placardpt
      Sporting venceu Estoril

      Festa amigável e o felizardo do costume

      Apesar de uma hora de um ritmo de jogo quase amigável, e até aborrecido, o campeão nacional Sporting voltou a cumprir, bateu o Estoril Praia por 0-1 e quebrou, assim, o seu recorde de pontos no campeonato nacional. Este leão continua a festejar.

      Já campeão nacional, o Sporting apresentava-se na Amoreira para defrontar um Estoril que, fruto do resultado do Portimonense (2-2), tinha acabado de garantir a manutenção. Do lado leonino, Rúben Amorim cumpria com o prometido e apostava no habitual onze inicial, com Diogo Pinto na baliza e Morita a fazer de Hjulmand. Já do lado do Estoril Praia, Vasco Seabra promovia apenas uma alteração, forçada, com a entrada de Michel Costa para o lugar que pertencia a Mateus Fernandes.

      Um autêntico amigável

      Com as duas equipas já com os respetivos objetivos garantidos, o clima no Coimbra da Mota, que estava, em grande parte, pintado de verde e branco, era de festa. O Estoril fez a sua «parte» e fez guarda de honra, antes do jogo, ao novo campeão nacional. Dentro de campo, contudo, cedo se fez sentir o facto de ambas as equipas já nada terem a ganhar com este jogo.

      Apesar disso, a iniciativa de jogo continuava a ser dos campeões. Os leões, sempre no tal ritmo baixo, assumiram a posse de bola, com linhas de construção bem subidas, e foram circulando a bola entre corredores, mas faltava, claramente, intensidade nessa troca. Na direita, Esgaio e Trincão - o mais atrevido da equipa inteira - eram quem mais acelerava processos e, através de algumas permutas posicionais, iam tentando dar emoção ao jogo, mas faltava alguma ajuda e o Estoril, bem organizado, defendia-se bem.

      Houve respeito entre equipas @Kapta+
      Faltava essa intensidade e as permutas posicionais que tanto diferenciaram este Sporting ao longo da época. Quando Pote e Daniel Bragança surgiam em zona mais destinada a Gyokeres - quando este arrastava marcações -, surgia algum perigo e as escassas finalizações leoninas, mas faltou eficácia e Carné foi defendendo. Do outro lado, o Estoril foi praticamente inoperante com bola, mas conseguiu, mesmo assim, ter a melhor ocasião de golo da 1ª parte, com Rodrigo Gomes, aos 45', a atirar ao poste da baliza de Diogo Pinto.

      Vida no banco

      A ida aos balneários pouco ou nada mudou o jogo e o ritmo continuou baixíssimo no arranque da 2ª parte, valendo o jogo apenas pela bonita festa, de parte a parte, que ia sendo feita nas bancadas dos Coimbra da Mota. Rúben Amorim, querendo, quiçá, manter a frescura e ritmo dos jogadores e procurando uma subida de intensidade, fez entrar Nuno Santos e Paulinho, aos 57', e a equipa finalmente reagiu. Já com melhores dinâmicas, especialmente na esquerda, com Nuno Santos a dar outra intensidade, Esgaio ia marcando um belo golo, aos 62', mas Carné esteve bem.

      2ª parte pouco melhorou @Kapta+
      Com Pote em posições mais centrais e Paulinho e Gyokeres como referências na frente, os leões cresceram, conseguindo potenciar os alas nas laterais e obrigando a uma organização mais desfasada do Estoril enquanto linha defensiva. Isto deixou o jogo um pouco mais em aberto, com mais espaço para a transição, mas o Sporting continuava num género de «treino» em ataque organizado, num ritmo baixo, embora ligeiramente acima do verificado na 1ª parte.

      Essa renovada asa esquerda acabou, no entanto, por ser determinante e foi a partir daí, numa bela arrancada de Nuno Santos, após combinação com Gyokeres, que Paulinho sorriu e fez o tão aguardado golo inaugural, aos 81', que ameaçava não chegar. Já com a vantagem do seu lado, Rúben Amorim promoveu, oito minutos depois, a prometida estreia do jovem Miguel Menino, a sua estreia na equipa principal. Daí em diante, predominou a festa e o Sporting geriu até vencer por 0-1 e, assim, quebrar também o recorde de pontos do clube no campeonato.

      U Sábado, 11 Maio 2024 - 18:00
      Estádio António Coimbra da Mota
      João Gonçalves
      0-1
      Paulinho 81'
      Estádio António Coimbra da Mota
      Lotação8 000
      Medidas105x68
      Inauguração1939
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 33
      A Chave

      A chave do jogo? O resultado do Portimonense, antes deste iniciar. O empate algarvio garantiu a manutenção precoce ao Estoril e fez com que o ritmo de jogo fosse baixíssimo e, na sua maioria, até aborrecido. O Sporting melhorou com as substituições e chegou a um justo golo.

      O Árbitro

      O árbitro João Gonçalves aproveitou o ritmo baixíssimo de jogo e teve uma exibição sóbria e com pouco a apontar. O seu único erro talvez tenha sido uma falta sobre Gyokeres, aos 79', quando este arrancava pela ala esquerda.

      O Melhor
      Vida do banco

      O jogo estava num ritmo baixíssimo, mas as entradas de Paulinho e Nuno Santos trouxeram vida à 2ª parte e o Sporting cresceu no ataque posicional, ganhando espaço nas alas. O golo surge, em grande parte, devido a essas mexidas.

      O Pior
      Jogo sem sal

      Até aos 60', pouco ou nada houve de positivo no jogo. Ritmo baixíssimo, duas equipas sem grande vontade de ali estar e mais de 5 mil espetadores que mereciam mais.

      Forma
      Estoril Praia
      2023/2024
      42J
      15V
      8E
      19D
      69-66G
      Sporting
      2023/2024
      52J
      39V
      8E
      5D
      137-48G
      Sabia que...by playmaker stats
      Paulinho marcou 14 golos na Liga Betclic 2023/24:
      7 na 1.ª volta
      7 na 2.ª volta

      Os últimos 6 golos foram marcados em jornadas consecutivas:
      Portimonense > Estoril
      Boavista > Estrela
      Chaves > Vizela
      Há quase 50 anos que o Sporting não conseguia registar 6 vitórias consecutivas frente ao Estoril Praia.

      Nesta série de 6 triunfos, os leões marcaram 14 golos e sofreram apenas por 1 ocasião, nessa partida, em Alvalade, estava 5-0 no marcador até ao golo de Cassiano.
      Sporting marca há 41 jogos consecutivos na Liga, o recorde de Rúben Amorim são 42 jogos em 2021/22.

      É a 1.ª vez que um treinador do Sporting consegue duas séries de 41+ jogos a marcar:
      1936/37 Szabo
      1947/48 Cândido de Oliveira
      2021/22 R. Amorim
      2023/24 R. Amorim
      O Sporting marcou em 51 dos 52 jogos realizados nesta temporada.

      Os leões só não conseguiram marcar frente ao SC Braga na meia-final da Taça da Liga, prova conquistada pelos minhotos.
      Se o Sporting vencer o último jogo em casa, frente ao despromovido GD Chaves, será a 4.ª ocasião que uma equipa atinge o máximo de % vitórias (85.3) a 34 jornadas na Liga Portuguesa:
      1994/95 FC Porto
      2015/16 Benfica
      2021/22 FC Porto
      2023/24 Sporting ?
      Mais vitórias numa edição da Liga Portuguesa:
      32 Benfica (90/91)
      31 FC Porto (90/91)
      29 FC Porto(87/88)
      29 FC Porto (94/95)
      29 Benfica (15/16)
      29 FC Porto (21/22)
      28 Benfica (72/73)
      28 FC Porto (17/18)
      28 Benfica (18/19)
      28 Benfica (22/23)
      28 Sporting (23/24)
      HISTÓRICO!!! O Sporting quebra dois recordes na Liga Portuguesa:
      máximo de vitórias do clube numa edição (28)
      ultrapassa a sua melhor pontuação (87 pontos)
      Top de guarda-redes + jovens a fazerem a estreia pelo Sporting na Liga:
      1981 Carlos Ferreira (18A,7M)
      1981 Caeiro (18A,8M)
      2006 Rui Patrício (18A,9M)
      1950 Carlos Gomes (18A,10M)
      1967 Damas (19A,4M)
      1940 João Dores (19A,8M)
      1987 Rui Correia (19A,10M)
      2024 Diogo Pinto (19A,10M)

      Fotografias(26)

      Liga Portugal Betclic: GD Estoril Praia x Sporting CP
      Liga Portugal Betclic: GD Estoril Praia x Sporting CP
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      ESTORIL PRAIA
      EMPATE
      SPORTING

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Sporting
      2024-05-12 12h19m por Aleaotejano
      Mais 3 pontos, golo de um dos homens mais importantes esta época (dentro e fora de campo) e grande festa dentro e fora do estádio.

      O que se podia pedir mais? É guardar energias para o Jamor.

      Que tempos lindos se vivem Sporting
      "O Pior"
      2024-05-12 01h28m por Maxaqueen
      Pelo ambiente festivo em todo o estádio, acho que ninguém se ralou muito com a qualidade de jogo que os adeptos mereciam.
      Os sportinguistas que vivem uma altura de grande felicidade pelo título conquistado mas também os estorilistas que viram confirmada a permanência ainda antes da sua equipa entrar em campo.
      Jogo
      2024-05-11 22h45m por pedrinho_dgl
      Foi mesmo um jogo sem sal, mas o resultado é justo. Jogou se a um ritmo baixo durante demasiado tempo. A entrada do Nuno Santos permitiu ao Sporting ter mais largura e acutilância ofensiva, o golo foi reflexo disso.
      Em relacao a arbitragem, nao houve erros graves. Mas tenho um apontamento, o Gyokeres cada vez que recebia uma bola era agarrado, ou rasteirado por um ou mais jogadores, foi isto o jogo inteiro, e o árbitro permitiu. Nao pode acontecer, à 3 ou 4 falta os amarelos têm que começar a sair do bolso.
      Apitadeiro
      2024-05-11 22h17m por Schmyokeres
      Ó malta do ZZ, então acharam normal a carte blanche dada pelo meco do apito aos "caçadores" de amarelo, a darem fruta o jogo todo, e, pior, as provocações CONSTANTES ao Gyökeres ????

      Até parece que o queriam expulsar para falhar os próximos 2 jogos. . . . . . . .
      Zerozero
      2024-05-11 21h14m por The-Watcher
      Porque raio o meu comentário foi removido?? Não disse absolutamente nada sequer remotamente controverso. Limitei me dar parabéns Estoril pela guarda de honra e que o jogo foi aborrecido. . [. . . ]
      SCP
      2024-05-11 20h51m por moumu
      Para completar a liga nada como vencer o ulitmo jogo em casa para todos os jogos caseiros serem vitórias!

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futebol Inglês
      A contar para a final da FA Cup
      Manchester City - Manchester United ao minuto, a contar para a final da FA Cup.