placardpt
Vitória venceu Estrela, na Amadora

Afinal, há boas ressacas

O futebol regressou à Reboleira. Houve festa e bom futebol (a espaços na 1ª parte, melhor na 2ª). No final, o Vitória SC ressacou da melhor forma da eliminação europeia, aproveitando a expulsão precoce de Miguel Lopes para bater o recém-promovido Estrela da Amadora por 0-1, mas não sem antes sofrer (bastante) e ver uma boa réplica dos tricolor, mesmo com uma a menos.

14 anos depois, a Reboleira voltava a receber um jogo da Primeira Liga portuguesa e, curiosamente, voltava a ser um duelo entre Estrela da Amadora e Vitória SC. Do lado do recém-promovido Estrela, Sérgio Vieira apostava no onze base da época passada, sem quaisquer reforços a titulares. Já do lado vitoriano, recentemente eliminado da Europa, Moreno promoveu quatro mudanças no onze titular, com as entradas de Manu Silva, Bruno Gaspar, Zé Carlos e Jorge Fernandes para os lugares que pertenciam a Tomás Handel, André Amaro, Miguel Maga e Tounkara.

Tudo a expulsão mudou

Com o Estádio José Gomes muito bem preenchido - 4300 espetadores - e em clima de festa, Estrela e Vitória deram o pontapé de saída e desde cedo se percebeu que existia algum encaixe tático nos desenhos (3x4x3 de um lado e 3x52 do outro) e ideias das duas equipas. Os de Guimarães mostravam-se mais pacientes com bola e iam procurando chamar a pressão adversária, para fazer subir o bloco tricolor e explorar as diagonais de Jota e André Silva entre os centrais adversários. O Estrela, por sua vez, era mais assertivo com bola e procurava, quase sempre (e em demasia), a profundidade do trio ofensivo, sem grande sucesso.

Jota esteve endiabrado @Kapta+
O jogo, no entanto, sofreu um grande revés à passagem do minuto 21, quando Miguel Lopes fez um passe terrível e para tentar emendar fez um carrinho, para impedir Jota Silva de ir para a baliza. O árbitro acabou por considerar que este era o último defesa - algo que parece incorreto, pela proximidade de Gaspar - e expulsou o central português, sem verificar a decisão no VAR, deixando os tricolores reduzidos a dez. Ora, os vitorianos foram rápidos a aproveitar, cresceram e três minutos depois inauguram o marcador, por Jota Silva, na sequência de um canto batido na esquerda, onde surgiu ao primeiro poste, isolado, a cabecear. 

Numa primeira instância, a expulsão e o golo fizeram bem ao jogo. O Estrela assumiu a linha de quatro defesas e teve que se reajustar, mudando processos, e isso deu mais espaço ao Vitória, que subiu linhas e conseguiu explorar com maior frequência as movimentações da dupla ofensiva e acrescentar médios ao ataque. Isto deu aos estrelistas espaço para tentar explorar a profundidade, mas apenas o fizeram com sucesso por uma vez, com Regis, embora em posição irregular. Contudo, não tardou a que o jogo baixasse abruptamente de ritmo e ficasse algo massudo no final da 1ª parte.

Segunda parte

Em desvantagem numérica e no marcador, Sérgio Vieira regressou do balneário com a clara ambição de conseguir algo mais e fez entrar Kikas e Léo Cordeiro, retirando Regis e Aloísio, para refrescar a equipa e a verdade é que o Estrela entrou com uma atitude bem distinta, com mais vontade de ter bola e trabalhar processos. Perante esta iniciativa, o Vitória pareceu aceitar e resguardou-se um pouco mais defensivamente, algo que abriu o jogo, visto que havia espaço (bastante) para a transição vimaranense. Mas o Estrela não se deixou ficar.

Ambiente incrível na Reboleira @Kapta+
Corajoso com bola, o Estrela estava a conseguir chegar à área adversária com relativa facilidade, mas ia pecando ao nível da decisão no último terço e facilitava a vida de um trio defensivo vitoriano que ia controlando bem a profundidade, apesar da maior abertura dos alas. Contudo, o Vitória SC estava com dificuldade em «matar» o jogo do outro lado - nem mesmo guiado pelo grande apoio dos seus adeptos - e havia espaço a crença na Amadora. Jota Silva teve essa oportunidade aos 79', talvez no único erro de Kialonda Gaspar no jogo, mas, na cara do golo, atirou à figura.

O relógio avançava e não abrandava. O Estrela cada vez mais sabia que nada tinha a perder e foi conseguindo, apesar da desvantagem numérica (que cada vez mais parecia não existir), encostar o Vitória à sua área. Aos 85', Léo Jabá acertou em cheio no poste e parou os corações no José Gomes. O sofrimento foi-se prolongando, a Reboleira foi puxando (algo que faltou durante o jogo, na verdade), mas o Vitória aguentou-se e acabou a vencer por 0-1. Há ressacas muito piores que esta.

jogos históricos
U Domingo, 13 Agosto 2023 - 18:00
Estádio José Gomes
Manuel Oliveira
0-1
Jota Silva 24'

ESTÁDIO

Estádio José Gomes
Lotação9 800
Medidas105x68
Inauguração1957
Lances Capitais
21´
Cartão vermelho para Miguel Lopes (Est. Amadora) Miguel Lopes vê o seu 1º vermelho na prova (1 jogos)
24´
GOLO Vitória SC!
Jota Silva marca
Jota Silva marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
90´
+10
Cartão vermelho para Sérgio Vieira (Est. Amadora)
Positivo
Um novo Vitória

Havia encaixe tático, mas o Vitória SC sabia onde explorar a defesa tricolor e fez bom uso de jogar com dois avançados, ao invés dos três da época passada. André Silva e Jota parecem crescer neste formato (embora tenham menos bola no pé) e o miolo reforça-se.

Negativo
Estrela com pouco brilho

Faltou brilho ao Estrela da Amadora ao longo de toda a 1ª parte, mesmo antes da 1ª parte. Os comandados de Sérgio Vieira foram demasiado repetitivos ao nível de processos e mostraram-se limitados, facilitando a vida adversária. A 2ª parte foi bem melhor.

Forma
Est. Amadora
2023/2024
1J
0V
0E
1D
1-3G
Vitória SC
2023/2024
2J
1V
0E
1D
4-4G
O Árbitro

O árbitro Manuel Oliveira pareceu excessivo na decisão do vermelho direto a Miguel Lopes, principalmente porque parece usar o argumento de ser o último homem e não de ser fora de tempo ou agressiva em demasia. Um lance que marca o jogo, embora não tenha errado mais.

Fotografias(20)

Liga Portugal Betclic: CF Estrela da Amadora x Vitória SC
Liga Portugal Betclic: CF Estrela da Amadora x Vitória SC
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
EST. AMADORA
EMPATE
VITÓRIA SC

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
JOGO
2023-08-14 10h09m por orgulhovermelho
Eu pergunto-me como é que este Manuel Oliveira arbitra na primeira liga?! Fácil resposta, os amigos mantêm-no na arbitragem, o tal que já foi visto em alguns jogos no camarote no dragão. Que arbitragem péssima como faz a maior parte das vezes a prejudicar claramente o Estrela da Amadora que não merecia ter perdido o jogo. Estamos na primeira jornada e já se vêm erros e critérios que não lembram a ninguém, mas como é óbvio isto só mudaria com árbitros estrangeiros.
Krato e Ruben_Ferreira
2023-08-13 22h31m por f1950
Se achas que é a perder tempo e a jogar para o pontinho com duas oportunidades caídas do céu como ontem que estão a pensar fazer isso tudo. . .

Ruben, é a prova de como está cada vez mais difícil uma SAD minoritária de ser uma boa solução infelizmente, seria uma medida urgente para o meu Paços mas com o presidente já a preparar os adeptos para não subirem. . .
Ruben_Ferreira
2023-08-13 21h57m por f1950
E os investidores, mesmo com aquelas regras da UEF que enfim, não podem adiantar algumas verbas?
Estrela
2023-08-13 21h17m por VerdeRubroCSM
A vossa estadia na primeira liga termina daqui a 33 jornadas.
WI
tiger1974
2023-08-13 20h54m por wijo
Que ?
Moreno
2023-08-13 20h51m por tiger1974
Demitiu-se
VSC
2023-08-13 20h48m por moumu
Vitória saborosa o ano passado também marcaram poucos golos e sofreram poucos. Para o Estrela pena a expulsão precoce que até lutaram pelo empate mas prontos foi jogo de estreia já é bom voltar à 1ª liga.
RV
Estrela
2023-08-13 20h38m por RVL22
Começamos com o pé esquerdo mas podíamos ter saído com outro resultado se não fosse a expulsão do Mika Lopes.
Creio que falta um medio criativo, com outra magia a ligar o meio campo á frente de ataque. Alguém com Diogo Leitão, Diogo Pinto (regressos) ou Hugo Félix por empréstimo
Ruben_Ferreira
2023-08-13 20h36m por f1950
Se quiserem o Paços ainda está de braços abertos para receber o Butzke. . . não sei se foi contigo que falei na altura mas continuo sem perceber como deixaram escapar ou nem equacionaram o Nigel Thomas que espero que não se perca na Dinamarca.

De resto muitos desses problemas ainda vem dos tempos do Carlos Freitas, o novo tudólogo do Canal 11 depois de ter feito mais uma borrada na Bélgica, certo?
WI
Guimarães
2023-08-13 20h15m por wijo
Enquanto tiverem o Moreno a treinador não podem pedir muito mais

O gajo após a eliminação tinha de ser despedido e só não foi porque é o único que aceita receber um salário de 3 liga senao for menos
Vitória da treta
2023-08-13 20h14m por SportingCP2023
Viram-se à rasca, a jogar com mais um. Próximo jogo perdem.

OUTRAS NOTÍCIAS

Negócio Mistério
Podcast
Podcast zerozero
Um trator dinamarquês no meio dos galáticos? Parece estranho, mas aconteceu e na altura também pareceu estranho para o próprio Gravesen, que já confidenciou que ...