placardpt
Vitória SC ganha em casa ao Boavista

Castelo, fortaleza, Vitória!

No regresso a casa, nova vitória para a equipa de Luís Castro, que assim reagiu bem à derrota no dérbi e que, desta forma, pressiona o Moreirense na luta pelo quinto lugar. Num excelente jogo com o Boavista, qual clássico à moda antiga, a equipa da casa foi superior e o triunfo assenta-lhe bem.

Um Ola a abrir

Que melhor forma de começar um jogo do que com um golo? O Vitória tinha de reagir perante os seus adeptos à derrota no dérbi com o Braga e Luís Castro optou por duas mudanças, devolvendo a titularidade a Guedes e promovendo a surpresa Ola John.

Foi através dos pés do holandês que o golo inaugural surgiu, num excelente cruzamento que Mattheus Oliveira finalizou de cabeça. Mas não se ficaram por aí os vitorianos. Bem mais agrassivos do que tem sido normal na procura de recuperar bola, a equipa da casa ganhou muito mais duelos e divididas e assim se colocou por cima do jogo quase toda a primeira parte.

©Vítor Parente / Kapta+
Aqui e ali, o Boavista conseguia responder e também não andou longe do golo, mas foi curto. Era, por norma, um jogo muito mais próximo do 2x0 do que do 1x1. Só que, como disse Luís Castro na antevisão, o problema estava no último terço, onde a sua equipa continuou bastante perdulária e incapaz de finalizar os vários lances que muito bem conseguiu criar - Bracali também teve a sua dose de mérito.

O Boavista era quase sempre curto e inofensivo. Idris foi infeliz em várias abordagens (e a qualidade, já se sabe, também não é assim tanta), Obiora acabava por se expor em demasia na zona nevrálgica e Bueno andou muito escondido do jogo. As boas saídas com bola de Jubal e a combatividade de Falcone não chegavam.

Só que os vitorianos, mesmo com o jogo aparentemente controlado, não aproveitaram como deviam o ascendente. Tozé, sempre mexido, e Matheus, em notório crescimento, deram boa dinâmica junto dos flancos, o que demorou a ser anulado pelo Boavista.

Tremor de terra que solidificou o castelo

Só depois do intervalo, altura em que finalmente houve vontade aliada a capacidade das panteras para irem com bola para o meio-campo contrário, se viu finalmente equilíbrio. E não tardou muito o empate.

©Vítor Parente / Kapta+
Porém, tão depressa chegou, por entre dúvidas de legalidade (primeiro foi assinalado fora de jogo, depois foi bem corrigido), como se foi, numa defesa incompleta de Bracalli que Davidson aproveitou.

Aconteceu precisamente no período em que o estádio costuma crescer no apoio à equipa e foi, assim, o embalo perfeito para a criação de um vulcão que voltou a beneficiar os vimaranenses, que, mais confortáveis, chegaram ao terceiro num lance de bola parada que Pedro Henrique desviou.

Lito já tinha mexido e a equipa estava a tentar a reação. Continuou-o, embora sem tanta crença que seria possível levar pontos de Guimarães.

jogos históricos
U Sábado, 16 Março 2019 - 18:00
Estádio D. Afonso Henriques
Tiago Martins
3-1
Mattheus Oliveira 7'
Davidson 57'
Pedro Henrique 70'
Federico Falcone 53'

ESTÁDIO

Estádio D. Afonso Henriques
Lotação30 000
Medidas105 x 68 m
Inauguração1965
Lances Capitais
GOLO V. Guimarães!
Mattheus Oliveira marca
Mattheus Oliveira marca o seu 3º golo na prova (16 jogos)
52´
GOLO INVALIDADO Boavista
Frederico Falcone introduziu a bola na baliza de Miguel Silva, após recarga a um remate de Mateus. Parece ser no limite o lance, muito discutível.
53´
GOLO Boavista!
Federico Falcone marca
Federico Falcone marca o seu 3º golo na prova (17 jogos)
57´
GOLO V. Guimarães!
Davidson marca
Davidson marca o seu 4º golo na prova (26 jogos)
70´
GOLO V. Guimarães!
Pedro Henrique marca
Pedro Henrique marca o seu 2º golo na prova (24 jogos)
Positivo
Dinâmica vitoriana
Tanto se tem criticado a crescente tendência para a previsibilidade da equipa de Luís Castro (pode-se dizer que é verdade), que desta vez há que tirar o chapéu ao jogo feito, no seu todo. Mais rápida, mais incisiva, muito mais determinada, a turma vitoriana foi muito mais aquilo que dela se espera. Mattheus Oliveira foi o melhor.
Negativo
Bueno
Tem capacidade para fazer bem mais. Claro que não depende apenas dele, mas a forma como não se deu ao jogo na primeira parte e foi presa fácil da marcação contrária limitou muito a equipa, que precisava de um farol para entregar a bola e tê-la mais tempo do que teve.
Forma
V. Guimarães
2018/2019
31J
15V
6E
10D
41-26G
Boavista
2018/2019
30J
9V
5E
16D
29-38G
O Árbitro
Felizmente teve o VAR para auxiliar no lance do golo do Boavista, que é legal (enorme dificuldade de análise à primeira vista), o que fez com que tivesse nota positiva nos lances capitais. Ainda assim, não foram poucas as estranhas decisões na condução normal do jogo. Foi muito defensivo e deu pouca margem.

Fotografias(15)

Liga NOS: V. Guimarães x Boavista
Liga NOS: V. Guimarães x Boavista
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
VITÓRIA SC
EMPATE
BOAVISTA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
erwinsanchezfre king
2019-03-17 02h49m por Sanpaoli
Sim é factual que conseguiram! O Vitória a nível internacional tem apenas 74 jogos é pouco, e apenas conseguiu 18 triunfos, o que também é escasso! Boavista e Braga tem melhor registo, tanto na Champions como na Taça Uefa e antiga Taça das Taças.

Bom Domingo e veremos o que ditará as últimas 8 finais!
erwinsanchezfre king
2019-03-17 02h33m por Sanpaoli
Sabes muito bem o porquê do Vitória não ter disputado a Champions em 2008, foi sonegado, casa, fora e pelo caminho!

Sim em, 2001, o Boavista fez uma excelente campanha, já em 99 ficou em último no grupo.

Já o Vitória, tem uns quartos e uns oitavos na antiga Taça UEFA, e já eliminou clubes como o Atlético de Madrid, Real Sociedad, Parma, Standard de Liége, Wisla, Sparta de Praga, Marselha, entre outros, por isso, não é de todo uma vergonha para o fu...ler comentário completo »
erwinsanchezfre king
2019-03-16 22h44m por SDCXXI
Ou talvez repetir a melhor participação de sempre na Europa onde o Vitória atingiu os quartos-de-final. ;) http://www. zerozero.pt/edition. php?id_edicao=1727
erwinsanchezfre king
2019-03-16 21h28m por Torinha
Não vejo motivos para tanto pessimismo, isto porque acompanho a realidade boavisteira, para ter um ponto de comparação com o meu VFC.

Do meu ponto de vista externo, o Boavista parece-me ter uma massa adepta unida, vejo o clube bastante focado nos seus objetivos a curto prazo e com bom potencial para atrair investidores.

Do lado do Vitória de Setúbal, há desunião entre os adeptos, a direção está debaixo de fogo cerrado todas as semanas, e o plantel continu...ler comentário completo »
Resultado normal, infelizmente
2019-03-16 20h50m por Kurika
A verdade é que o "Guimas" tem uma variedade de opções com que nós nem sonhamos neste momento. Fiquei mais lixado com a derrota da semana passada daquela forma que foi. E houve muitos jogadores a desaparecer hoje, Bueno sobretudo, além de que a defesa treme muito facilmente.
Não concordo é com o desânimo do meu colega de clube erwinsanchezfreking. Acho que temos todas as hipóteses de nos safarmos, bastará em princípio vencer 2 dos 4 jogos no Bessa (temos Codecity, Nacional, Morei...ler comentário completo »
erwinsanchezfre king
2019-03-16 20h37m por Torinha
Vocês safam-se. Não esperes futebol bonito com o choco sem pescoço ao leme, mas ele é matreiro contra as equipas do seu campeonato. Isso e o apoio da indefectível massa adepta axadrezada vai fazer a diferença na hora da verdade. Só foi pena o pseudo-penalti a semana passada a favor do clube da elite alfacinha.

OUTRAS NOTÍCIAS

Benfica
Excerto do episódio 40 do Ataque Rápido
Neste excerto do episódio 40 do Ataque Rápido, Luís Rocha Rodrigues critica Roger Schmidt mas deixa no ar a possibilidade de uma «perturbação» ...