placardpt
SC Braga sofreu para vencer Estrela

Até ao fim, Gverreiros!

Que loucura! Foi preciso sofrer até praticamente ao último suspiro, mas depois de uma 2ª parte com cinco golos (!), o SC Braga, que quase desperdiçava uma vantagem de três golos e foi mesmo encostado, a certo ponto, pelo Estrela da Amadora, acabou mesmo por vencer na Reboleira por 2-4, antes de voltar a virar energias para a Liga dos Campeões.

De volta à Reboleira, Sérgio Vieira fazia apenas uma alteração, forçada, em relação à última jornada, com Omurwa a entrar para o lugar do castigado Mansur. Do lado adversário, Artur Jorge mantinha a confiança nos mesmos 11 que tinham, na última jornada, batido o Boavista por 4-1, procurando a 2ª vitória seguida.

Gverreiro eficaz

Fiel a si mesmo, o Estrela entrou em jogo intenso, pressionando muito alto na construção bracarense, mas rapidamente foi deixado em sentido, uma vez que logo no segundo minuto os Gverreiros souberam explorar essa subida, jogaram nas costas da defesa e Pizzi ficou perto do golo. Isto mudou um pouco a forma de pressionar tricolor, que continuou alta, embora baixando com o aproximar do intervalo, mas com linhas mais separadas, para controlar essa profundidade e proteger-se.

Ofensivamente, contudo, os da casa estavam bem e até pareciam quase sempre mais confortáveis com bola, explorando bem a largura e a velocidade dos seus extremos, que tinham vantagem nas alas, especialmente depois da saída precoce de Víctor Gómez aos 4', fruto de lesão, que obrigou à adaptação de Serdar à direita. Com o turco aí, Ronald Pereira foi sendo uma autêntica dor de cabeça para o SC Braga e foi por aí que o Estrela foi quase sempre mais perigoso. Serdar ia cumprindo em defesa organizada, mas sempre que tentava ajudar mais na frente, era explorado nas costas com facilidade.

Ronald foi dor de cabeça @Kapta+
Perante isto, o Estrela ia sendo a equipa mais perigosa, embora o SC Braga fosse deixando os da casa em sentido ocasionalmente e, numa dessas vezes, acabou por ter sucesso. No primeiro erro defensivo, o Estrela sofreu aos 13', em grande parte devido a um belo trabalho de Banza, que deambulou para a direita e conseguiu arrastar Gaspar para fora de posição. Djaló percebeu o espaço criado, surgiu na área e atirou a contar, após cruzamento do francês, para o 0-1.

Em desvantagem, o Estrela nada mudou e até viu o SC Braga baixar ligeiramente as linhas, procurando, quiçá, jogar no erro estrelista. Os comandados de Sérgio Vieira estavam confortáveis com bola, melhoraram a questão da profundidade e foram encostando os bracarenses, que apenas deram sinais de vida no ataque mais perto do intervalo, mas Bruno Brígido esteve bem. Do outro lado, Jabá e Ronald iam dinamizando a equipa e exploraram bem as costas de Serdar e Borja, criando um par de boas oportunidades, mas também Matheus se mostrou a bom nível.

Que loucura!

Apesar de estar em vantagem, Artur Jorge queria algo diferente - talvez a pensar no próximo jogo, com o Union Berlim, próximo a nível tático deste Estrela - e fez entrar Abel Ruíz, para fazer companhia a Banza na frente, num 4x4x2. O Estrela demorou a reequilibrar-se com esta mudança, uma vez que a presença de dois avançados alterou o posicionamento dos seus três centrais, e acabou por sofrer com isso mesmo. Aos 49', Horta desmarcou bem Banza na esquerda da área, este tirou um defesa, rematou para defesa incompleta de Brígido e Djaló só teve que encostar para o 0-2.

Com dois golos de desvantagem e o meio campo bracarense menos povoado, o jogo ficou mais partido com facilidade e as duas balizas foram surgindo na ação com mais frequência. Sérgio Vieira percebeu que nada tinha a perder e desfez a linha de cinco defesa à hora de jogo, colocando mais poder de fogo na frente, mas acabou por sofrer com o tal jogo mais partido, uma vez que o SC Braga teve espaço para a transição e mostrou-se, novamente, mortífero aos 68', quando Horta foi desmarcado por Djaló na direita da área, cruzou na linha de fundo e permitiu a Banza encostar para o 0-3 e abrilhantar um grande jogo.

Jogo abriu na 2ª parte @Kapta+
O Estrela nem pareceu sentir os três golos de desvantagem e continuou a insistir, com Ronald e Ndou como principais dinamizadores, mas acabou por ser na esquerda que se fez a diferença. João Reis desmarcou Kikas de forma exímia na área e este não perdoou, fazendo o 1-3, a 15' do fim. Contudo, o Estrela não se ficou por aqui e quatro minutos depois Jean Felipe fez um golo enorme de livre direto, para levar as bancadas à loucura e relançar a partida por completo.

O ímpeto do jogo tinha mudado e isso sentia-se na energia das bancadas, onde os adeptos da casa puxavam como nunca pela sua equipa. O Estrela sentiu-o e foi com tudo em busca de pontos, ficando pertíssimo do empate aos 88', mais uma vez pela esquerda (SC Braga frágil desse lado), com Ndour a atirar por cima, na cara do golo. Os descontos viveram-se com o coração nas mãos, dos dois lados, mas Ricardo Horta acabou por «matar definitivamente a partida aos 90+4, num remate fora da área colocado, quando o Estrela até estava melhor. Sofrido, mas os Gverreiros venceram mesmo por 2-4 na Reboleira.

U Quinta, 28 Setembro 2023 - 20:15
Estádio José Gomes
Nuno Almeida
2-4
Kikas 75'
Jean Felipe 79'
Álvaro Djaló 13' 49'
Simon Banza 68'
Ricardo Horta 90'
Estádio José Gomes
Lotação9 800
Medidas105x68
Inauguração1957
FaseCampeonato
JornadaJornada 7
Lances Capitais
13´
GOLO SC Braga!
Álvaro Djaló marca
Álvaro Djaló marca o seu 2º golo na prova (7 jogos)
Álvaro Djaló marcou o seu 10º golo na equipa (53 jogos)
49´
GOLO SC Braga!
Álvaro Djaló marca
Álvaro Djaló marca o seu 3º golo na prova (7 jogos)
Álvaro Djaló marcou o seu 11º golo na equipa (53 jogos)
68´
GOLO SC Braga!
Simon Banza marca
Simon Banza marca o seu 5º golo na prova (7 jogos)
75´
GOLO Est. Amadora!
Kikas marca
Kikas marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
79´
GOLO Est. Amadora!
Jean Felipe marca
Jean Felipe marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
90´
+4
GOLO SC Braga!
Ricardo Horta marca
Ricardo Horta marca o seu 5º golo na prova (6 jogos)
Ricardo Horta marcou o seu 115º golo na equipa (337 jogos)
A Chave

Artur Jorge arriscou, percebendo que mais presença na frente podia desorganizar a defesa estrelista, e apostou no antigo 4x4x2. O jogo abriu e os bracarenses foram mais eficazes, na defesa e ataque, aproveitando o espaço para potenciar a sua frente de ataque e ampliar a vantagem. Curiosamente, acaba a sofrer dois golos quando volta ao desenho inicial.

O Árbitro

O árbitro Nuno Almeida tentou aplicar um registo relativamente aberto na maioria do jogo, o que costuma ser positivo, mas exagerou num par de ocasiões. Contudo, nada que interferisse realmente no desenrolar do jogo. Nada relevante a apontar.

O Melhor
Gverreiro tático

O Estrela até foi a melhor equipa com bola na maioria da partida, mas o SC Braga soube defender-se e adaptar-se à lesão de Victor Gomez. Faltou bola aos bracarenses, mas a que tiveram, aproveitaram bem e Artur Jorge teve mérito na mudança tática ao intervalo, que dificultou o trabalho estrelista e abriu o jogo.

O Pior
Não basta jogar bem

Mais um bom jogo coletivo do Estrela, mas mais uma vez a vitória fugiu. Os tricolor continuam fieis a si mesmo e com um estilo atrativo com bola no pé e perigosos na frente, mas pecaram na finalização e assim fica mais difícil, embora a resposta final tenha sido muito positiva. Os pontos começam-se a ganhar cedo na época, para não escassearem mais tarde.

Forma
Est. Amadora
2023/2024
7J
1V
2E
4D
6-11G
SC Braga
2023/2024
11J
7V
1E
3D
25-15G

Fotografias(23)

Liga Portugal Betclic: CF Estrela da Amadora x SC Braga
Liga Portugal Betclic: CF Estrela da Amadora x SC Braga
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
EST. AMADORA
EMPATE
SC BRAGA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
SCBraga
2023-09-29 09h57m por Sirius_13
O mal é um treinador que sabe pouco mas não têm essa noção e inventa. Este ano é daqueles que se fosse eu a treinar os mínimos estavam garantidos. Como é que Joe não vai sequer para o banco?? E se agora o Victor não recuperar vai logo para titular num jogo de Liga dos Campeões que temos obrigatoriamente de ganhar? não serve para o banco no campeonato e vai ser titular na Champions?
Enfim, valeram os 3 pontos. . O pior é que Serdar é o que menos culpa têm e com jeitinho ainda vai sair queimado.

P. S. Esperava muito mais de Fonte
Braga
2023-09-29 04h20m por moumu
De facto concordo com os comentários abaixo a equipa tem forte pendor ofensivo mas expoêm-se muito aos ataques contrários como diz o OJaime_Pcheco não deverá conseguir melhor do que 3º-4º lugar para lutar pelo titulo precisava de uma defesa mais forte.
A quantidade de golos
2023-09-29 04h03m por OJaime_Pacheco
Sofridos pelo Braga nestas primeiras jornadas. . .
Quem almeja algo mais que um terceiro/quarto lugar não pode sofrer tantos golos assim.

Vai ser uma época muito provavelmente mais fraca a nível interno este ano.
Estrela vs Braga
2023-09-29 02h16m por zlatan_21
Bela atitude do Estrela. Não desistiu e esteve perto de assustar ainda mais os visitantes.

Mais uma vitória sofrida. Depois de estar a vencer por 0-3 já dentro doa 15 minutos finais, deixaram o Estrela entrar na discussão da partida.
Contra outras equipas isso poderá ser fatal para perderem ainda mais pontos.
SC Braga
2023-09-29 01h23m por Bracara_Avgvsta
Vitória justa e mais uma invenção do Artur Jorge. A adaptação do Serdar a lateral direito não funcionou e, em vez de ter colocado o Marin, persistiu no erro e acabamos por sofrer dois golos. Rodrigo Zalazar continua em grande e o Álvaro Djaló tem feito boas exibições.
Não tendo visto o jogo
2023-09-29 00h20m por PotentEagle
Reparei, para além do facto do Braga continuar a sofrer à bruta, que o Banza em esteve em três golos. Grande início de época do avançado francês, que tem mesmo de ser indiscutível. Ruiz não é melhor.
Braga
2023-09-29 00h18m por redlegion
Mais uma masterclass por parte de Artur "Peseiro" Jorge, de novo a mostrar que pode ter uma boa equipa a atacar e fraca a defender. Isso e não ter um DD no banco, deixando o flanco direito exposto em demasia.
Vitória super sofrida e três pontos sem saber ler, nem escrever. De novo ficamos com o coração nas mãos ao ver esta equipa jogar.

Gostei muito do Zalazar, que cresce de jogo para jogo.
Zalazar
2023-09-28 22h35m por OrgulhoBracaro
Que jogador. Teve em todo o lado sempre com classe e raça.

Horta, Djaló, Musrati e Banza muito bem.

Continuamos a sofrer golos, Matheus fica mal no livre e Fonte continua a ser fraco.
Meter o Serdar a lateral também foi sem dúvida uma ideia de gênio. Só mesmo AJ para colocar o nosso melhor central a lateral.
Niakaté tá desmotivado e o próprio Matheus também. Não existe confiança na defesa.
Braga
2023-09-28 22h21m por SCBFAN
Esta equipa a defender é inacreditável mas pior msm é estarmos sujeitos a 90minutos de jogo com um lateral direito adaptado porque o visionário do AJ não coloca o Joe Mendes no banco sequer.
A equipa a atacar é um regalo mas depois para defender é q tá quieto. Transformam uma vitória confortável em mais um jogo sofrido.
EN
Braga
2023-09-28 22h16m por EnormeSCB
Mais uma vitória justíssima da melhor equipa em campo. Mais uma boa exibição e a equipa continua a crescer. Um ataque que é um autêntico rolo compressor ainda se peca é na defesa sem grande necessidade. Zalazar é um autêntico craque da cabeça aos pés, mais um grande jogo. Mais 3 no bolso. Siga agora para Berlim à procura de mais. Vamos Braga!

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Brasileiro
Técnico do Vasco ainda não esteve no banco
Com o Brasileirão parado nas últimas semanas devido ao estado do país, o futebol vai voltando, aos poucos, ao estado normal no Brasil. Na última noite jogaram-se duas ...