placardpt
    Viagem ao coração de Edimburgo

    O outro dérbi da Escócia: cuspidelas supersticiosas e uma «rivalidade imensa»

    «Se perguntares a qualquer pessoa fora da Escócia, o dérbi mais conhecido é o "Old Firm" entre o Rangers e o Celtic, claro. Mas se perguntares a um verdadeiro escocês qual é o estádio mais intimidante do país, a resposta vai ser: Tynecastle.»

    Do embate óbvio entre protestantes e católicos emerge a história de um outro duelo que, menos publicitado internacionalmente, acorrenta corações e hipnotiza a capital. Se em Glasgow a dimensão do "Old Firm" encontra sustento nas crenças religiosas e no número de títulos dos dois maiores clubes da Escócia, em Edimburgo o espaço sentimental é reclamado por descendentes de imigrantes irlandeses (Hibernian) e de um clube de dança local (Heart of Midlothian)

    Mais de meio milhar de dérbis!

    Dérbi entre Hearts e Hibs tem 150 anos! @Hearts

    Esta quarta-feira (19h45), os dois "velhos" rivais da histórica cidade de Edimburgo voltam a cruzar destinos pela 338.ª vez em competições oficiais e pela 663.ª vez desde... 1875. Considerada uma das joias do futebol escocês, o dérbi da capital é, simultaneamente, um dos mais antigos do mundo. O primeiro, em 1875, jogou-se em pleno dia de natal, com a vitória a 'cair' para o lado do Hearts (1-0). Desde então, Hearts e Hibs têm escrito capítulos intensos «de uma rivalidade imensa.»

    As citações desta reportagem pertencem a José Gonçalves, antigo internacional sub-21 português e ex-jogador do Hearts. O antigo defesa, de 38 anos, passou três temporadas na Escócia onde viveu sete dérbis por dentro: «Tenho muitas memórias boas», revela ao zerozero. «Mas a melhor é a meia-final da Taça da Escócia, em 2006, quando jogámos em Glasgow. Foi uma intensidade de jogo impressionante, com o estádio completamente cheio com adeptos das duas equipas, mas mais do Hearts», recorda José Gonçalves.

    qOs adeptos ficam muito perto do relvado e isso influencia muito os jogadores; há muito barulho no Tynecastle, é impressionante
    José Gonçalves, ex-jogador do Hearts

    Duelos gloriosos na Taça da Escócia, tardes e noites memoráveis na Premiership escocesa mas também encontros na segunda divisão ou em eventos "particulares". A história do dérbi espalha-se no tempo e escreve-se em diferentes contextos, como por exemplo os 94 encontros realizados no dia de ano novo

    Essa tradição, interrompida em anos mais recentes devido a questões de calendário, é parte integrante do legado de ambos os clubes e motivo de histórias sui generis, como a do dia 1 de janeiro de 1940. Com o estádio de Easter Road (Hibernian) coberto por uma manta de nevoeiro, o gabinete de guerra britânico ordenou que o jogo se realizasse sem restrições, apesar da visibilidade ser nula. Atendendo ao facto de o encontro ser transmitido pela BBC Radio, a intenção foi a de não alertar a força aérea alemã para as más condições de visibilidade e, com isso, induzir o inimigo em erro.

    Esse dérbi acabou por assumir contornos de lenda no futebol escocês, também porque Bob Kingsley, o comentador destacado pela BBC para essa partida, perante a falta de visibilidade para o relvado, decidiu criar uma narração fictícia durante a partida por forma a manter a aparência de normalidade na transmissão. 

    A sorte ou azar no... cuspe

    Recuperando as palavras de José Gonçalves que abrem este texto sobre o ambiente no Tynecastle Park, o estádio do Hearts onde terá lugar o dérbi desta quarta-feira, a justificação assenta, por um lado, na arquitetura do recinto e, por outro, na paixão das pessoas: «Os adeptos ficam muito perto do relvado e isso influencia muito os jogadores; há muita pressão sobre o árbitro e sobre os jogadores adversários e muito barulho no Tynecastle, é impressionante», conta o ex-jogador ao zerozero.

    Como em tantas outras rivalidades entre vizinhos, há particularidades que ajudam a crivar as diferenças e a convivência entre os dois lados da cidade. No caso de Hearts e Hibernian, um dos rituais envolve um ato pouco higiénico mas profundamente enraizado na cultura dos dois clubes e, sobretudo, da própria cidade. O símbolo do Heart of Midlothian - clube - foi inspirado no coração com o mesmo nome empedrado na famosa Royal Mile de Edimburgo desde 1561. O coração de granito perdurou no tempo, mesmo depois do edifício adjacente, onde os habitantes pagavam as suas multas, ter sido demolido e, com ele, nasceu a superstição de... cuspirem no "coração" para dar sorte. 

    Esse ritual não tardou a ser integrado na rotina dos adeptos de ambos os clubes, com os apoiantes do Hearts a manterem a tradição "original" de cuspir no símbolo de pedra com o intuito de chamar a fortuna e os do Hibernian, qual inversão do feitiço, para mostrar desprezo pelo maior rival da cidade. 

    De geração em geração

    José Gonçalves em ação num dos dérbis de Edimburgo @Getty /

    Na experiência de José Gonçalves, que não perdeu nenhum dos sete dérbis em que participou, o aspeto mais marcante é a sensação de pertença dos adeptos: «Em semana de dérbi, os níveis de concentração eram sempre mais elevados. Quando ias tomar um café ou às compras, os adeptos só te falavam sobre isso. Tentam motivar-te e explicar-te o porquê de o dérbi ser tão importante. Há uma ligação familiar, de várias gerações, ao Hearts; para eles, o clube é o máximo. Há esse sentimento de passar o amor ao clube de geração em geração e isso é algo muito lindo e que eu gosto», admite.

    E porque em Edimburgo, de ambos os lados da cidade, a relação sentimental é imperial, o início dos anos 90 do século passado marcou um dos períodos mais tensos na relação entre os clubes e, especialmente, entre os adeptos. Isto porque Wallace Mercer, presidente do Hearts à data, tentou adquirir o grande rival, mergulhado numa grave crise financeira. Essa manifestação de intenção provocou um escalar de tensão entre os dois lados que culminou com uma invasão de campo e confrontos violentos em pleno relvado no dérbi do dia 15 de setembro de 1990, em Easter Road, a casa do Hibernian. 

    Dos clássicos de ano novo às cuspidelas supersticiosas, o dérbi de Edimburgo mantém, ao dia de hoje, o seu encanto intacto. Sem o peso religioso do "Old Firm", os duelos entre Hearts e Hibernian servem, sobretudo, para reclamar superioridade no território comum da capital. 

    Para José Gonçalves, que passou por sete países e 13 clubes ao longo da carreira, o veredicto é claro: «O Tynecastle é o estádio e Edimburgo a cidade que eu mais gosto. Pelo respeito dos escoceses, pelo respeito do futebol, pelo barulho no estádio, a intensidade dos jogos... Eu amo tudo isso. O Tynecastle é como um monumento para mim», termina.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Carinho especial pelo Hibernian
    2024-02-28 22h56m por Jorge-Fernandes
    Hibernian, é um clube especial para mim, uma vez que foi o padrinho da participação internacional na taça das cidades com feiras do meu Belenenses.

    Ainda nesta época tive o prazer de conviver com uma família escoceses que visitaram o restelo, adeptos do Hibernian e ficaram todos contentes por eu conhecer o seu clube. Gente porreira que não gosta do Hearts.
    Scots
    2024-02-28 22h34m por Tobin
    Sem dúvida um grande derby. Curiosamente ambos os clubes têm perdido destaque para os clubes rivais de Glasgow.

    Estes dois clubes fazem-me lembrar um episódio de série uma espetacular chamada "Sucession"
    Falta de reconhecimento
    2024-02-28 22h09m por Ed_Miguel
    N sei pq é um derbi menor. Derbi é derbi e ainda mais por ser uma rivalidade da capital de um país! N é uma rivalidade qualquer, é a capital!
    jogos em destaque
    U Quarta, 28 Fevereiro 2024 - 19:45
    Tynecastle
    1-1
    Lawrence Shankland 45' (g.p.)
    Emiliano Marcondes 28'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Antevisão
    Flaviense recebem famalicenses
    Não há como escapar. O navio do Chaves, na Primeira Liga, está cada vez mais afundado e longe de chegar a bom porto. Restam, não obstante, quatro bóias de ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AS
    asa_scouting 10-05-2024, 01:07
    miguelcarvalho244 10-05-2024, 00:18
    Blindsnake 10-05-2024, 00:17
    Tobin 10-05-2024, 00:14
    miguelcarvalho244 10-05-2024, 00:09
    Tobin 10-05-2024, 00:07
    TI
    tink 09-05-2024, 23:37
    OJaime_Pacheco 09-05-2024, 23:36
    ramiroo 09-05-2024, 23:35
    DavideBeckham 09-05-2024, 23:25
    Aquaman 09-05-2024, 23:19
    A_Drifter 09-05-2024, 23:03
    Maxaqueen 09-05-2024, 23:03
    JS
    jsilva77 09-05-2024, 23:02
    A_Drifter 09-05-2024, 23:00
    JS
    jsilva77 09-05-2024, 22:59