Mude para o zerozero Futebol. Tudo sobre o Futebol aqui!
Explicamos o improvável cenário

Quatro equipas portuguesas na próxima Champions? Possível! (Mas muito pouco...)

A próxima época trará, para Portugal, um decréscimo de participantes na principal competição de clubes da UEFA. Depois do título e da frase anterior, só poderá pensar que este artigo se trata de um erro da nossa parte, mas não. Tudo está certo, embora o mais provável, de longe, seja a redução para duas equipas lusas em prova (ou apenas uma, se a segunda não conseguir passar as eliminatórias).

Vamos, portanto, explicar o racional em causa. É certo que Portugal vai passar de três para duas equipas na próxima Liga dos Campeões, o que foi determinado pelo ranking fechado no final da época passada (atualmente, Portugal continua no sétimo lugar, o que pressupõe que 2025/26 também repita isso). Uma delas, o campeão nacional, apura-se diretamente, a outra, que é o segundo classificado desta Liga Portugal Betclic, entra nas pré-eliminatórias.

Portanto, o cenário não é animador. Só que ainda há duas formas (altamente improváveis, mas não impossíveis) de Portugal acrescentar equipa(s) à próxima Liga dos Campeões.

Ranking UEFA
1.Inglaterra Inglaterra100.8030
2.Espanha Espanha86.3640
3.Itália Itália83.5690+1
4.Alemanha Alemanha80.9090 -1
5.França França62.4970
6.Países Baixos Países Baixos59.9000
7.Portugal Portugal53.1490
8.Bélgica Bélgica46.0000
9.Turquia Turquia37.1000+3
10.Escócia Escócia35.8500 -1

Ranking UEFA �
Primeiro, se o FC Porto ganhar a prova atual e ficar em terceiro lugar, ou abaixo, no campeonato português. O vencedor da prova milionária tem acesso garantido à edição seguinte, mesmo que o seu sucesso interno não o permitisse. Ainda assim, convém frisar que, se vencerem campeonato e Champions, isso não permite a Portugal mais uma equipa - quem a ganha é o quinto classificado do ranking (?). O mesmo acontecerá se uma das equipas na Liga Europa vencer essa competição e ficar fora dos dois primeiros lugares em Portugal. Aqui, poderiam ser três equipas na próxima liga milionária, se quem for às pré-eliminatórias tiver sucesso.

Depois, teria Portugal de ser um dos dois melhores no ranking anual de 2023/24, que é o mesmo que dizer que as equipas ainda em prova teriam de fazer campanhas soberbas para que isso ainda pudesse acontecer. O problema é que Portugal é apenas o 11.º classificado da época, pelo que teria de ser algo superlativo, como, por exemplo, três das quatro equipas ainda na Europa (FC Porto, Benfica, Sporting e SC Braga) atingirem pelo menos as meias-finais das competições - e, mesmo aí, dependeria das performances dos outros países para ainda se atingir um dos dois primeiros lugares do ranking.

Um cenário que garantia as quatro equipas portuguesas na próxima liga milionária (leia aqui o formato) era este: FC Porto como vencedor da Liga dos Campeões (ficando no máximo em quarto lugar no campeonato) e uma das outras três equipas ganhar a Liga Europa.

E cinco equipas? Sim, também dá

Já que o exercício é meramente teórico e parco em probabilidades, afunilamos um pouco mais para encontrar um racional em que cinco equipas portuguesas estariam na próxima edição da Liga dos Campeões.

Aí, a somar ao FC Porto que vencia a Liga dos Campeões (e fora do pódio no campeonato), teria a equipa vencedora da Liga Europa de ficar no quinto lugar da Liga portuguesa (ou abaixo), o que permitiria o acesso ao terceiro classificado.

Em termos práticos, e olhando realisticamente para a classificação atual, o Vitória SC ser terceiro classificado, à frente de FC Porto (vencedor da Liga dos Campeões) e de SC Braga (vencedor da Liga Europa - muito mais improvável depois da derrota caseira desta quinta-feira).

O futebol é tão pródigo em surpresas que nos levou a este exercício teórico. Voltamos em breve com exercícios mais aproximados à realidade.



Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
21
Nº máximo de equipas já lixou os spurs
2024-02-16 18h55m por 21five5
Em 2012 o Tottenham ficou em 4º lugar e não foi à champions porque a Inglaterra já tinha o número máximo de equipas (acho que na altura eram só 4).
Ironia
2024-02-16 17h18m por ricardolouromartins
A falta de cultura desportiva em Portugal tem estas consequências, de uma ironia gritante. Todos querem jogar a Liga dos Campeões mas nenhum quer fazer o mínimo esforço para poder lá estar com maior facilidade. Joga-se uma competição não pela ideia de vencer, mas sim pelo dinheiro que a vitória dá, como resultado temos equipas grandes que chegam à Liga Europa (a que têm mais probabilidade de ganhar) e rodam a equipa, porque têm medo de perder o campeonato. Jogam o campeonato porque acedem...ler comentário completo »
Kurika
2024-02-16 15h56m por lvrs1
Sim, isso eu sei. Como já referi num comentário anterior, ganhar a LE/LC só beneficia o próprio clube (se não se qualificar por via interna), nunca beneficia outro do seu país.

Mas com esta história dos 2 países com melhor coeficiente no ano anterior receberem uma vaga de entrada direta na Liga dos Campeões (devido ao aumento de 32 equipas para 36), ninguém sabe bem o que acontecia a Portugal se fosse um desses dois países. Que o 2° classificado entrava direto na fase de gr...ler comentário completo »
Tobin
2024-02-16 15h16m por RC1996
Eu juntei os 3 grandes e dei o meu onze inicial que limpava facilmente o nosso campeonato. . Cada um tem direito á sua opinião. E não me refiro á forma porque claramente os jogadores do FCP e mesmo do SLB se calhar não estão na melhor mas a nivel de talento penso que o Pêpê e o Varela tinham um lugar garantido assim como o Diogo.

Diogo Costa
OS LATERAIS SÃO FRACOS Gonçalo Inácio Otamendi OS LATERAIS SÃO ...ler comentário completo »
Lvrs1
2024-02-16 15h12m por Kurika
Em relação ao que tu dizes dos jogos nas pré-eliminatorias ficarem desequilibrados, sim, há uma reestruturação em que todos os clubes andam um lugar para a frente. Foi o que aconteceu na Liga Conferência em 21-22.
Mas não há nenhum clube novo a entrar, ou seja, o 3o classificado português não entra nas prés se o 2o portugues entrar diretamente devido às regras anteriores.
Isto é o mito da compensação no próprio país que nunca passou disso mesmo: um mito.
RC1996
2024-02-16 15h05m por Tobin
Na minha opinião, do plantel atual do FC Porto, só o Diogo Costa tinha lugar no onze inicial do Sporting. . . .
Kurika
2024-02-16 14h53m por lvrs1
Faz sentido. Mas então deixa de haver Champions Path nas qualificações, ou entre todas as equipas (Champions Path ou não Campeões) sorteiam a melhor e fazem o ajuste em consequência?

É que as fases de qualificação têm X números de jogos por fase que têm de ser cumpridos. Este ano houve 2 na fase não Campeão (um deles o Braga - Panathinaikos) e 4 jogos na Champions Path. Se em vez do Campeão Ucraniano entrar direto entrasse o Braga, ias ter de puxar equipas não Campeãs para a ...ler comentário completo »
Lvrs1
2024-02-16 14h42m por Kurika
Lá está, é o que eu disse. Tu estás a olhar para as regras até ao ano passado. Este ano, mudaram bastante.
Agora essa compensação é feita por ranking de clubes, já não é por países. Quem entra é o clube que tiver melhor ranking de todos os que estão nas pré-eliminatorias.
E sim, Benfica ou Porto podem ser beneficiados com isso (Sporting dificilmente já que o ranking é bem mais fraco) e entrar diretamente na LC mesmo ficando em 2o lugar. Mas isso também não faz com que o ...ler comentário completo »
zyxw4321
2024-02-16 14h39m por lvrs1
Pois, como isto é um critério novo não sei se se lembraram desta possibilidade na redação das regras.

Mas se assim for, é mais provável que Portugal venha a beneficiar das duas vagas :D
Kurika
2024-02-16 14h35m por lvrs1
Estas regras são deste ano.

O City ganhou a Champions do ano passado e apurou-se via Campeonato, por isso houve aqueles ajustes que mencionei abaixo, em que o Campeão Ucraniano era suposto ir ao play-off e entrou direto, o Campeão Suíço ficou com a vaga do play-off, o Checo com a da 3ª pré, e daí adiante.

Não falei do 3° classificado Francês, nenhuma equipa ganhou entrada por o vencedor da LC/LE se qualificar via interna. O que acontece é que há equipas que...ler comentário completo »
ZY
lvrs1
2024-02-16 14h28m por zyxw4321
Tens razão, esqueci-me da regra de limitar o número de equipas do mesmo país na Champions a 5.

A minha interpretação é que as vagas para as melhores ligas da época anterior vêm em último lugar na lista de prioridades na atribuição, e portanto se um dos dois melhores países (ou até ambos) já tiverem cinco clubes presentes, essas vagas devem passar para o 3º melhor campeonato (e, no limite do imaginável, o 4º).

Mas isto é a minha interpretação, posso estar enganado.
Lvsr1 e Fonslayer
2024-02-16 14h27m por Kurika
Vocês devem estar a ver as regras do ano passado.
A partir deste ano, se o vencedor da LC/LE se qualificar diretamente para os grupos, essa compensação já não é feita por ranking de países, mas sim de clubes.
Já não é o 3o classificado do 5o pais do ranking que beneficia, até porque esse agora entra diretamente. França vai ter 3 diretos e um nas pré-eliminatorias
Quem beneficia é o clube com melhor ranking de todos os que estão nas pré-eliminatorias. Esse é que entra diretamente.
zyxw4321
2024-02-16 14h21m por lvrs1
Essas regras eu conheço. Uma equipa vencer a Liga dos Campeões ou Liga Europa só se beneficia a si, entrando na fase de grupos da Liga dos Campeões, independentemente do que fez via interna. Se já se apurou via Campeonato, há o tal ajuste nas qualificações, que é o que aconteceu este ano pelo Manchester City ter ganho:

"Since the Champions League title holders (Manchester City) have qualified via their domestic league, the following changes to the access list have been made...ler comentário completo »
TacoPires
2024-02-16 14h14m por F0nslayer
Mas eu tento explicar.

Duas das novas vagas vão para os dois países que mais pontos no Ranking UEFA fizeram na época anterior,

Posto isto, imaginemos que o Sporting era Campeão - Sporting com vaga na Champions por ser campeão
Se o Benfica ficar em segundo - vaga para o playoff da Champions por ficar em segundo.
Se o Vitória ficasse em terceiro e Portugal fosse um dos dois países a fazer mais pontos esta época no Ranking UEFA - o Vitória ficava com ...ler comentário completo »
TacoPires
2024-02-16 14h10m por F0nslayer
O zerozero está correto, o formato da Champions muda para a próxima época, há mais 4 vagas, o FM ainda não tem o novo formato, usa o antigo, são qualificações diferentes, o zerozero nesta noticia tem uma hiperligação, diz assim "(leia aqui o formato)", carrega nela está lá explicado tudo do novo formato e das 4 novas vagas.

Era possível Portugal ter 5 equipas na Champions para a próxima época sim embora praticamente impossivel e o mais certo é ter 2
ZY
lvrs1
2024-02-16 13h51m por zyxw4321
Já agora, aquela regra do vencedor de Liga Europa acabar em posição de Champions é semelhante para o vencedor da Conference acabar em posição de Liga Europa: dos clubes nas pré-eliminatórias, escolhes o "melhor" representante de cada país (mesma lógica que eu expliquei antes, mas com vencedores de taças, seguidos de posição de campeonato), e entre esses, o que tiver maior coeficiente recebe a vaga por preencher.
ZY
lvrs1
2024-02-16 13h49m por zyxw4321
Segundo o documento oficial da UEFA, as regras são as seguintes:

- Se o vencedor da Champions se apurar via o seu campeonato, a vaga de campeão europeu passa para o campeão nacional nas pré-eliminatórias com o melhor coeficiente;

- Se o vencedor da Liga Europa se apurar via o seu campeonato, de todos os clubes nas pré-eliminatórias, o que tiver melhor coeficiente recebe essa vaga (para os países que tiverem dois clubes a disputar as pré-eliminatórias da Champion...ler comentário completo »
TacoPires
2024-02-16 13h33m por lvrs1
Como é que acontece no jogo, por exemplo, se for atribuída a vaga a Espanha?
Em vez de ter 4 na Champions, 2 na Liga Europa e 1 no play-off da Conference, passam a ter 5 + 1 + 1 (ou seja, trocam a vaga da Liga Europa pela da Champions) ?

Se assim for não é lá muito bom. Beneficia uma equipa, mas prejudica o país (uma equipa na Conference geralmente faz mais pontos para o ranking que na LE, e na LE faz mais que na LC).

Por exemplo, se Portugal ganhas...ler comentário completo »
TacoPires
2024-02-16 13h23m por Kurika
Exatamente.
E o cenário que eles referiram de o Guimarães ficar em 3o e os dois vencedores ficarem abaixo também não dá 5 equipas na LC. Nesse caso, o Guimarães ia à LE e Portugal teria 4 equipas.
Há muitas imprecisões neste artigo. Por exemplo, já não é o 5o classificado do ranking que beneficia se o vencedor da LE se qualificar via campeonato. Isso agora é feito por ranking de clubes, não por países. Quem beneficia é o clube com mais ranking de todos os que estamos nas pré-eliminatorias.
Mau trabalho de casa neste artigo.
Possível errata?
2024-02-16 12h31m por TacoPires
Não tenho fontes para justificar aquilo que vou dizer para além de jogar Football Manager, mas segundo o que acontece no jogo os dois lugares dados aos dois países com maior coeficiente não são para mais uma equipa se qualificar em qualquer um dos casos. A ideia é que seja dado o acesso à Fase da Liga à melhor equipa interna que ainda não tenha esse acesso.

Ou seja, no caso dos maiores países (Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália) como já existem 4 equipas qualificadas aut...ler comentário completo »
AN
RC1996
2024-02-16 12h30m por andra-alexandre485
O teu comentário é para rir certo,
O Pepe era titular no Sporting? Tiravas quem?
Pepe foi um grande jogador neste momento já deu o que tinha a dar.

Nico nem para suplente serve o Alan Varela era um bom suplente mas não tira o lugar ao Morita e Hjum e até o Pote era mais depressa titular nessa posição que o Nico e Alan Varela.

O único que podes falar é o Diogo Costa que era titular de caras no Sporting, de resto esquece.
GS
Equipas portuguesas
2024-02-16 12h10m por GSCGrandeamor
Se tivermos duas equipas na LC já será positivo, isso é se a que vai ao playoff chegar à fase de grupos. Tudo o resto são suposições altamente improváveis. Neste momento só vejo o Sporting capaz de ir mais longe e mesmo assim terá de ter alguma sorte.
Vamos aguardar pelo que o FCP faz frente ao Arsenal, será muito difícil passar mas futebol é futebol.
O Benfica deve passar com maior ou menor dificuldade, a vitória na Luz embora que arrancada a ferros foi importante.
ler comentário completo »
Notícia
2024-02-16 11h37m por man_in_the_box
Para encher chouriços. Já não há critério algum. O que conta é meter notícias. Saudades do Zerozero criterioso. Tempos que já lá vão. Mas isso é transversal a tudo na vida. Esta transitoriedade e constante busca pelo novo. Podiam primar pela diferença, mas como têm cada vez mais jornalistas, os mesmos têm de mostrar serviço, nem que seja com notícias destas. Não sei que gosto ou motivação têm para as escrever.
slb_pride
2024-02-16 11h07m por RC1996
Já vamos a 10 do SCP :(
Platinum_Return s
2024-02-16 11h05m por slb_pride
"não tenho dúvidas que o Porto este ano se vai sagrar campeão em Portugal. "

Cuidado mas é com quem vem atrás, porque em relação aos da frente a tendência será para aumentar o fosso, cheira-me que vão acabar a mais de 10 pontos do campeão (seja ele Sporting ou Benfica)
12

OUTRAS NOTÍCIAS

Silver League Feminina
Finlândia saiu vitoriosa
A seleção nacional feminina somou, este sábado ao início da tarde, a sua primeira derrota no arranque desta edição da Silver League, às custas da ...