placardpt
X
Casa Pia bate Portimonense

O Ganso venceu... e foi Justo!

É uma nova era em Rio Maior, a casa emprestada em que o Casa Pia ainda não tinha conseguido vencer nesta Primeira Liga, uma vez que esse infortúnio foi riscada por Pedro Moreira logo à primeira tentativa.

O pós-Filipe Martins, no que ao campeonato diz respeito, começou com um triunfo por 1-0 na receção ao Portimonense. Fora a inédita festa caseira, destaca-se o fim de uma série de dois meses e meio sem qualquer triunfo nesta prova: já não acontecia desde a quinta jornada!

Desperdício acumulado

Foram 22 faces sisudas que entraram em campo para fechar este sábado de futebol de Primeira Liga. Não só pelo minuto de luto silencioso por dois adeptos casapianos, mas principalmente porque ambas as equipas chegaram a este jogo depois de terem sido eliminadas da Taça de Portugal no fim de semana passado, atribuindo agora ainda maior importância ao campeonato.

O Casa Pia tentava inverter a fraca forma que levou à mudança de treinador, enquanto o Portimonense, mais confortável na tabela, procurava mostrar uma boa reação às goleadas sofridas frente ao SC Braga. O jogo não parecia particularmente promissor em termos de qualidade de futebol e potencial para golos, ainda assim, a verdade é que ambas as equipas se mostraram capazes no plano ofensivo.

Tiago Dias foi dínamo ofensivo dos gansos, que por Soma e Vasco Fernandes deixaram escapar ocasiões flagrantes. Os visitantes conseguiram criar ainda mais perigo, com as bolas paradas de Gonçalo Costa em evidência, mas Carrillo e Dener desperdiçaram na cara de Ricardo Batista. Ao intervalo, era evidente que ambas as equipas conheciam o caminho para a baliza, mas nenhuma mostrava boa relação com as redes.

Uma estreia a marcar, outra de lamentar

A ausência de Ângelo Neto pesava aos homens de Pedro Moreira - assim como Paulo Sérgio lamentou não ter Carlinhos -, mas acabou por ser uma bênção para o Casa Pia.

No lugar do brasileiro surgiu Samuel Justo, que não se deixou afetar pelo amarelo que viu cedo (até foi o outro médio, Pablo Roberto, que saiu ao intervalo por Beni Mukendi) e fez uma exibição digna de homem do jogo! O jovem de 19 anos, emprestado pelo Sporting, estreou-se a marcar na Primeira Liga com aquele que seria justamente o único golo do jogo, ao picar a bola sobre o guarda-redes adversário.

Seria um golo importantíssimo para o Casa Pia, que assim se colocou no caminho dos três pontos, inéditos em Rio Maior. Conseguiram controlar sem bola, limitando a produção ofensiva do Portimonense, e durante 40 minutos apanharam um só susto...

Foi Midana Cassamá, guineense de 21 anos, que ficou a centímetros da estreia de sonho. Apareceu isolado e bateu o guarda-redes, com uma bola que passou do lado errado do poste. A noite foi a tempo de se tornar em pesadelo nos descontos, quando o jovem algarvio viu o vermelho direto por uma cotovelada infantil. Não estivesse já praticamente selado o destino dos pontos, custaria ainda mais.

jogos históricos
U Sábado, 02 Dezembro 2023 - 20:30
Estádio Municipal de Rio Maior
Gustavo Correia
1-0
Samuel Justo 55'

ESTÁDIO

Estádio Municipal de Rio Maior
Lotação12 000
Medidas105x68
Inauguração2003
Lances Capitais
55´
GOLO Casa Pia AC!
Samuel Justo marca
Samuel Justo marca o seu 1º golo na prova (8 jogos)
90´
+3
Cartão vermelho para Midana Cassamá (Portimonense) Midana Cassamá vê o seu 1º vermelho na prova (1 jogos)
Positivo
Pedro Moreira

Não se pode dizer que tenha revolucionado o Casa Pia, ou sequer que tenha sido melhor do que a versão apresentada por Filipe Martins no fim do seu extenso reinado, mas o treinador escolhido pela direção do Casa Pia deu este sábado um grande passo para o sucesso, tanto no clube como na carreira, ao vencer na sua estreia na Primeira Liga.

Negativo
Portimonense de poucas armas

Até começou melhor no jogo e certamente lamentará as ocasiões perdidas no decorrer do primeiro tempo, mas era seu dever criar muitas mais no segundo. O Portimonense foi completamente anulado assim que o Casa Pia baixou as linhas, limitando o impacto das cavalgadas de Jasper, e por isso é de forma justa que regressa ao Algarve sem pontos.

Forma
Casa Pia AC
2023/2024
18J
7V
6E
5D
18-15G
Portimonense
2023/2024
16J
6V
3E
7D
21-32G
O Árbitro

Zero minutos de compensação na primeira parte e quatro na segunda: números ajustados e que reforçam o papel da arbitragem num jogo de muito tempo útil. Claro que o relógio acabou por ir até aos 90+8, devido ao incidente de Midama Cassamá, que foi a VAR, já em cima do fim da partida.

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
CASA PIA AC
EMPATE
PORTIMONENSE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Já pouco me interessa. . .
2023-12-03 12h52m por PortimonDesdePiqueno
A indiferença começa a instalar-se sobre esta equipa. A paixão, outrora entusiasmante, vai esmorecendo. Já pouco resta da tolerância para com os desaires, os erros, as falhas grosseiras. A paciência e a esperança num projecto desportivo vencedor está a esgotar-se. 11 anos depois da SAD tomar conta do futebol profissional continuamos na indigência competitiva. Arrastamo-nos na cauda da classificação, sofrendo sempre para garantir a manutenção. Esta época, temo que isto não acabe bem. ...ler comentário completo »
Jogo
2023-12-03 01h26m por moumu
2 equipas que ainda podem passar mal no final da liga.
Pior
2023-12-03 00h01m por H2OReturns
Que o cepo do Filipe Martins não deve fazer.
Spezia de Lisboa
2023-12-02 23h38m por O_Pestinha666
Devido aos resultados anteriores e com a deslocação ao Dragao na proxima jornada era fundamental ganhar este jogo.
Cassamá
2023-12-02 23h37m por macroBIONIC
É preciso ser muita burro para fazer aquilo. Expulsão completamente evitável. Eu se fosse o treinador não o punha a jogar mais esta época.

OUTRAS NOTÍCIAS

UEFA
UEFA decide alargar programa experimental
A UEFA informou, esta quarta-feira, em comunicado, que Portugal é um dos países abrangidos pelo alargamento do programa experimental que permite a assistência em pé de ...
22-05-2024 15:47E1