placardpt
Kepa em destaque na conquista do Chelsea

Morrer vilão, ou viver até ser herói?

O universo trabalha de formas misteriosas, como certamente pensaram os adeptos quando viram Kepa pronto para entrar no derradeiro minuto do prolongamento, dois anos depois de se ter recusado a sair na inesquecível final da Taça da Liga Inglesa que o Chelsea perdeu nas grandes penalidades.

Em forma de redenção de um guarda-redes que ninguém esperava ver protagonista, o Chelsea levantou o troféu da Supertaça Europeia, depois de três derrotas consecutivas na prova. Já o Villarreal esteve a centímetros da glória, mas não foi essa a história que se escreveu esta noite.

Tudo rápido em Belfast

A inclusão de Pau Torres e Capoue no onze foi surpreendente, uma vez que estavam ambos em dúvida, mas não impediu que o submarino amarelo reconhecesse a sua menor expressão e se afundasse no terreno, permitindo ao Chelsea assumir por completo o jogo. Os blues, com um Havertz endiabrado e uma dupla inspirada a meio campo, foram donos da bola e somaram algumas ocasiões nos minutos iniciais.

Bola cá e bola lá. Três corredores em constante utilização, mesmo com Hudson-Odoi a ter dificuldades pela direita, mas foi quando os espanhóis pareciam estar mais ambientados à velocidade do jogo que o golo chegou, numa transição que foi simplesmente rápida demais. Havertz foi lançado na profundidade por Alonso e lançou um cruzamento rasteiro de execução perfeita, que Ziyech finalizou.

Minutos depois de marcar, o marroquino deslocou o ombro e forçou a primeira substituição do jogo, mas isso foi numa altura em que o Villarreal já começava a explicar como é que chegou a tamanho palco.

Amarelo intermitente

Acabaria por aparecer o goleador de serviço ©Getty / PAUL ELLIS
O submarino ligou os propulsores e carregou os ingleses com vários remates e ocasiões. Primeiro Dia, que forçou enorme intervenção de Mendy e depois Moreno, que fechou a primeira parte com uma bomba à trave. A abrir a segunda parte houve novo capítulo nesta história, mas Moreno, isolado, permitiu que o guardião senegalês defendesse para o poste.

Em momentos o Chelsea tentou reagir e voltar a fazer-se dono da bola, e até teve sucesso moderado, mas as oportunidades eram sempre amarelas e o golo acabou por chegar. Gerard Moreno (quem mais?) foi o finalizador de uma jogada em que Boulaye Dia faz um trabalho notável a desmontar a defesa blue.

O momento de Kepa

O empate voltou a mudar a forma do jogo, com o Chelsea a tentar assumi-lo novamente, mas Tuchel nunca mais voltou a encontrar as facilidades dos minutos iniciais. O tempo regulamentar acabou por terminar e dar lugar ao prolongamento, onde houve pouco mais do que uma boa ocasião de Mason Mount.

A decisão ficaria guardada para as grandes penalidades onde, de forma algo poética, Kepa Arrizabalaga foi chamado a ocupar o lugar de Mendy e conseguiu redimir-se do momento mais baixo da sua carreira. À sétima ronda, o espanhol adivinhou o lado e lançou-se para uma defesa que valeu troféu europeu. Um final que não poderia ser inventado.

U Quarta, 11 Agosto 2021 - 20:00
Windsor Park
Sergei Karasev
1-1
(6-5 g.p.)
Hakim Ziyech 27'
Gerard Moreno 73'
Windsor Park
Lotação24 734
Medidas-
Inauguração1905
Lances Capitais
27´
GOLO Chelsea!
Hakim Ziyech marca
Hakim Ziyech marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
73´
GOLO Villarreal!
Gerard Moreno marca
Gerard Moreno marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
A Chave

Minuto 119': Com o apito final à espreita, Tuchel optou por fazer o movimento oposto de Sarri e colocou em campo Kepa Arrizabalaga.

O Árbitro

Nenhuma decisão difícil para Sergei Karasev.

O Melhor
Assim nunca será passageiro

Não há muitas edições da Supertaça Europeia que sejam inesquecíveis, porque a natureza do jogo muitas vezes o impede, mas esta não será uma delas. Não foi o melhor jogo de sempre, longe disso, ainda assim o seu desenrolar trouxe um momento que ficará permanentemente associado à memória de quem assistiu, bem como à do guarda-redes mais caro de sempre.

O Pior
Quebra blue

O troféu é do Chelsea e ninguém lhe tira, mas as grandes penalidades são uma lotaria e a derrota podia muito facilmente ter sido o destino de Tuchel, destino esse que não seria assim tão difícil de evitar. Tão dominante e tão confortável nos primeiros minutos para depois fazer uma hora e meia tão desinspirada? Podia ter corrido mal.

Forma
Chelsea
2021/2022
1J
0V
1E
0D
1-1G
Villarreal
2021/2022
1J
0V
1E
0D
1-1G
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
CHELSEA
EMPATE
VILLARREAL

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
elenor
2021-08-12 12h44m por tenshi
A eficácia é a grande debilade deste Chelsea o Werner falha 4 de cada 5 oportunidades e é por isso que estão disposto a gastar uma fortuna na contratação de Lukaku, Quanto a final eles ganharam 2 dos últimos 3.
Chelsea
2021-08-12 07h15m por elenor
Está equipa deve ser a mais eficaz dos últimos 10 anos. Cada final cada vitória. Bem pode agradecer aos deuses do futebol porque calha te tudo bem.

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Inglês
Carta aberta aos adeptos do clube inglês
Capitão e um dos jogadores mais influentes do Manchester United dentro e fora do campo, Bruno Fernandes dirigiu-se aos adeptos dos red devils numa carta aberta publicada no The ...