes e Martim Neto a descansarem de vez os adeptos minhotos. 

    As vozes dos muitos amarantinos ainda estremeciam no massivo apoio à equipa que se fez sentir no pré-jogo, quando os Galos obrigaram o seu público a saltar da bancada. Marlon e Leonardo Buta ligaram o jogo à esquerda, deixando para Maxime Dominguez a decisão de definir entre o cruzamento e o remate. Nada egoísta, o suíço descobriu a grande surpresa de Vítor Campelos para a partida, Miro, e este encostou para o 1-0.

    @Rogério Ferreira / Kapta+

    Surpreendido pelo traquejo dos primodivisionários, o Amarante arrepiou caminho em busca da reação, apesar da diferença de valores que se começava espelhar, sobretudo na forma como os gilistas conseguiram controlar a maior parte dos momentos de jogo.

    Ainda assim, os amarantinos foram capazes de criar incómodo junto da baliza de Andrew, com Ká Semedo a dispor da melhor ocasião nas barbas do guardião brasileiro dos minhotos. 

    Até perto do intervalo, o Gil controlou o desafio e não foi em busca de duplicar a vantagem de forma muito vincada. Mantinha-se notória a diferença de escalões, mas com o aproximar do descanso, o Amarante tornou-se cada vez mais destemido. Mesmo sem grande perigo, a turma de Renato Coimbra foi capaz de ocupar espaços mais adiantados, fruto das ações com bola dos homens do miolo - Toquinho e Zangré -, bem como pela pressão dos seus avançados em cima da defensiva gilista.

    Cheirou a Taça

    Na segunda parte, o filme da partida não mudou muito, o Gil manteve a gestão levada a cabo nos 45' iniciais e o Amarante aproveitou para intranquilizar a equipa minhota.

    Algumas recuperações no meio-campo defensivo gilista iam galvanizando jogadores e adeptos amarantinos, mas o momento da definição no último terço foi sempre traiçoeiro para os forasteiros.

    @Rogério Ferreira / Kapta+

    Sem muitas ocasiões de golo flagrante - o remate de Murilo foi exceção -, o Amarante viria a chegar ao empate já dentro dos últimos dez minutos do tempo regulamentar. Né Lopes perdeu a bola de forma displicente em cima da área gilista e Leandro Santos não se fez de rogado. O tiro em arco do avançado luso teve tanto de perfeito como mágico, terminou no ângulo da baliza de Andrew e espoletou a loucura no talvez milhar e meio de adeptos da equipa do Campeonato de Portugal.

    Contudo, como se de um pesadelo acordasse, os Galos partiram rumo à baliza visitante e selaram a eliminatória. Rúben Fernandes fez o 2-1 no primeiro toque na bola e Martim Neto fechou em beleza com um vistoso pontapé de bicicleta que deitou por terra o sonho do Amarante.

     

     

    jogos em destaque
    U Quarta, 10 Janeiro 2024 - 19:15
    Estádio Cidade de Barcelos
    Bruno Vieira
    3-1
    Miro 2'
    Rúben Fernandes 88'
    Martim Neto 90'
    Leandro Mika 82'

    ESTÁDIO

    Estádio Cidade de Barcelos
    Lotação12 032
    Medidas105x68
    Inauguração2004
    Lances Capitais
    GOLO Gil Vicente!
    Miro marca
    Miro marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    82´
    GOLO Amarante FC!
    Leandro Santos marca
    Leandro Santos marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    88´
    GOLO Gil Vicente!
    Rúben Fernandes marca
    Rúben Fernandes marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    90´
    GOLO Gil Vicente!
    Martim Neto marca
    Martim Neto marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    Positivo
    Adeptos de primeira

    Apesar de competir no Campeonato de Portugal, o Amarante demonstrou num dos principais palcos do futebol português que não viaja só por este país fora. Além da excelente atitude dentro das quatro linhas demonstrada pelos jogadores, os adeptos amarantinos foram incansáveis no apoio à equipa. É caso para dizer: adeptos de primeira!

    Negativo
    Adormecimento gilista

    Na receção a um adversário claramente inferior, o Gil Vicente até chegou à vantagem nos primeiros cinco minutos, mas cedo demonstrou que não ia à procura de resolver a questão de forma imediata. Face a tal postura, o Amarante ainda chegou ao empate e obrigou os pupilos de Campelos a arrepiar caminho nos instantes finais, sob pena de arrastar o jogo para prolongamento.

    Forma
    Gil Vicente
    2023/2024
    20J
    7V
    3E
    10D
    32-33G
    Amarante FC
    2023/2024
    32J
    23V
    8E
    1D
    50-13G
    O Árbitro

    Numa partida entre equipas com três escalões de diferença, Bruno Vieira não teve de ajuizar lances de muita polémica ou de elevado grau de dificuldade. Sem ter evidenciado um critério largo, foi consistente na forma como assinalou infrações para qualquer uma das equipas.

    Fotografias(25)

    Taça de Portugal: Gil Vicente x Amarante
    Taça de Portugal: Gil Vicente x Amarante
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    GIL VICENTE
    EMPATE
    AMARANTE FC

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Amarante
    2024-01-11 05h29m por moumu
    Parabéns pelo belo percurso na taça, era dificil chegar mais longe, mereciam um jogo contra os grandes em casa.
    Zz
    2024-01-10 23h31m por pedrinho_dgl
    Esqueceram se das secções de melhor e pior neste jogo?
    Foi um jogo que acompanhei e gostava de saber a apreciação, a verdade é que o jogo acabou há mais de 2 horas e continua vazio.
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Muito obrigado. A notícia foi alterada com base no comentário acima.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BPI
    Num jogo com pouco peso no que diz respeito às contas da Liga BPI, o FC Famalicão recebeu e venceu o Clube de Albergaria por 1-0, interrompendo uma série de três jogos a ...