placardpt
Braga venceu por 3-1 em Vizela

Imaculado Banza

Sem muita arte, mas com engenho. O Braga venceu em Vizela por 3-1, num jogo que parecia controlado, mas em que foi preciso sofrer até ao final frente à alma vizelense. Banza foi figura imaculada num feriado que poderia denominar-se de Imaculado Simon. Essende ainda assustou, mas um erro de Jardel, já com o guarda-redes na área adversária, deu o terceiro ao Braga, para consolidar a vitória.

No feriado, Banza não tirou férias

Em feriado da Imaculada Conceição, mais um duelo de minhotos. Vizela e Braga encontraram-se, vindas de momentos bem diferentes. Os vizelenses, depois de perderem no terreno do lanterna vermelha Chaves, mudaram duas peças na equipa inicial. Bruno Wilson - expulso no final do jogo - e Lacava - em compromissos com a seleção - deram o lugar a Lebedenko e Matheus Pereira. Já Artur Jorge, depois da remontada caseira diante do Estoril, mudou três homens no onze. Zalazar, Paulo Oliveira e Joe Mendes entraram para os lugares de Moutinho, Fonte e Victor Goméz.

@Catarina Morais / Kapta +

Dado o pontapé inicial no derby, foram os vizelenses os primeiros a dar sinal de perigo. Tomás Silva obrigou Matheus a uma defesa esforçada, depois de um remate cruzado da direita. De seguida, depois de um lance bem trabalhado pela ofensiva de Rainha ao Peito, foi o peito de Serdar a negar o golo inaugural aos da casa. Juntando ao infortúnio das oportunidades falhadas, chegaram as lesões. Nuno Moreira magoou-se e deu lugar a Jardel. Corriam 15 minutos de jogo. 

O Braga reagiu e, ao contrário do que aconteceu no último jogo - e na época no geral -, marcou na primeira oportunidade que teve no jogo. Joe Mendes cavalgou pela direita e serviu Banza para o tento inaugural. O goleador-mor do campeonato antecipou-se a Buntic e chegou ao 12º golo na Liga.

O Vizela não baixou com o golo sofrido e manteve-se fiel ao plano de jogo que havia implementado desde o início. A sair a jogar desde os centrais, com Essende a ser referência em apoio para os médios, que tentavam pautar o jogo desde uma zona mais avançada no terreno. O Braga, sem nunca estar totalmente confortável na partida, foi aproveitando perdas de bola do Vizela em zona recuada para atacar. Ricardo Horta foi solução na meia esquerda, mas o maior perigo surgiu pela direita - com a dupla Joe Mendes e Djaló. 

Até ao fim do primeiro tempo, tudo nivelado. A espaços, as equipas foram tendo rasgos de qualidade, mas sem tirar proveito. 

Sofrer até ao fim

À entrada para o segundo tempo, Artur Jorge lançou Bruma para o lugar de Álvaro Djaló, transladando Horta para o corredor direito. No começo, a mexida não alterou o que até havia sido o jogo. O Vizela teve a primeira oportunidade clara da metade complementar, com Tomás Silva a obrigar Matheus a uma dupla intervenção. 

O Vizela falhou, o Braga aproveitou. Zalazar cruzou da esquerda e o suspeito do costume, Simon Banza, bisou na partida com um cabeceamento potente. O golo deu tranquilidade aos bracarenses que, finalmente, pareciam confortáveis no jogo. Com mais posse, até no meio campo ofensivo, os Gverreiros tiveram nos pés de Ricardo Horta o terceiro (isolou-se do meio-campo), mas o internacional português atirou ao lado.

Como já é seu apanágio, o Vizela não deu o jogo por perdido e, mesmo depois de dez minutos de total tranquilidade bracarense, os da casa partiram à procura de reduzir a desvantagem. Paulo Oliveira tirou o pão da boca a Essende, que já tinha a baliza aberta. Desse lance, resultou um canto e Essende subiu ao terceiro ao segundo andar, antecipando-se a Matheus para colocar a bola dentro da baliza bracarense.

O golo galvanizou o público e a equipa do Vizela obrigou o Braga a algumas cautelas na parte final. Essende foi sempre o homem em foco pelos companheiros que, quer através de cruzamentos, quer em bolas nas costas tentavam fazer chegar a bola ao goleador vizelense. Já no desespero, e com Buntic na área, o Braga fechou a contagem. Jardel (infantil) perdeu a bola e Bruma, ainda longe da baliza, passou a bola ao fundo das redes.

jogos históricos
U Sexta, 08 Dezembro 2023 - 15:30
Estádio do Futebol Clube de Vizela
Cláudio Pereira
1-3
Samuel Essende 72'
Simon Banza 15' 55'
Bruma 90'

ESTÁDIO

Estádio do Futebol Clube de Vizela
Lotação6 000
Medidas105x68
Inauguração1989
Lances Capitais
15´
GOLO SC Braga!
Simon Banza marca
Simon Banza marca o seu 12º golo na prova (13 jogos)
55´
GOLO SC Braga!
Simon Banza marca
Simon Banza marca o seu 13º golo na prova (13 jogos)
72´
GOLO FC Vizela!
Samuel Essende marca
Samuel Essende marca o seu 6º golo na prova (13 jogos)
90´
+6
GOLO SC Braga!
Bruma marca
Bruma marca o seu 2º golo na prova (11 jogos)
Bruma marcou o seu 11º golo na equipa (41 jogos)
Positivo
Banza não descansa

O congolês nem aos feriados tira férias. Com mais dois golos e uma assistência, destaca-se cada vez mais na lista dos melhores marcadores. É uma força da natureza

Negativo
Infantilidade de Jardel

96 minutos, com o seu guardião na área adversária. Jardel preferiu fintar ao invés de passar ao lado para colocar na área. Egoísmo que custou caro ao Vizela e o Braga fez o terceiro...

Forma
FC Vizela
2023/2024
17J
5V
4E
8D
18-24G
SC Braga
2023/2024
25J
16V
4E
5D
59-34G
O Árbitro

Cláudio Pereira pareceu erróneo em alguns momentos, mas acertou nas decisões chave. Golo bem validado ao Vizela

Fotografias(24)

Liga Portugal Betclic: Vizela x SC Braga
Liga Portugal Betclic: Vizela x SC Braga
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC VIZELA
EMPATE
SC BRAGA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
FL
Golo legal
2023-12-09 23h05m por flaviebse
Golo absolutamente legal. O GR chega tarde com as mãos onde o jogador do Vizela chega com a cabeça. Depois simulou toque, Um frango.
Bracara_Avgvsta
2023-12-09 19h54m por redlegion
Para mim é golo legal e é só mais uma saída mal calculada do Matheus, algo que esta época já nos custou caro em Faro.
Valem os 3 pontos e agora é pensar num milagre em Nápoles.
moumu
2023-12-09 18h58m por Bracara_Avgvsta
Se o Matheus atacou a bola mais cedo do que o jogador do Vizela, como é que não chega primeiro? Numa imagem, dá para ver claramente que a bola está no meio das mãos do Matheus, e o jogador do Vizela acaba por cabecear a mão. Infelizmente, não dá para colar imagens no ZeroZero, mas no canal do VSPORTS (YouTube), no minuto 3:34, dá para ver o que eu falei. O que interessa é que os 3 pontos foram para Braga, mas a arbitragem em Portugal é muito má.
Bracara_Avgvsta
2023-12-09 04h03m por moumu
Já vi o lance em camara lenta. . . não sei se o Matheus chega primeiro à bola e não me parece haver carga sobre ele.
moumu
2023-12-08 21h24m por Bracara_Avgvsta
O Matheus podia ter feito muito melhor? Sim! Mas se analisares o lance em câmara lenta, vais ver que o Matheus chega primeiro à bola e, quando vai agarra-la, o jogador do Vizela cabeceia a mão dele
VAR
2023-12-08 20h10m por pedrinho_dgl
Voltou a chamar o árbitro ao monitor quando este tinha tomado a decisão correta. Não se percebe o critério.
Muito bem outra vez o Cláudio Pereira a manter a sua decisão pela segunda semana consecutiva.
Braga
2023-12-08 19h30m por moumu
Boa vitória fora para aquecer para o jogo contra o Napoli, Banza tem estado muito bem e acho que o Braga pode ter uma palavra a dizer pela luta do titulo se mantiver a toada vencedora. Não há falta no golo de Essende creio!
SC Braga
2023-12-08 18h17m por Bracara_Avgvsta
Foi um jogo com altos e baixos, mas a vitória acaba por ser justa. A equipa não estava bem na partida e acaba por chegar ao golo. Já tinha saudades de ler as crónicas. O Samuel Essende, ao cabecear, toca na mão do Matheus, mas para o ZeroZero é bem validado. Parece o comentador da SporTV a dizer que não era falta sobre o Banza quando o rapaz leva com o braço na cara.
Braga
2023-12-08 18h10m por redlegion
Sofrimento desnecessário, mas valem os 3 pontos antes de um série de jogos difíceis numa grande exibição de Banza e Serdar.
OrgulhoBracaro
2023-12-08 18h04m por MisticaEncarnada
Ainda não vi esse golo mas sempre achei o Matheus sobrevalorizado. É tido como um guarda redes com muita qualidade e é titular há anos e anos mas para mim não é jogador para ser titular de caras de um clube que tem como objectivo lutar pelo top 3 em Portugal. Acho que é uma posição a melhorar, olhando para o plantel do Braga, mas o mais certo é ficar para aí mais 3 ou 4 anos como titular, a não ser que algum clube Árabe ou Brasileiro o queira antes.
Braga
2023-12-08 17h58m por SCBFAN
Foi um jogo muito tremido e acabamos por ter períodos de tempo onde ficamos encostados ás cordas. Os melhores foram os centrais, principalmente Serdar, Banza e Zalazar.
Resultado muito importante porque vamos entrar num ciclo de jogos muito difíceis dos quais devemos perder alguns pontos.
Vizela Braga
2023-12-08 17h53m por OrgulhoBracaro
Grande jogo de Serdar, e mais um erro de Matheus a dar em golo.
Todos culpam a qualidade dos defesas e temos razão para tal, mas quando não são os defesas a meter água é o Matheus.
Este ano tem sido cada infantilidade que faz lembrar o Matheus 2016. . .
Por mim a revolução na defesa começava pelo guarda redes, metam o Hornicek que fez uma ótima exibição no outro dia com o Portimonense.

O Borja também é fraco que dói, muita gente a elogiar e tal, mas é muito fraco.
EN
Banza
2023-12-08 17h49m por EnormeSCB
A verdadeira máquina de golos que qualidade com bola e sempre a faturar! Banza! Banza!
EN
Braga
2023-12-08 17h48m por EnormeSCB
Jogo tranquilo e vitória justíssima da melhor equipa em campo. Podíamos até ter desnivelado mais o marcador, R. Horta tem de fazer aquele golo cantado. Deu também para gerir muito bem a equipa e agora seguimos rumo a Nápoles.

OUTRAS NOTÍCIAS

Seleção AA
Selecionador justificou as suas escolhas
Poucas horas depois de anunciar a lista de 26 convocados para o Campeonato da Europa de 2024, Roberto Martínez concedeu uma entrevista à Sport TV na qual explicou algumas das suas ...