placardpt
Resultado gordo no regresso do Gil às vitórias

Terá sido da paragem?

Como é que é a expressão? «Para todos as discussões há dois lados», ou algo do género...Pois é, este jogo é mesmo o poster para esse «dizer». É que há sempre um assunto que levanta imensas dúvidas, especialmente a quem vos escreve. Será que as paragens para seleções ajudam? Pois bem, saiu-se de Barcelos sem resposta. Ajudou o Gil Vicente e parece ter prejudicado (e muito) o Estoril, avaliando pelos primeiros 60 minutos.

Eram duas equipas que chegam a esta jornada exatamente iguais. Três pontos, série de derrotas (duas para o Estoril e três para o Gil) e futebol não muito atrativo. Por isso, quando chegou a paragem para seleções, o aproveitamento dessas duas semanas tinha o potencial para ser igual. Não foi. Aliás, pode-se até dizer que foi o exato oposto. O Estoril teve uma tarde para esquecer (aquela primeira parte...) e o Gil Vicente voltou às vitórias como uma exibição que começou por encantar, mas que terminou a preocupar. Algo estranho de se dizer sobre uma equipa que marcou cinco golos, mas já lá vamos.

Caro Álvaro, que entrada foi esta?

@Manuel Morais / Kapta+
Não demorou mais do que quatro/cinco minutos para se perceber que algo não estava bem no Estoril. Perdas de bola, passes sem nexo e muito gesticular entre jogadores. E bom que se perceba uma coisa: sim, o Gil entrou melhor, mas a diferença de qualidade nos primeiros 30 minutos foi imposta pelo Estoril. A equipa da Linha esteve tão mal, que nem foi preciso um grande Gil Vicente para chegar à vantagem ainda dentro dos primeiros dez minutos (bom remate de Pedro Tiba, num lance em que o Estoril «partiu» e ficou tudo a ver).

Chegava a motivar sorrisos na bancada, e até na zona de imprensa, ver a forma como o Estoril se estava a apresentar. Holsgrove parecia que só conseguia passar para trás e a saída de bola terminava, invariavelmente, com um pontapé para a frente. Ainda assim, sem que nada o pudesse prever, o empate esteve muito perto de acontecer. Antes disso, convém dizer que o Gil ficou muito perto de fazer 2-0, numa recuperação alta e num lance em que Dani Figueira negou o golo a Depú (excelente aposta para o 11).

Então, o Estoril teve duas oportunidades seguidas e o golo só não apareceu por manifesto azar. Primeiro, Volnei, de livre, acerta no poste e ainda viu Cassiano falhar a recarga de forma quase escandalosa. Depois, Leonardo Buta, numa desatenção impressionante, isolou Heri, mas este perdeu-se em toques e só rematou à figura.

Estes momentos deram esperança a um descontente Álvaro Pacheco, mas depois disso... descalabro. Dois ataques do Gil e dois golos. Primeiro por Maxime Dominguez (teve tempo para correr, rematar, ganhar a própria recarga e fuzilar) e depois, de grande penalidade a castigar uma mão ostensiva de Heri, por Murilo.

Reagir, mas com os mesmos problemas

Sem grandes surpresas, Álvaro Pacheco fez três mexidas ao intervalo e ao fim de cinco minutos já estava a reduzir, de grande penalidade, por Cassiano. O Estoril estava mais capaz no ataque, era claro isso, mas os problemas eram atrás, especialmente na zona mais recuada do meio-campo. De tal forma que, pouco depois do 3-1, Félix Correia fez o 4-1, novamente com um remate à entrada da área, onde encontrou muito espaço.

@Manuel Morais / Kapta+
E, porque era uma tarde dessas, até aos 61 minutos foram mais dois golos, só para castigar quem não estivesse totalmente atento. Primeiro o 5-1 (Depú a responder de cabeça a um canto) e depois o 5-2 (João Marques a aproveitar um ataque rápido). Para quem possa ter perdido a conta, em pouco mais de 15 minutos, quatro golos em Barcelos.

Perceba-se que a vitória dos minhotos é justa, mas aquilo que se assistiu nos minutos finais foi um descalabro em todos os sentidos. Quem esteve no estádio terá ficado com a imagem de Vítor Campelos na memória. Certamente que o técnico, com as mãos na ancas, se estava o perguntar: «o que raio está a acontecer??» Cada vez que o Estoril ia ao ataque era um lance de perigo. Cassiano teve dois lances claros de golo (um no poste e um em que chega atrasado), depois, o mesmo Cassiano, fez um golo de bicicleta estrondoso.

Os duelos, que antes eram todos conquistados pelos gilistas, passaram para os de verde e até os adeptos começam a ficar com a ideia que se o jogo tivesse muito mais tempo e os três pontos podiam mesmo fugir. Será que os jogadores do Gil Vicente desligaram totalmente do jogo? Campelos terá de perceber isso.

Para fechar, convém reconhecer que não é todos os dias que se pode assistir a oito golos num só jogo. Muitos erros. fases negras (de ambas as equipas), mas o que fica é uma vitória de 5-3 (!) e muitas preocupações para Álvaro Pacheco, mas também (algumas) para Vítor Campelos.

jogos históricos
U Domingo, 17 Setembro 2023 - 15:30
Estádio Cidade de Barcelos
João Gonçalves
5-3
Pedro Tiba 9'
Maxime Dominguez 39'
Murilo Souza 45' (g.p.)
Félix Correia 54'
Depú 56'
Cassiano 51' (g.p.) 84'
João Marques 61'

ESTÁDIO

Estádio Cidade de Barcelos
Lotação12 032
Medidas105x68
Inauguração2004
Lances Capitais
GOLO Gil Vicente!
Pedro Tiba marca
Pedro Tiba marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
39´
GOLO Gil Vicente!
Maxime Dominguez marca
Maxime Dominguez marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
44´
GOLO INVALIDADO Estoril Praia
Cassiano atirou a contar junto à quina da pequena área, mas estava em posição irregular e o lance foi prontamente invalidado
45´
+2
GOLO Gil Vicente
Murilo Souza marca de grande penalidade!
Murilo Souza marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
51´
GOLO Estoril Praia
Cassiano marca de grande penalidade!
Cassiano marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
54´
GOLO Gil Vicente!
Félix Correia marca
Félix Correia marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
56´
GOLO Gil Vicente!
Depú marca
Depú marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
61´
GOLO Estoril Praia!
João Marques marca
João Marques marca o seu 3º golo na prova (5 jogos)
84´
GOLO Estoril Praia!
Cassiano marca
Cassiano marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
Positivo
Golos, golos e mais golos

Podia ser elogiada a exibição dos primeiros 60 minutos do Gil, mas acaba por ser mais importante destacar os oito golos. Remates de fora da área, penáltis, contra-ataques, cantos e até de bicicleta. Deu para tudo. É verdade que muitos deles chegam através de problemas dos adversários, mas foram oito.

Negativo
Desnorte estorilista

A entrada é péssima e o arranque da segunda parte (apesar do golo) também. Tanto desnorte, erros, passes falhados e até discussões entre colegas. Felizmente a equipa reagiu na reta fina, porque senão poderia ser muito complicado justificar uma exibição destas.

Forma
Gil Vicente
2023/2024
6J
2V
0E
4D
13-10G
Estoril Praia
2023/2024
7J
3V
0E
4D
17-14G
O Árbitro

Jogo sem grandes casos e com duas grandes penalidades que não deixaram dúvidas. Arbitragem boa.

Fotografias(25)

Liga Portugal Betclic: Gil Vicente x Estoril
Liga Portugal Betclic: Gil Vicente x Estoril
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
GIL VICENTE
EMPATE
ESTORIL PRAIA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Estoril
2023-09-18 06h26m por moumu
Parece que o problema está na defesa, estranho terem deixado João Marques no banco ele vinha-se destacando mas acho que não devem passar por grandes aflições se derem uns retoques na defesa.
GatoPreto
2023-09-18 00h15m por Maxaqueen
Quanto à defesa do Estoril, não se pode esperar muito com um extremo adaptado a lateral (Tiago Araújo) e um central fraquito ainda por cima adaptado também a lateral (Volnei).
De centrai até nem estão mal apetrechados, mas com tantos "buracos" por todos os lados, é difícil dar conta do recado.
Arshavin
2023-09-17 22h04m por PotentEagle
Certíssimo. O zerozero tem mal contabilizado como assistência do Dominguez.
Arshavin
2023-09-17 21h48m por PotentEagle
O primeiro, quarto e quinto golos têm todos outro assistente. O terceiro é de penálti. Só o segundo não tem ninguém e pela descrição no relato foi uma recarga, por isso não há assistência do Martim mesmo que tenha sido ele a fazer o passe para o Dominguez. Por mim era melhor que tivesse feito a assistência, para ganhar confiança, pois ainda é um ativo do Benfica.
10
Félix correia
2023-09-17 17h45m por 10Valdo
Muito bom jogador. O regresso a Portugal fez-lhe bem, está a começar a jogar com maior regularidade a nível professional.
Na 2 metade da época passada, foi sem dúvida dos melhores jogadores do marítimo e dos poucos que deixou sinais positivos, sem dúvida alguma um jogador talentoso e que, a ganhar mais consistência, estará num clube com outras ambições ou num campeonato melhor.
FC
Jogo
2023-09-17 17h42m por Fcpflaw2506
Foi um jogo bem entretido com bastantes golos e bastantes erros defensivos também. O Gil quando está em dia sim, consegue chegar facilmente ao ultimo terço do terreno e criar bastantes desequilibrios por causa do Dominguez que é um jogador acima da média e também Murillo que regressou bem. O único problema foi um relaxamento habitual devido à margem muito folgada do marcador. Buta esteve muito mal e aquele Gbane é terrivel! Não sei como é que este jogador chegou cá sequer.

Do...ler comentário completo »
CHUVA DE GOLOS
2023-09-17 17h38m por grove_street
Tenho começar a ver os jogos de GIL VICENTE e ESTORIL DE PRAIA . Já não é a primeira vez que jogos destas equipas acaba com muitos golos .

OUTRAS NOTÍCIAS

Benfica
Excerto do episódio 40 do Ataque Rápido
Neste excerto do episódio 40 do Ataque Rápido, Luís Rocha Rodrigues critica Roger Schmidt mas deixa no ar a possibilidade de uma «perturbação» ...