placardpt
Estoril Praia bate Portimonense

Ultrapassagem a fundo

A 26ª jornada da Liga Portugal Betclic floresceu na Amoreira, esta sexta-feira, com um jogo de enorme importância para as conta do fundo da tabela. Depois de cinco jogos consecutivos sem vencer, o Estoril Praia ultrapassou e empurrou o Portimonense para a zona vermelha, graças a um triunfo pela margem mínima. 

A equipa de Paulo Sérgio teve momentos de aparente esclarecimento e por muito pouco não chegou ao empate, mas o golo de Cassiano, durante a segunda parte, adensou a crise alvinegra. São agora quatro jogos sem sequer marcar...

Névoa de ideias

Jogos do fundo da tabela podem, por vezes, ser alguns dos mais entusiasmantes, especialmente quando a temporada se vai aproximando do final. Naturalmente, podem também ser exatamente aquilo que muitos adeptos esperam - fracos e desinteressantes. Neste caso em específico, passou pelos dois cenários.

Além de ser um duelo em que as duas equipas mostraram debilidades que explicam o estatuto de aflitos, este foi também marcado, especialmente na primeira parte, por constantes paragens. Ainda assim, pelo meio do nevoeiro da Amoreira, tão prevalente na fase inicial da partida, houve alguns momentos de destaque individual...

Sete jogos sem vencer, quatro sem marcar @Rogério Ferreira / Kapta+
Para a surpresa de poucos, Carlinhos ia sendo o elemento do Portimonense que insistia em dar entretenimento. Abriu o jogo com um grande disparo, logo no minuto inaugural, e mais tarde voltou a testar os reflexos de Marcelo Carné com outro remate de fora da área. Pelo meio, foi amarelado por uma falta dura sobre Mateus Fernandes.

Do lado do Estoril Praia, o destaque individual surpreendeu ainda menos. Rodrigo Gomes, ala emprestado pelo SC Braga, criou duas ocasiões de lances aparentemente inofensivos, graças à sua veloz condução pela faixa esquerda. Depois, aos 40´, teve nos pés a maior ocasião do jogo até ao momento, quando foi isolado por um belo passe picado de Zanocelo. Atirou por cima, para o desespero dos adeptos.

Cassiano aproveitou, Portimonense não

A equipa visitante ainda conseguiu fechar a primeira parte por cima, conseguindo uma das suas melhores ocasiões no jogo. Foi o imprevisível Hélio Varela que chegou à área e tentou finalizar, só para ser travado por um corte decisivo de um defesa do Estoril Praia. Foi Vital, literalmente.

Nessa mesma baliza, depois do arranque da segunda parte, a formação da casa conseguiu um golo de enorme impacto para as contas da permanência. Foi Cassiano que comandou as celebrações, efusivas, após ter beneficiado de um corte incompleto ao remate de Wagner Pina para fazer o 1-0!

Vitória importante para os da casa @Liga Portugal
Alarme para os alvinegros, que tentaram reagir a partir do banco. Paulo Sérgio lançou a velocidade de Gonçalo Costa e de Jasper, à procura de evitar nova derrota, mas a produção ofensiva ia deixando a desejar. Surgiu apenas uma oportunidade verdadeiramente flagrante, mas Carlinhos, que já várias vezes tinha apostado na longa distância, nem de perto conseguiu marcar.

Até ao fim, o Portimonense mostrou estar ciente da gravidade de uma derrota neste jogo. Subiu, arriscou e visou a baliza canarinha em várias ocasiões, sem sucesso. A maior ocasião foi também a última. No derradeiro lance do jogo, Pedrão, isolado, atirou ao lado! Lá está, a tal emoção de duelos a fundo...

Positivo
Pontos importantes

Duelos do fundo da tabela valem, por vezes, bem mais do que três pontos. Ao bater um adversário direto, o Estoril ultrapassou-o e entregou ao mesmo as responsabilidades da zona vermelha na tabela. É também um importante regresso às vitórias, depois de uma infeliz série em que os canarinhos somaram apenas um ponto em cinco jornadas.

Negativo
De mal a pior

era de Paulo Sérgio ao comando do Portimonense tem tido várias temporadas em que o arranque foi melhor que o fecho. Esta parece não ser exceção, com a equipa a chegar a uma fase de sete jogos sem vencer e quatro jogos sem marcar. Se não arrebitar nas jornadas que faltam até ao fim, a descida de divisão é uma hipótese válida...

Forma
Estoril Praia
2023/2024
35J
13V
6E
16D
63-59G
Portimonense
2023/2024
30J
8V
6E
16D
32-59G
O Árbitro

Um enorme susto com a pirotecnia que acompanhou a entrada das equipas em campo. Fora os memes que daí possam surgir, não houve qualquer impacto da arbitragem neste jogo.

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Descidas
2024-03-16 05h00m por moumu
Aposto no Vizela e no Chaves com o Portimonense no play off.
RV
Descidas
2024-03-15 23h52m por RVL22
Aposto no Vizela e no Portimonense com o chaves no play off
Portimonense
2024-03-15 22h23m por afonsofarinha
É agora ou nunca ou anunciam a saída do Paulo Sérgio ou assumem que a descida é o objetivo

OUTRAS NOTÍCIAS

Negócio Mistério
Podcast
Podcast zerozero
Um trator dinamarquês no meio dos galáticos? Parece estranho, mas aconteceu e na altura também pareceu estranho para o próprio Gravesen, que já confidenciou que ...