placardpt
Sporting venceu aos 90+8 o Vizela

Os matadores disfarçam os fantasmas

A entrada prometeu e parecíamos estar perante um novo Sporting, guiado por um Gyokeres que deixou água na boca e em dois lances, e dois minutos, bisou e deliciou os adeptos, mas a 2ª parte trouxe os fantasmas do passado leonino e em dois minutos o Vizela deixou todos preocupados em Alvalade. No final, foi o «patinho feio» Paulinho, aos 90+8, a salvar o leão. Um daqueles golos poéticos para o leão vencer por 3-2.

Era o arranque oficial da nova época para o Sporting e Alvalade contava com casa praticamente lotada. Do lado leonino, Rúben Amorim chamou ao onze inicial Geny Catamo, para jogar na ala, e Daniel Bragança, mas o grande destaque foi a titularidade do avançado sueco Viktor Gyökeres, grande contratação deste mercado de verão. Já no Vizela, o estreante Pablo Villar apresentava algumas novidades no onze inicial, com destaque para os reforços Diogo Nascimento, Samuel Essende e Rafael Bustamante.

Que matador!

Havia curiosidade para perceber como se ia apresentar esta nova versão do Sporting e o primeiro quarto de hora foi suficientemente esclarecedor. Dinâmico ofensivamente, mais vertical através dos alas, com os extremos a construir pelo meio e a pressionar altíssimo, sufocando por completo o Vizela, que parecia sem resposta para o leão logo a abrir e limitava-se a jogar direto, sem qualquer sucesso.

Perante isto, o golo inaugural do Sporting parecia uma mera inevitabilidade e foi aí que Gyokeres se apresentou a Alvalade - a transbordar de alegria e com uma energia distinta da época passada -, e de que maneira! O primeiro apontamento de classe do sueco surgiu aos 14', num trabalho exímio de ponta de lança dentro da área, onde tirou um adversário do caminho com um belo drible e atirou a contar para o 1-0. Era o primeiro de Gyokeres de leão ao peito, mas o sueco não se ficou por aqui e no minuto seguinte, assim que o Vizela saiu (mal) do meio campo, conduziu o contra-ataque e sozinho fez o 2-0. Que apresentação!

Gyokeres entrou a todo o gás @Kapta+
Com uma boa almofada, conseguida em grande estilo, o Sporting baixou por fim o ritmo de jogo e deixou o Vizela respirar um pouco mais. Os comandados de Pablo Villar conseguiram, por fim, ter alguma bola no pé, mas continuavam a não ser nada perigosos, limitando-se a explorar a velocidade do solitário Samuel Essende e alguns cruzamentos, fáceis para os leões. O Sporting, por sua vez, foi calculista e aproveitou esse espaço dado propositadamente para ter mais metros nas transição, onde podia ter ampliado um par de vezes, ambas por Pote, com relativa naturalidade e facilidade. Faltou eficácia.

E voltaram os fantasmas...

Depois de uma 1ª parte de grande nível, Rúben Amorim veio do intervalo à procura de algo diferente e baixou Pote para o meio campo, fazendo entrar Edwards para o lugar de Bragança - que até tinha estado bastante bem no passe vertical -, a extremo. Apesar desta mexida aparentemente ofensiva, a verdade é que o Sporting manteve a toada do final da 2ª parte e deu espaço ao Vizela. Contudo, os vizelenses continuavam algo curtos com a posse de bola, a nível ofensivo, e o jogo entrou, durante algum tempo, num registo mais massudo.

A nível ofensivo, o Sporting continuava com algum espaço para sair na transição - embora o Vizela estivesse mais organizado aquando da perda -, mas ia pecando quase sempre ao nível da decisão, com Trincão como principal culpado, apostando em demasia na jogada individual em transições onde podia servir colegas. Isto fez a turma forasteira acreditar mais e, aos 62', Diogo Nascimento finalmente testou a atenção de Adán. Com a equipa em decrescendo, Amorim voltou a mexer a olhar para a frente e promoveu a estreia em absoluto do jovem Afonso Moreira e a entrada de Paulinho, para jogar ao lado de Gyokeres.

Jogo acalmou na 2ª parte @Kapta+
Taticamente, o desenho manteve-se no 3x4x3, mas com características bem distintas, uma vez que Afonso Moreira apareceu a ala esquerdo e Paulinho ia dividindo o seu tempo entre extremo esquerdo e companheiro de Gyokeres na frente, mediante o posicionamento da bola. O Sporting parecia ter o jogo controlado, mas, se em dois minutos se construiu uma vantagem, em dois se destruiu. Aos 75', Essende foi desmarcado nas costas da defesa caseira, aproveitou uma saída incompleta de Adán (mal na fotografia) e reduziu, mas o Vizela não se ficou por aqui e aos 77' foi a vez de Nuno Moreira aproveitar um cruzamento de Tomás Silva na direita, e uma falha de marcação no coração da área, para empatar.

Eram dois minutos que podiam deitar tudo por terra, mas havia 20 minutos pela frente (8' de compensação) e era possível acabar bem a estreia. Ao contrário de outros tempos, o chuveirinho foi menos frequente e ainda se conseguiu ver algumas jogadas bem construídas pelas alas, apesar do desespero crescente. Do outro lado, o Vizela até podia ter congelado Alvalade, mas falhou na transição e teve que sofrer até ao final. Contudo, o futebol às vezes tem finais à Hollywood e foi precisamente a concorrência de Gyokeres, o «patinho feio» Paulinho, quem aos 90+8, num lance de insistência, deu a vitória por 3-2. Que final épico, impróprio para cardíacos e a mascarar um Leão de duas faces.

U Sábado, 12 Agosto 2023 - 20:30
Estádio José Alvalade
Fábio Melo
3-2
Viktor Gyökeres 14' 15'
Paulinho 90'
Samuel Essende 75'
Nuno Moreira 77'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 1
Lances Capitais
14´
GOLO Sporting!
Viktor Gyökeres marca
Viktor Gyökeres marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
15´
GOLO Sporting!
Viktor Gyökeres marca
Viktor Gyökeres marca o seu 2º golo na prova (1 jogos)
75´
GOLO FC Vizela!
Samuel Essende marca
Samuel Essende marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
77´
GOLO FC Vizela!
Nuno Moreira marca
Nuno Moreira marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
90´
+8
GOLO Sporting!
Paulinho marca
Paulinho marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
Paulinho marcou o seu 33º golo na equipa (99 jogos)
A Chave

O Sporting parecia ter este jogo na mão depois de uma entrada tremenda, sufocante, pressionante e dinâmica, a fazer lembrar a sua melhor versão, mas manchou ao deixar-se adormecer na 2ª parte, e acaba a ter que sofrer até final para vencer, desnecessariamente.

O Árbitro

O árbitro Fábio Melo teve uma partida fácil de ajuizar, em larga parte graças às duas equipas, não complicou e deixou o jogo fluir, como devia para as suas características. O seu único erro tenha sido não ter ido ver aquela bola dividida aos 86'. Não parece penálti claro, mas há espaço a essa interpretação. Ver seria o correto.

O Melhor
O novo Rei Leão

Mais pressionante, mais vertical, mais dinâmico. O Sporting entrou para esta época de cara lavada e com uma 1ª parte de luxo, onde apenas pecou por um par de lances falhados na finalização. Ser este Sporting era sinal de candidatura, mas....

 

O Pior
Fantasmas do passado

Mas voltaram os passados do passado, da inconsistência exibicional e com problemas defensivos. Amorim talvez não tenha lido o jogo da melhor forma, balanceou a equipa para o ataque e desprotegeu em demasia o miolo, mas há muito demérito da defesa leonina nos golos sofridos. Valeu o golo da salvação de Paulinho.

Forma
Sporting
2023/2024
1J
1V
0E
0D
3-2G
FC Vizela
2023/2024
3J
1V
0E
2D
4-5G
Sabia que...by playmaker stats
Segunda vitória consecutiva do Sporting em Alvalade com o golo da vitória a aparecer nos descontos:
2023/24 Paulinho (90'+8)
2022/23 Pedro Porro (90'+3)
Paulinho volta a marcar no jogo de estreia do campeonato frente ao FC Vizela (2021/22 e 2023/24).

Registo 100% vitorioso do Sporting frente aos vizelenses (11 vitórias).

Fotografias(27)

Liga Portugal Betclic: Sporting CP x FC Vizela
Liga Portugal Betclic: Sporting CP x FC Vizela
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
FC VIZELA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
ZY
SportingCP2023
2023-08-13 15h38m por zyxw4321
Nah, é tudo uma conspiração para favorecer o Sporting. E o Porto B - Tondela teve 8 minutos de descontos provavelmente só para que o Porto B conseguisse marcar um golito nos descontos.

Já no Académico de Viseu-LANK Vilaverdense, gostava de saber qual era o clube protegido pelos 9 minutos de compensação, uma vez que era um jogo sem golos até à entrada nesse período de compensação.

E o AVS SAD - Belenenses teve 8 minutos de compensação só para ver se o Belenense...ler comentário completo »
Commando79
2023-08-13 15h24m por SportingCP2023
És mesmo um nabo. Os users pedrinho_dgl e zyxw4321 explicaram o motivo de ter havido 8 minutos de compensação ou não sabes ler? Devias voltar ao ensino primário.
Bad_Company
2023-08-13 14h30m por AngelEyes
Eu tenho uma opinião um pouco impopular em relação a esse tema. Acho que o futebol iria melhorar imenso se cada parte tivesse 30 minutos e o jogo fosse cronometrado. Cada paragem, o cronómetro para. É assim no futsal e noutras modalidade e acho que a qualidade e intensidade do jogo iria aumentar imenso.
pedrinho_dgl
2023-08-13 14h10m por Commando79
Estava tranquilo, mas esta vitória com o golo decisivo no minuto 90+8 sobre o Vizela em casa está a preocupar-me.
Claramente temos candidato ao título, não é preciso esperar mais 19 anos ou lá o que é
zyxw4321
2023-08-13 14h02m por Commando79
Calma lá. . . Clube de que eu não gosto?
Eu adoro o sporting lisbon. Todos os anos me farto de rir com a comédia que produzem
Commando79
2023-08-13 13h22m por pedrinho_dgl
Tanta palavra gasta para dizer nada, isso cheira a preocupação disfarçada. Relaxa um bocadinho e preocupa te com o teu.
FC
Zyxw4321
2023-08-13 13h21m por Fcpflaw2506
O jogo do Gil foi até esse tempo pelo tempo de demora na análise ao golo que foi aos 95.
JS
Quanto ao jogo
2023-08-13 13h09m por jsilva77
Não há muito a comentar, já muito foi dito . . . Sporting a ser Sporting e . . . Amorim a ser Amorim . . . Boa dinâmica na primeira parte, e o Vizela a ser apanhado um pouco de surpresa com as movimentações do novo reforço do Vizela . . . Parecia estar a ser fácil e o Sporting acabou também por relaxar um pouco, mérito para o Vizela e o seu treinador, acabaram por acertar as marcações e aproveitar o relaxamento do Sporting, para além de alguma inépcia defensiva, acabaram por empatar e,...ler comentário completo »
ZY
Commando79
2023-08-13 13h02m por zyxw4321
Faça-me lá então da proteção que foi feita ao Braga com os 12 minutos de descontos. E quem é que foi protegido no Farense-Casa Pia, com os mesmos 8 minutos de descontos do Sporting? Até o Gil Vicente-Portimonense, que começou por ter 5 minutos de descontos, foi até aos 98.

Portanto, nos outros três jogos que houve até agora do campeonato, os descontos longos foram apenas futebol normal, mas no do Sporting já foi de propósito só para proteger. É isso, entendi bem? Se não ...ler comentário completo »
sporting lisbon
2023-08-13 12h47m por Commando79
Melhor maneira de atirar areia para os olhos hoje em dia é chamar o que não se concorda de teoria da conspiração.
É só meter o rótulo e deixar atuar.
Quando se critica a religião dos outros dá nisto, é natural e não surpreende ninguém.

Até parece que a arbitragem em portugal não é uma miséria.
Todos o sabem, tanto que raramente se vê os árbitros serem solicitados para encontros europeus ou internacionais importantes.

Todos respeitam ...ler comentário completo »
PI
Árbitros
2023-08-13 12h40m por Pirisca
Não vale a pena fazer de conta que há regras iguais para todos, isso é no papel, na prática, todos sabemos que não é assim.
Zyxw4321
2023-08-13 12h26m por Judgement
Desconhecia essa questão dos períodos, e por acaso faz sentido. Obrigado pelo esclarecimento! Vi a ficha de jogo e realmente ambas as equipas fizeram subs em 3 ocasiões no caso do Vizela e 4 no caso do Sporting pois uma delas foi o Bragança ao intervalo!
Cumps
Descontos
2023-08-13 11h41m por O_Pestinha666
Quem ficou prejudicado por serem poucos foi o Vizela.
Não foi o Pablo que disse que com o 2-2 iam jogar para ganhar?
Faltou foi tempo. . . .
ZY
Judgement
2023-08-13 10h57m por zyxw4321
Cada equipa só tem três momentos para fazer substituições, fora o intervalo. Portanto, no máximo, com 30 segundos por cada pausa de substituição, há 3 minutos extra só por causa disso, e tudo o resto virá de outras pausas (lesões, VAR, golos, livres perigosos, coisas desse género).
Tempo de compensação
2023-08-13 10h54m por Judgement
Se for concedido 30 segundos por cada substituições, visto cada equipa poder fazer 5. . . em 10 substituições são logo 5 minutos de compensação
Descontos
2023-08-13 10h48m por VerdeRubro
Não sei se foi o caso, pois não vi o jogo, nem resumos.
Mas no geral acho adequado descontos prolongados, pode ser que assim o tempo perdido em simulações e anti-jogo diminua.
ZY
Para os conspiradores
2023-08-13 10h44m por zyxw4321
O Braga-Famalicão teve 12 minutos de compensação na 2a parte. O Farense-Casa Pia teve 8. Investigue-se. . .
tenshi
2023-08-13 10h42m por pedrinho_dgl
Há uma noticia aqui no site que explica bem as novas instruções para tempos de compensação. Faz todo o sentido que seja extendido. Houve tempo perdido no VAR, nas substituições, nos golos.
O jogo do Braga passou os 100 mins, o do Gil teve 5 mins com o jogo em 5-0. Ja lá vao os tempos em que se dão 3 ou 4 mins. 8 mins é uma compensação normal.
Tenshi
2023-08-13 10h31m por Master-of-Puppets
Provavelmente por causa do tempo perdido com as substituições. . . E já avisaram que vão compensar todos os minutos perdidos, por isso, 8 minutos não é muito.
PI
Tenshi
2023-08-13 10h30m por Pirisca
Em Portugal existe um regulamento interno dos árbitros que diz que quando um dos 3 grandes chega ao minuto 90 empatado ou a perder o tempo de descontos é entre os 8 ou 9 minutos. Se o jogo estiver resolvido é de 3 a 4 minutos.
8 min
2023-08-13 10h18m por tenshi
Agora alguém pode me explicar o porque que o árbitro deu 8 minutos de compensação? Porque vizela não fez anti-jogo e não houve jogadores lesionado.
Sporting
2023-08-13 09h40m por Judgement
Que sofrimento. . .
Entrada ao nível do que se esperava, empolgado por ser o primeiro desta época em Alvalade, cedo a equipa mostrou que queria chegar ao golo. Neste capítulo praticamente toda a equipa esteve com intensidade alta, primeiros jogos da época, onde o factor físico é ainda uma questão importante, notou-se que sobretudo na primeira parte a equipa estava "fresca". De salientar o muito bom jogo de Gyokeres que, sem margem para dúvidas, é reforço de peso. Foi o melhor e...ler comentário completo »
Mais do mesmo
2023-08-13 09h39m por Master-of-Puppets
Primeiro jogo e mais do mesmo, o problema do Sporting da época passada, foi o que se viu ontem na segunda parte, é incrível como não conseguem controlar os jogos. É o próprio Sporting que permite ao adversário crescer no jogo, quando as coisas correm mal, começam a abusar nas jogadas individuais e a perder bolas umas atrás das outras, outro problema do Sporting é a baliza, Adán foi muito importante no primeiro ano, mas, comete demasiados erros para um guarda redes de equipa grande, el...ler comentário completo »
praia439
2023-08-13 04h44m por Triper
Se segues assim tanto o Sporting, deverias saber que o Morita nunca foi um médio defensivo adaptado, foi sim um 6 que foi adaptado a 8 e que funcionou muito bem por conta do seu excelente sentido posicional e não ser nenhum cepo a passar e a rematar como costuma acontecer com muitos jogos que jogam a trinco.

Também não esquecer que antes ele tinha um tal de Ugarte atrás a ser o médio "varredor" de tudo e mais alguma coisa para ele poder arriscar mais na frente.

...ler comentário completo »
Sporting
2023-08-13 02h17m por berdinho
Vale pela vitória e os dois golaços do Gyokeres. Mas o meio campo mete pena. Precisávamos de mais um médio para além do dinamarquês, vai ser curto este meio campo. E precisamos de pensar num DD.

Gyokeres é um monstro

OUTRAS NOTÍCIAS

Basquetebol
Crónica
Vitória no prolongamento contra os Pacers
Na fase a doer, Neemias pouco tem sido chamado a jogo e isso voltou a acontecer esta madrugada no jogo dos Boston Celtics. O poste português não saiu do banco na vitória (133-128) ...