placardpt
Empate na abertura da jornada 12

Não foi Vitória, mas remate de Steven soube a isso em Moreira de Cónegos

2021/11/26 22:15
E3

Abriu com emoção e dramatismo a 12.ª jornada da Liga Bwin. Esta sexta-feira à noite, o Moreirense esteve em vantagem na receção ao Gil Vicente, permitiu ao conjunto de Barcelos virar o resultado e no último remate da partida lá conseguiu resgatar um ponto (2x2) no dérbi do Minho.

Equilíbrio de estilos diferentes

Ainda que montadas em sistemas idênticos (4x3x3), Moreirense e Gil Vicente seguem filosofias de jogo distintas, tal como tinha sublinhado Ricardo Soares no lançamento da partida. Se a equipa de Barcelos privilegia a posse, João Henriques tem em Moreira de Cónegos uma equipa mais talhada para causar mossa em ataque rápido; e foi isso que se viu no Comendador Joaquim de Almeida Freitas.

Nota para uma campanha conjunta da Fundação do Futebol – Liga Portugal, Liga Portuguesa Contra o Cancro e Associação Pulmonale no início do jogo. A iniciativa pretende sensibilizar para o diagnóstico precoce do cancro do Pulmão
Longe de ter sido um espetáculo de primeira água, a partida que abriu a 12.ª jornada Liga Bwin foi intensa e disputada, pautada por um equilíbrio reinante apesar da superioridade do Gil Vicente com bola. A formação de Ricardo Soares deu sempre a sensação de poder chegar mais vezes à baliza de Kewin Silva, embora do outro lado as oportunidades também tenham chegado em dose interessante.

Se o momento que desbloqueou o nulo surgiu logo no primeiro lance da segunda parte, a verdade é que dos primeiros 45 minutos sobraram momentos de perigo em ambas as áreas. Fran Navarro, o homem-golo dos gilistas, esteve perto do golo, aos 44 minutos, mas o cabeceamento do espanhol não teve a melhor direção - algo que mudaria já dentro do último quarto de hora. Do lado cónego, Filipe Soares foi quem mais tentou, com destaque para o remate no período de compensação da primeira parte.

Polémica e reviravolta

Entre a toada do equilíbrio, o lance mais discutível da partida abriu a segunda parte. Manuel Oliveira, árbitro da partida, não hesitou a assinalar grande penalidade de Zé Carlos sobre Yan Matheus; uma decisão que foi mantida na Cidade do Futebol, apesar das (muitas) dúvidas que o lance deixou. Indiferente aos protestos do banco gilista, o próprio Yan Matheus colocou o Moreirense em vantagem (46').

Espetador ilustre
Houve um nome ilustre nas bancadas em Moreira de Cónegos. Cacau, antigo internacional alemão e agora empresário seguiu com atenção a partida
O primeiro golo da noite abriu ainda mais o jogo. A equipa da casa embalou para minutos de maior domínio e só não ampliou a vantagem porque Abdu Conté (53') falhou o alvo quando só tinha Frelih pela frente. O Gil Vicente demorou a retomar o seu jogo e a responder ao golo do Moreirense, mas assim que voltou a pegar na bola a equipa de Barcelos partiu para a reviravolta. 

Se o remate de Pedrinho (61'), de livre direto, ainda estremeceu na trave de Kewin e o de Fujimoto (62') viu o guarda-redes brasileiro do Moreirense voar para a defesa da noite, nada havia a fazer para impedir Samuel Lino de consumar um trabalho individual de qualidade com o empate (68'). E nem 10 minutos depois, Léautey, que tinha rendido Murilo, cruzou na medida certa para o inevitável Navarro finalizar de cabeça para o 1x2. 

No último suspiro...

E quando os adeptos e equipa do Gil Vicente já faziam contas aos três pontos, o canto do cisne. Steven Vitória assumiu a responsabilidade de bater um livre direto no sexto minuto de compensação e deixou Frelih «pregado» ao relvado. O 2x2 chegou literalmente no último suspiro da partida, porque Manuel Oliveira apitou para o final nos segundos seguintes.

jogos históricos
U Sexta, 26 Novembro 2021 - 20:15
Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
Manuel Oliveira
2-2
Yan Matheus 49' (g.p.)
Steven Vitória 90'
Samuel Lino 68'
Fran Navarro 77'

ESTÁDIO

Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
Portugal
Moreira de Cónegos - Guimarães
Lotação6 153
Medidas104x68
Inauguração2002
Lances Capitais
49´
GOLO Moreirense
Yan Matheus marca de grande penalidade!
Yan Matheus marca o seu 2º golo na prova (12 jogos)
68´
GOLO Gil Vicente!
Samuel Lino marca
Samuel Lino marca o seu 5º golo na prova (12 jogos)
77´
GOLO Gil Vicente!
Fran Navarro marca
Fran Navarro marca o seu 7º golo na prova (11 jogos)
90´
+6
GOLO Moreirense!
Steven Vitória marca
Steven Vitória marca o seu 2º golo na prova (8 jogos)
Positivo
Sinal dos e para os tempos que vivemos

Não teve a ver com futebol, mas com algo bem mais importante. Numa altura em que o país volta a sofrer às custas da Covid-19, os artistas deram o exemplo. Para além dos suplentes, também os 22 titulares e a equipa de arbitragem entraram em campo de máscara, num sinal de consciencialização para todos.

Negativo
Arbitragem de Manuel Oliveira

Não foi uma noite feliz para o árbitro da partida, que para além de uma má decisão no lance da grande penalidade aos 46 minutos deu sempre a sensação de não ter controlo total sobre os intervenientes, que "exploraram" essa situação para protestar recorrentemente várias situações.

Forma
Moreirense
2021/2022
15J
3V
7E
5D
21-27G
Gil Vicente
2021/2022
16J
5V
6E
5D
22-17G
O Árbitro

Noite marcada pelo lance aos 46 minutos. Manuel Oliveira não teve dúvidas em assinalar grande penalidade de Zé Carlos sobre Yan Matheus, mas as várias repetições deixam a clara sensação de não ter havido motivo para essa decisão.

Fotografias(15)

Liga BWIN: Moreirense x Gil Vicente
Liga BWIN: Moreirense x Gil Vicente
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
MOREIRENSE
EMPATE
GIL VICENTE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Fan
2021-11-27 02h48m por moumu
Este tava bom para o Braga.
Só em Portugal
2021-11-26 23h35m por SamuelLino
Alguém que me explique o penálti, por favor

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Brasileiro
Técnico do Vasco ainda não esteve no banco
Com o Brasileirão parado nas últimas semanas devido ao estado do país, o futebol vai voltando, aos poucos, ao estado normal no Brasil. Na última noite jogaram-se duas ...