placardpt
Avançado foi figura e marcou o golo da vitória

«O Programa do Jô»

Em agosto de 2022 o Brasil perdeu um dos seus grandes humoristas, Jô Soares. A icónica figura do humor brasileiro teve como uma das suas últimas aventuras na televisão um talk-show, ao estilo norte-americano, chamado «O Programa do Jô». Ora, porque quem escreve era fã, aproveita-se este jogo entre o Chaves e o Vizela para se fazer uma curta lembrança de Jô Soares, já que a figura da partida e o homem que valeu os três pontos aos flavienses é também conhecido por Jô, neste casa Batista. 

Pois é, o avançado brasileiro, marcou o golo que valeu a vitória (2-1) ao Chaves contra o Vizela, esteve muito perto de marcar outros golos e ajudou a equipa de Moreno (trocou seis peças em relação à última derrota, inclusive o guarda-redes) a terminar com uma série de três derrotas. Para além disso, a equipa da casa venceu um rival direto na luta pela manutenção e acabou mesmo com o bom momento do Vizela.

Sofrer e saber reagir

@Catarina Morais / Kapta +
O jogo foi sempre entretido e foi sempre interessante. Logo nos primeiros minutos viu-se isso mesmo e cedo apareceu Jô. O avançado finalizou uma excelente combinação pela esquerda e um ótimo cruzamento de Langa. Nesse momento só não festejou porque Buntic não deixou.

Ora, mas há momentos em que se nota o mau momento de uma equipa e o Chaves teve um claro exemplo. Do remate de Jô surgiu um canto e desse canto um cabeceamento para fora. O Vizela ganhou pontapé de baliza, bateu-o curto e com calma e, mesmo assim, apanhou a equipa da casa completamente desposicionada. Diogo Nascimento recebeu completamente sozinho ao meio, encontrou Lacava completamente sozinho na esquerda e este ofereceu o golo a Essende.

Nesta fase acaba por ser preciso dar mérito à equipa do Chaves que não se deixou entrar numa eventual espiral negativa e conseguiu reagir quase de imediato. Jô  (quem mais?) ficou perto do empate por duas vezes e, numa delas, tirou tinta ao poste com um remate rasteiro. O Vizela estava a conseguir sair bem com a bola, mas estava cada vez mais recuado. Ficava a ideia que era propositado, para explorar a velocidade, mas nunca o conseguiu fazer bem.

O empate adivinhava-se e chegou mesmo, numa grande penalidade convertida por Héctor, o segundo melhor marcador do campeonato. Estava traçado o cenário para uma reta final de primeira parte de pressão do Chaves, mas não foi o que aconteceu. A equipa de Moreno, de forma estranha, desligou e só não foi a perder para o intervalo porque Lacava viu o golo da jornada ser negado pelo poste e porque o árbitro não marcou uma possível grande penalidade para os visitantes, por mão de Langa.

Sem ideias para recuperar

@Catarina Morais / Kapta +
A segunda parte começou praticamente com o justo momento de consagração de Jô Batista. O avançado respondeu a um serviço de Sanca e, com um toque subtil, fez o 2-1.

Era agora a altura do Vizela jogar em ataque posicional e empurrar o Chaves para a sua área, mas...não deu. A equipa minhota teve um verdadeiro apagão de criatividade e até aos descontos simplesmente não voltou a rematar. Aliás, mesmo nos descontos o remate foi do central de Bruno Wilson, sem qualquer nexo, do meio da rua e terminou na bancada.

DIogo Nascimento e Samú estavam sempre muito recuados para colocar qualidade perto da área do Chaves e, por isso, nem ao passar a jogar com dois avançados e dois extremos abertos, Pablo Villar transformou a equipa em perigosa. Aquela expressão de nos diz que por vezes não basta colocar avançados para se atacar bem foi completamente confirmada esta sexta-feira à noite. A equipa de Trás-os-Montes limitou-se a estar muito organizada, a defender bem e voltou às vitórias.

Como se escreveu na antevisão, a luta pela manutenção faz-se em muitos momentos e não só na reta final. Uma vitória contra um adversário direto em dezembro pode ter um peso incrível em abril. Brilhou Jô Batista e recordou-se Jô Soares.

U Sexta, 01 Dezembro 2023 - 20:30
Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
Luís Godinho
2-1
Héctor Hernández 30' (g.p.)
Jô Batista 48'
Samuel Essende 13'
Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
Lotação8 400
Medidas103x68m
Inauguração1949
FaseCampeonato
JornadaJornada 12
Lances Capitais
13´
GOLO FC Vizela!
Samuel Essende marca
Samuel Essende marca o seu 5º golo na prova (12 jogos)
30´
GOLO GD Chaves
Héctor Hernández marca de grande penalidade!
Héctor Hernández marca o seu 8º golo na prova (12 jogos)
48´
GOLO GD Chaves!
Jô Batista marca
Jô Batista marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
A Chave

Jô já tinha ameaçado várias vezes e no início da segunda parte, com um desvio subtil, deu mesmo os três pontos ao Chaves.

O Árbitro

Jogo com lances complicados. Acertou no penálti do Chaves e acertou ao reverter, na segunda parte, um possível penálti sobre Nuno Moreira, do Vizela.

Controlou bem o jogo, depois de ter sido obrigado a mostrar vários amarelos cedo.

Porém, parece ter existido uma grande penalidade para o Vizela, nos descontos da primeira parte, que não foi marcada. A bola bate no braço de Langa, que, apesar de estar de costas, não está numa posição natural.

O Melhor
Reação do Chaves

Com vários resultados negativos seguidos, quando o Chaves sofreu o golo temeu-se que a equipa fosse cair numa espiral negativa. Até começou por acontecer isso, mas a equipa de Moreno reagiu e empatou. Depois o Vizela cresceu, mas o Chaves aguentou-se até ao intervalo. Depois, voltou a marcar e geriu muito bem o jogo.

O Pior
Falta de ideias

Depois de ter terminado a primeira parte por cima, o Vizela entrou a perder no segundo tempo e teve de ir à procura do golo. Nessa fase, até final da partida, a equipa minhota não conseguiu criar um lance de finalização e de perigo. Muito pobre o jogo ofensivo.

Forma
GD Chaves
2023/2024
14J
3V
3E
8D
16-32G
FC Vizela
2023/2024
16J
5V
4E
7D
17-21G

Fotografias(20)

Liga Portugal Betclic: Chaves x Vizela
Liga Portugal Betclic: Chaves x Vizela
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
GD CHAVES
EMPATE
FC VIZELA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Jogo
2023-12-02 12h29m por ricardocunha251
Vizela melhor na primeira parte, Chaves melhor na segunda, arbitragem horrível!
Regresso ao passado
2023-12-02 10h52m por Bluething
Voltou o campeonato e com ele os génios do apito.
A exibição de Godinho foi pura e simplesmente deplorável.
Um árbitro mau num sector péssimo.
Jogo fraco
2023-12-02 00h22m por ValentesTransmontano
Valeu pelos 3 pontos. O Vizela tem ali 2 ou 3 jogadores muito interessantes, sobretudo o Lacava.

Quanto ao Chaves, um grande jogo do Kelechi, que tem sido dos mais consistentes esta época.

O Moreno tem de ter mais calma. Parece um Sérgio Conceição dos pobres. Quer expulso em todos os jogos? Ainda por cima é burro, é óbvio que quanto mais protestar mais o árbitro vai demorar a acabar o jogo. Além disso, se o líder é nervoso, a equipa é nervosa. Começo a ...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Negócio Mistério
Podcast
Podcast zerozero
Um trator dinamarquês no meio dos galáticos? Parece estranho, mas aconteceu e na altura também pareceu estranho para o próprio Gravesen, que já confidenciou que ...