placardpt
Rio Ave esteve na frente, Gil conseguiu reagir

O espetáculo dos insatisfeitos

2023/11/12 17:56
E0

Foi com um empate (1-1) que terminou o duelo a opor Gil Vicente e Rio Ave. Separadas por dois pontos à entrada para o certame, as distâncias mantém-se entre duas formações que foram do menos bom a um espetáculo emotivo, depois de selada a recolha aos balneário. Expectante no primeiro tempo, o Rio Ave voltou mais expedito, tendo valido a rápida reação de Vítor Campelos nas mexidas efetuadas logo de seguida. No rescaldo, fica a divisão de pontos que certamente não satisfaz em pleno nenhuma das comitivas.

Entre duas equipas conhecidas por praticar futebol positivo, a tarde deste domingo não foi exceção no Cidade de Barcelos. Sem vencer para a Liga desde o início de outubro, pertenceu aos Galos a pulsação inicial de um desafio onde a formação da Caravela muito fez para responder no mesmo tom, ainda que mais na expetativa, na procura de eventuais erros gilistas a sair em ataque organizado.

Apesar do encaixe tático evidente em alguns períodos - Gil resguardou-se em 4-4-2 no momento defensivo, Rio Ave apresentou-se num 5-3-2 -, Costinha sacudiu a monotonia inicial junto das balizas e obrigou o regressado Andrew a uma defesa atenta. O momento traduziu-se num curto período de supremacia vilacondense, devidamente anulada pelo Gil até perto da meia hora.

Entre lances de futebol apoiado, bolas paradas ou aproveitamento da pressão sobre a defensiva forasteira, os Galos procuraram a ribalta, ficando perto desse objetivo pelo alto patrocínio de Roko Baturina. À entrada da área, o ponta de lança croata ficou a escassos centímetros de dar vantagem à equipa de Vítor Campelos.

Até à recolha aos balneários, o caudal vilacondense e o canto do Galo esmoreceram e, com exceção feita ao remate com selo de golo de Emmanuel Boateng que Andrew afastou - com origem numa perda comprometedora de Né Lopes -, só o toque no braço para hipotético castigo máximo do central gilista voltou a agitar as hostilidades.

Por fim, os dotes de artista!

Para a segunda etapa, os pupilos de Luís Freire modificaram o ADN por completo e, com maior agressividade sobre o portador da bola e outra objetividade, encurralaram os minhotos junto à sua área, também fruto da grande influência das ações de Guga e Costinha e companhia.

Miguel Monteiro fez a estreia a marcar pelo Gil Vicente @Catarina Morais / Kapta +

Por essa altura, o assédio à baliza de Andrew tornou-se uma constante e a vantagem rioavista uma confirmação inevitável. Oportunista, Miguel Nóbrega empurrou para o 0-1, depois de surgir ao segundo poste, na recarga a um primeiro ensaio de Boateng na resposta a um livre à esquerda.

Insatisfeito com o rumo dos acontecimentos, Vítor Campelos não perdeu tempo, lançou Tidjany Touré e Miguel Monteiro para o lugar dos apagados Martim Neto e Baturina e o efeito não tardou a chegar.

Lançado na profundidade por Pedro Tiba, coube ao jovem da cantera gilista deixar tudo igual, em grande estilo. Rodeado por três oponentes, Miguel Monteiro disferiu um arco perfeito desde a quina da área vilacondense e levou o Cidade de Barcelos à combustão sonora.

Até ao fim, a incerteza tomou conta dos acontecimentos e as duas equipas dispararam em direção à baliza oposta sem peso na consciência. Tiba sobressaiu na condução do jogo gilista, Boateng manteve-se uma dor de cabeça gigante para a defensiva gilista (vilacondenses voltaram a contestar, desta vez, um penálti sobre o ganês) e Murilo obrigou Jhonatan ao reflexo mais incrível da tarde.

No balanço final, ninguém saiu satisfeito, ficando ainda assim mais uma bela imagem das equipas de média gama da nossa liga.

jogos históricos
U Domingo, 12 Novembro 2023 - 15:30
Estádio Cidade de Barcelos
Miguel Nogueira
1-1
Miguel Monteiro 66'
Miguel Nóbrega 56'

ESTÁDIO

Estádio Cidade de Barcelos
Lotação12 032
Medidas105x68
Inauguração2004
Lances Capitais
56´
GOLO Rio Ave!
Miguel Nóbrega marca
Miguel Nóbrega marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
Miguel Nóbrega marcou o seu 1º golo na equipa (20 jogos)
66´
GOLO Gil Vicente!
Miguel Monteiro marca
Miguel Monteiro marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
Positivo
Reentrada do Rio Ave, reação gilista

Se o primeiro tempo deixou algo a desejar, sobretudo da meia hora em diante, o segundo tempo alterou-se de forma radical. Com uma postura arrojada no regresso dos balneários, o Rio Ave dificultou a vida ao Gil Vicente, abriu o ativo e motivou a resposta gilista. Resposta essa que dinamizou o espetáculo para uma última meia hora frenética e imprevisível.

Negativo
Primeira parte pouco objetiva

Se os primeiros instantes trouxeram a sensação de que o dinamismo se ia rapidamente apoderar dos acontecimentos, a posse de bola longe da baliza de Jhonatan por parte do Gil e a expetativa do Rio Ave, durante esse período, não beneficiaram a vertigem da partida

Forma
Gil Vicente
2023/2024
13J
4V
2E
7D
25-24G
Rio Ave
2023/2024
14J
3V
3E
8D
16-23G
O Árbitro

Com critério disciplinar largo, apesar de ter apitado muitas vezes durante o encontro, Miguel Nogueira teve em dois lances dentro da área gilista, os mais complicados de todo o encontro. Ainda assim e, para a redação zerozero, o juiz do encontro tomou duas decisões acertadas.

Fotografias(17)

Liga Portugal Betclic: Gil Vicente x Rio Ave
Liga Portugal Betclic: Gil Vicente x Rio Ave
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
GIL VICENTE
EMPATE
RIO AVE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EAinda não foram registados comentários...

OUTRAS NOTÍCIAS

Tema do Dia
Ponto de Vista
Médio assegurado pelas águias
Médio luxemburguês já assinou pelas águias e vai ser cara nova para 2024/25. Luís Rocha Rodrigues detalha que jogador é este médio, em resposta a cinco ...