placardpt
Rolando relembra jogo no Mónaco

«Foi agridoce, o baixinho expulsou-me»: memórias da Supertaça de 2011

Esta terça-feira é dia de voltar à Liga dos Campeões e o FC Porto, um dos três representantes lusos em prova, joga na Catalunha, mais propriamente em Barcelona, na casa (emprestada) de um histórico do futebol mundial. Culés e Dragões têm histórico entre si, incluindo decisão de grandes troféus.

Ora, a última vez que estes dois históricos se tinham encontrado, antes do jogo da primeira volta, claro, tinha sido precisamente um desses casos. Recuemos até 2011. O Barcelona vivia a era dourada do tiki-taka de Guardiola e tinha conquistado o campeonato e Supertaça espanhola e a Liga dos Campeões, frente ao Manchester United (3-1). O FC Porto tinha acabado de ter uma das melhores épocas de sempre de uma equipa portuguesa, havia ganho tudo a nível interno, além de ter-se sagrado campeão invicto, adicionando ainda a conquista da Liga Europa, frente ao SC Braga (1-0).

Rolando
FC Porto
Total
175 Jogos  15472 Minutos
17   27   1   22x
ver mais �
«Em termos de títulos, números, vitórias, conseguir ser campeão invicto, foi o meu melhor ano a nível coletivo. Depois, estava naquela fase de ainda ser jovem, mas com alguma experiência já, com alguns internacionais. Foi um ano especial. Não foi tudo um mar de rosas, porque a pré-época foi complicada, mas começando a época conseguimos um troféu, com a Supertaça, ganhámos confiança e foi uma época única. Chegámos a um nível que nem nós acreditávamos», relata, em conversa com o zerozero, Rolando, antigo internacional português, que foi titular nessa Supertaça Europeia.

Ditou a tradição um encontro entre si, na Supertaça Europeia, no Monaco, e, apesar de ser o "todo poderoso Barcelona", os azuis e brancos bateram-se bem e estavam com ganas de surpreender: «Tínhamos noção que o Barça tinha uma equipa fora de série, com um jogador que podia decidir a qualquer momento, mas nós vínhamos num momento espetacular, de um ano perfeito. Tínhamos a confiança e sonho de conseguir vencer. A maioria da equipa era jovem e tínhamos essas ganas. Viu-se nesse jogo. Por sermos jovens, vivemos aquele momento de forma diferente. Sabíamos que podíamos lutar. Tivemos um descuido, eles fizeram o 1-0, fomos atrás do prejuízo e eles fizeram o 2-0.»

Foi mesmo isso que aconteceu. O FC Porto entrou a testar o guarda-redes Victor Valdés na meia distância e pareceu perigoso, mas aos 39 minutus bastou um erro de Fredy Guarín e Messi fez das suas, marcando o 1-0 e mudando o rumo do jogo. O FC Porto foi obrigado a correr atrás do prejuízo e parecia capaz de retirar algo, mas já perto do fim, mais propriamente aos 85 minutos, perdeu a réstia de esperança que tinha, aquando da expulsão de Rolando, precisamente por falta sobre Messi.

Rolando tem memórias agridoces desse jogo @Getty /

«É um jogo agridoce. Sendo uma final europeia, depois de conseguirmos um título europeu, é uma felicidade enorme. Depois a parte negativa é que a nível coletivo não conseguimos esse troféu, mas foi contra um dos melhores Barças da história. Ainda por cima fui expulso nesse jogo, a minha primeira expulsão da carreira, a primeira de poucas. A culpa foi do baixinho [Messi], expulsou-me. Foi uma experiência única, belíssima. É para esses jogos que os jogadores sofrem tanto durante a infância e adolescência. É para esses jogos que lutamos», descreve o antigo central, que não joga desde 2022.

Apesar de Messi ter sido a causa da primeira expulsão da sua carreira, Rolando guarda esse jogo com um carinho especial, precisamente pela oportunidade de ter defrontado o argentino: «É um momento especial. Jogar contra um dos melhores da história não acontece todos os dias. Antes do jogo começas a imaginar muitas coisas. O essencial é esquecer quando entras em campo, mas depois basta um pequeno descuido e ele faz a diferença, porque é diferente. É dos jogadores que tive maior prazer defrontar. Depois é um jogador que dominou, juntamente com o Cristiano Ronaldo, durante duas décadas. É especial. Marcou-me positivamente, porque estive lá e tive esse prazer, mas negativamente porque me meteu na rua. Ainda por cima foram duas faltas sobre ele [risos]. Foi dos maiores prazeres que retirei da aventura no futebol.»

«Nesse dia o Souza disse-me que quase lhe estragava o negócio, porque quando acabou o jogo eu fiquei no túnel do estádio do Monaco. Quando o Messi vem a sair, o Souza está ao meu lado. O Souza achava que lhe ia pedir a camisola, mas não o cheguei a fazer, porque sempre que pedia para trocar era com cabo-verdianos ou um português numa competição europeia. Não era muito de trocar camisolas, mas se fosse hoje acho que faria diferente [risos], estava com aquela raiva da derrota. São momentos que devemos viver ao máximo, porque foi um momento de orgulho e ter uma lembrança especial seria muito bom», conclui, entre risos.

Ganhar é possível

Rolando acompanha dragões @Catarina Morais
Atualmente, Rolando já pendurou as botas, embora não tenha feito qualquer anúncio, por considerar desnecessário, uma vez que também não avisou quando começou, «foi natural», mas não deixa de seguir o futebol português e os dragões: «O FC Porto é um clube acostumado a ganhar, então o trabalho dos jogadores, treinadores e diretores tem esse valor. É um clube habituado a ganhar algo todos os anos, por isso quando ganha está tudo bem e quando não ganha está tudo mal. É uma casa que trabalha para ganhar e o Conceição, que está lá há tantos anos que perdemos a conta, consegue sempre. Ainda por cima está a conseguir algo que antes não tinha, que é ter alguns jovens que vão jogando. É um trabalho extremamente positivo. É o único há tantos anos na história do presidente e não é fácil ter esta consistência.»

«São eras e momentos diferentes. É difícil comparar. Viu-se no jogo do Dragão, apesar da derrota, que o FC Porto fez um jogo muito positivo. Merecer ou não merecer é relativo no futebol. Não conseguiu. Da mesma forma que o Barcelona veio cá e sofreu para vencer, o FC Porto pode fazer o mesmo lá. O FC Porto tem história, equipa, tarimba, jogadores com muita experiência, um misto de características que podem ajudar a vencer, mesmo sendo num campo e com um adversário difícil», antevê o internacional luso em 21 ocasiões.

Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BARCELONA
EMPATE
FC PORTO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EAinda não foram registados comentários...
jogos em destaque
U Terça, 28 Novembro 2023 - 20:00
Camp Nou
Daniele Orsato
2-1
João Cancelo 32'
João Félix 57'
Pepê 30'

OUTRAS NOTÍCIAS

FPF
Declarações à Tribuna Expresso
Há muitos anos que se ouve falar de uma possível candidatura de Luís Figo à presidência da FPF. A vontade do antigo craque não é nova e agora parece ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

unsub 24-05-2024, 08:50
schols18 24-05-2024, 08:24
schols18 24-05-2024, 08:19
moumu 24-05-2024, 07:53
moumu 24-05-2024, 07:51
PedroBorgas 24-05-2024, 07:39
zlatan_21 24-05-2024, 07:06
moumu 24-05-2024, 06:32
moumu 24-05-2024, 06:27
moumu 24-05-2024, 06:25
moumu 24-05-2024, 06:00
moumu 24-05-2024, 05:57
BlackCat 24-05-2024, 03:41
_danyfer97_ 24-05-2024, 01:22
Shunsuke__Nakamura 24-05-2024, 00:32
Maxaqueen 24-05-2024, 00:24