placardpt
Importante vitória sobre o Famalicão

Respira, Estoril!

O Estoril foi letal nas poucas ocasiões de golo que criou, aproveitou a baixa intensidade ofensiva do Famalicão e conseguiu uma (muito) importante vitória por 1-0, que lhe permite estar cada vez mais perto do objetivo da manutenção.

A luta pela manutenção jogava-se na Linha de Cascais, com o Estoril a receber o Famalicão. Do lado canarinho, o treinador Vasco Seabra, privado de Tiago Araújo, promovia a titularidade de Wagner Pina, João Marques e Fabrício. Já do lado famalicense, Armando Evangelista colocava Mihaj e Aranda no lugar dos castigados Gustavo Sá e De Haas, além de Puma na ala.

A genica dos jovens

Ambas as equipas precisavam de pontos e o jogo começou animado, com Cádiz a obrigar Carné, com um remate de fora da área, a defesa apertada logo no primeiro minuto. O Famalicão entrou pressionante, com vontade de ter bola, e dificultou a primeira fase de construção do Estoril, o que lhe permitiu ter mais bola. Contudo, os famalicenses estavam algo dependentes das iniciativas individuais de Chiquinho e Puma nas alas - Aranda algo desaparecido no meio - e Cádiz foi sendo pouco servido, o que fez o seu ataque estagnar.

Estoril fez o 1-0 @Kapta+
O Estoril, por sua vez, foi tentando manter as habituais dinâmicas nas alas, mesmo sem Guitane, e coube a Fabrício tentar substituir o francês ao nível de movimentos e arrancadas - até pelas parecenças no pé esquerdo -, mas a diferença era notória e a equipa ia sentindo algumas dificuldades em potenciar os alas e dar vida ao seu ataque.

Acabou por ser o jovem centrocampista Mateus Fernandes quem deu vida aos canarinhos. Sempre a bom ritmo e a insistir nas permutas posicionais e diagonais para as salas, o médio emprestado pelo Sporting combinou bem na direita e, aos 34', cruzou com conta, peso e medida para o segundo poste, onde surgiu Rodrigo Gomes - outro dos mais atrevidos e intensos, mas pouco apoiado na esquerda - a finalizar bem, com a bola no ar, para o desejado golo inaugural. Estava feito o 1-0 e o Famalicão precisava de responder na 2ª parte.

Insistir vagarosamente

O Famalicão precisava de mostrar algo mais e voltou a entrar pressionante, com linhas mais subidas, o que, mais uma vez, dificultou a construção do Estoril e causou alguns erros. Numa dessas vezes, aos 55', Bernardo Vital perdeu a bola em zona proibida, na direita, e permitiu a Puma cruzar rasteiro para o coração da área. Cádiz tinha tudo para marcar, mas Carné fez uma defesa enorme.

Evangelista tentou mexer com a equipa @Catarina Morais / Kapta +
O Famalicão não conseguiu manter essa pressão, mas foi o suficiente para fazer descer as linhas do Estoril, que passou a apostar quase por completo na transição. Percebendo esse início de cansaço, Armando Evangelista tentou refrescar a equipa e fez entrar Sorriso - para lateral -, Filipe Soares e Limatta. Com a «autorização» do Estoril, o Famalicão assumiu as rédeas e foi jogando constantemente em ataque organizado, em busca de uma brecha para empatar o jogo.

Havia muito por jogar e tempo para o Famalicão tentar algo, mas os minhotos estavam com claras dificuldades em penetrar no último terço e ia-se restringindo ao perigo em algumas bolas paradas. O final de jogo foi disputado quase na totalidade no primeiro terço defensivo caseiro, mas o Famalicão nunca conseguiu realmente impor a devida intensidade com bola e o Estoril aproveitou para se defender devidamente e vencer por 1-0. Este resultado deixa o Estoril bastante mais próximo do objetivo da manutenção.

jogos históricos
U Domingo, 28 Abril 2024 - 18:00
Estádio António Coimbra da Mota
Manuel Oliveira
1-0
Rodrigo Gomes 34'

ESTÁDIO

Estádio António Coimbra da Mota
Lotação8 000
Medidas105x68
Inauguração1939
Positivo
Futuro

Num jogo que não foi do mais alto nível, quem mais se destacou foram os jovens do Estoril, nomeadamente Mateus Fernandes e Rodrigo Gomes, uma dupla que está emprestada e que certamente vai deixar saudades aos adeptos canarinhos.

Negativo
Pouca Fama

Houve pouco Fama, no geral. Claro que os famalicenses estavam mais confortáveis na classificação, mas podiam ter feito mais, especialmente na 2ª parte, quando o Estoril começou a baixar as suas linhas e a dar mais espaço para ter bola.

Forma
Estoril Praia
2023/2024
39J
14V
8E
17D
66-62G
FC Famalicão
2023/2024
33J
9V
12E
12D
40-43G
O Árbitro

O árbitro Manuel Oliveira teve um jogo positiva, sem grandes casos para ajuizar e foi gerindo bem a partida. O ritmo de jogo ajudou.

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
ESTORIL PRAIA
EMPATE
FC FAMALICÃO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EnormeSCB
2024-04-29 00h57m por Maxaqueen
Nesta recta final perdeu um pouco terreno para o Heriberto que, apesar de ser um bom jogador, não é nenhum portento.
Por isso é que também lanço a dúvida.
Parece ser muito irregular ainda e com 22 anos seria esperada já outra estabilidade exibicional.
Outra vez sopa?
2024-04-29 00h49m por miguelcarvalho244
Temos sempre 4, 5 craques de topo da liga. Temos sempre melhores jogadores do que 15 e até já foi 16 equipas em 18. No papel. Parabéns ao Estoril, jogou como todos jogam contra nós, a receita é simples e funciona sempre. Excelente o rapaz do Braga emprestado. Fez tudo. Parecia que jogava contra o Vitória;)
EN
Maxaqueen
2024-04-29 00h36m por EnormeSCB
Para mim continua a ser uma excelente aposta a contratação do João, são fases, todos passam por elas. A intensidade, a qualidade técnica e a capacidade fisica continuam lá e com 22 anos o João tem tudo para explodir na próxima época com um treinador que já mostou muita capacidade de retirar o melhor dos seus jogadores. Quanto ao Rodrigo Gomes, que época incrivel está a fazer, não sei se encaixará no modelo do Daniel mas só vendia por um valor irrecusável caso contrário será também ele uma ótima adição ao plantel para 24/25.
OrgulhoBracaro
2024-04-28 23h48m por Maxaqueen
Eu acho que a grande dúvida neste momento é saber se efectivamente o João Marques foi uma boa aposta do Braga.
No início da temporada foi uma das grandes revelações e parecia ser uma aposta certeira, mas na segunda volta do campeonato eclipsou-se chegando à recta final do campeonato mais como suplente que titular no Estoril.

Enquanto que o Rodrigo Gomes e Mateus Fernandes conseguiram manter uma regularidade muito interessante ao longo do campeonato, o João Marques pareceu mais intermitente.
Rodrigo Gomes
2024-04-28 21h08m por OrgulhoBracaro
Aqui está um belo dilema para 24/25.
Vender ou manter?
A verdade é que por cá eram exibições medíocres atrás de exibições medíocres mas no Estoril deu um salto qualitativo.
Mas lá está corremos o risco de poder desvalorizar o jogador caso tenha uma época igual aquelas anteriores à atual. E o será que poderá render a lateral direita numa defesa a 4?
Mas pior que o VG não deve fazer, acho eu.
Estoril
2024-04-28 20h41m por moumu
Boa vitória, espero que isto não ponha o BFC em dificuldades ainda temos 2 jogos em casa acessiveis e vamos ao Dragão mas agora é preciso dar tudo e não deixar as decisões para a ultima jornada.

OUTRAS NOTÍCIAS

Playbook RBR
Destaque
Rúbrica Diária
Celtics precisaram de prolongamento para bater Pacers Os Boston Celtics precisaram de um prolongamento para vencer os Indiana Pacers no jogo 1 da final da conferência Este. E bem podem ...