placardpt
Portimonense segue em frente

Alegria algarvia em época natalícia

2021/12/21 23:41

Houve coração, emoção, muitos cartões, uma expulsão... E uma vitória para o Portimonense, que carimbou o acesso à fase seguinte da prova. Na estreia de Rui Pedro Silva como sucessor de Ivo Vieira, o Famalicão começou em desvantagem, mas beneficiou de uma expulsão de Aylton Boa Morte, autor do golo dos algarvios, e foi crescendo, criando uma avalanche ofensiva que, ainda assim, não foi suficiente para virar o jogo dentro do tempo regulamentar (nem no prolongamento). Nos penáltis, a formação da casa também não conseguiu ser feliz, com Payam a ser decisivo para a qualificação algarvia.

Génio de Aylton contra a falta de ideias

Com tão pouco tempo de trabalho era expectável que não fossem notadas grandes mudanças no Famalicão. A atitude e a intensidade fizeram-se sentir de início contra um Portimonense a atuar com uma linha de quatro atrás - ao contrário do que tem sido habitual - e com várias alterações promovidas por Paulo Sérgio.

Aylton esteve no melhor e no pior ©Kapta+
Não foi uma primeira parte muito emocionante - longe disso -, mas, pelo menos, vontade não faltou. Faltou foi o discernimento: poucos rasgos interessantes, muitos passes falhados e dificuldades evidentes em construir jogadas com critério.

Por isso, tirando uma tentativa perigosa de Batubinsika nos instantes iniciais, praticamente nada de relevante aconteceu em ambas as balizas durante largos minutos. Só Payam, numa fase mais avançada, sentiu alguns calafrios que não passaram disso mesmo.

O Portimonense apostava em bolas na profundidade e falhava em criar, mas, perto do intervalo, entrou Aylton Boa Morte em ação. Foi dele a desmarcação, criação e finalização de um lance que deixou Batubinsika em claras dificuldades para travar o extremo. Pior timing não podia ter sido para os da casa...

Do melhor ao pior

E se tinha sido preponderante na primeira parte, Aylton borrou a pintura instantes após o regresso das boxes, recebendo duplo amarelo e colocando o Portimonense numa posição de inferioridade numérica durante quase toda a segunda parte.

Rui Pedro Silva não conseguiu ser feliz na estreia ©Kapta+
A partir daí, o Famalicão cresceu e Payam, aí sim, foi obrigado a efetuar intervenções apertadas mais do que uma vez, aguentando ao máximo um resultado perigoso.

Perante esse cenário, o treinador dos algarvios reforçou o coração da defesa e refrescou o ataque, dando outro tipo de soluções a uma equipa claramente de mangas arregaçadas.

Rui Pedro Silva foi lançando peças ofensivas com o intuito de reverter a situação e a explosão de alegria aconteceu já para lá do minuto 80, com Bruno Rodrigues a desviar para o fundo das redes algarvias na sequência de um canto. A toada permaneceu idêntica - Famalicão a carregar -, mas o empate persistiu até ao apito final, forçando o prolongamento.

Muito coração

Aproveitando a natural inclinação do adversário em terrenos mais adiantados, o Portimonense conseguiu, pontualmente, criar mais perigo junto da baliza de Luiz Jr, ao passo que, do outro lado, Payam continuou a evitar males maiores para os visitantes.

Apesar das tentativas, o jogo acabou mesmo por ir ao desempate por grandes penalidades. Aí, Payam, que havia realizado várias defesas importantíssimas, voltou a ser figura, defendendo a primeira tentativa de Banza e a última de Pickel.

U Terça, 21 Dezembro 2021 - 20:45
Estádio Municipal de Famalicão
Manuel Oliveira
1-1
(2-4 g.p.)
Bruno Rodrigues 82'
Aylton Boa Morte 45'
Estádio Municipal de Famalicão
Estádio Municipal de Famalicão
Portugal
Vila Nova de Famalicão
Lotação5 186
Medidas105x68
Inauguração1952
FaseOitavos-de-Final
Lances Capitais
45´
+2
GOLO Portimonense!
Aylton Boa Morte marca
Aylton Boa Morte marca o seu 3º golo na prova (3 jogos)
51´
Cartão vermelho para Aylton Boa Morte (Portimonense)
Aylton Boa Morte vê o seu 1º vermelho na prova (3 jogos)
82´
GOLO FC Famalicão!
Bruno Rodrigues marca
Bruno Rodrigues marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
A Chave

Não há como negar: a expulsão de Aylton Boa Morte, numa fase precoce da segunda parte, teve muita influência no desenrolar da partida desde esse momento, obrigando o Portimonense a mudar de estratégia e a arregaçar as mangas face à inferioridade numérica.

O Árbitro

É verdade que decidiu bem na expulsão de Aylton - ao contrário do primeiro amarelo -,  mas a arbitragem de Manuel Oliveira não foi muito feliz. Parecia, numa momento inicial, que ia optar por um critério largo e acabou por perder a mão firme durante o encontro, levando a algumas decisões pouco acertadas.

O Melhor
Payam

A situação de suplente de Samuel Portugal não é, propriamente, agradável, mas Payam deu, em Famalicão, mostras de que pode ser uma alternativa de qualidade, revelando-se preponderante na passagem da sua equipa para a fase seguinte.

O Pior
A expulsão que mudou tudo

O Portimonense acabou por ser feliz, é certo, mas a expulsão de Aylton colocou a formação comandada por Paulo Sérgio em sérias dificuldades durante grande parte do encontro, sendo que o próprio passou a ter sentido único.

Forma
FC Famalicão
2021/2022
22J
7V
6E
9D
34-34G
Portimonense
2021/2022
20J
9V
5E
6D
24-20G

Fotografias(17)

Taça de Portugal: Famalicão x Portimonense
Taça de Portugal: Famalicão x Portimonense

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Bruno Rodrigues
2021-12-23 18h55m por PeevesThePoltergeist
Incansável este jogador.
É dos poucos, senão o único, que merece um aplauso pelo jogo de terça.
Continua assim Bruno, ainda vais fazer grandes coisas pelo Fama.
Ao resto da malta, não pensem que é por andarem a atirar camisolas para os adeptos no final do jogo que compensam o que aconteceu na terça.
É inadmissível o Famalicão não ter passado a eliminatória.
É mau de mais.
Mas nós, famalicenses, continuamos aqui para ti Famalicão.
Só não brinquem connosco. . .
statudodret
2021-12-22 10h38m por Aleaotejano
Há pouco tempo referi isso mesmo, que quem organiza os jogos do campeonato está-se a marimbar (para não dizer outra coisa) para os adeptos.

As vacas sagradas do ZeroZero ficaram ofendidas e disseram "estás a armar-te em bom samaritano, não é nada contigo". Mentalidade do futebol tuga. Abaixo de esgoto.
Taça de Portugal
2021-12-22 06h55m por zlatan_21
Uma vergonha o jogo ter sido às horas que foi.
Como haveriam ir pessoas de Portimão até Famalicão para assistir ao jogo?
O adepto é sempre o desgraçado no nosso país.
manueldesousa
2021-12-22 02h27m por PortimonDesdePiqueno
Discurso lamentável? Também preferia não ter dito o que disse, mas o facto é que é a mais pura das verdades. A começar por este jogo. Parecia que as vontades estavam todas concentradas para inclinar o campo para um dos lados. Depois a hora do jogo. Inconcebível e a mostrar que o Portimonense conta muito pouco para os que decidem. Depois há a questão da suposta ligação ao FCP. Basta apenas essa mera sugestão para que o Portimonense se transforme no ódio de estimação de mais de metade do p...ler comentário completo »
NunoLopes89
2021-12-22 01h44m por Migas29
Se achas o Penetra um cepo, que dizer do resto dos centrais do Famalicão?
Taça de Portugal
2021-12-22 01h20m por statudodret
Já muito se criticou sobre os horários dos jogos e hoje não será diferente. Como pode um jogo entre uma equipa da AF Braga e outro de AF Algarve, que jogam em pontos distintos de Portugal (ainda que o país seja pequeno), acabar quase à meia-noite? Sim, se não fosse a penaltis, acabava mais cedo, mas mesmo assim não é uma hora muito convidativa. Estamos no inverno, está de chuva, é verdade que há pessoas de férias, mas não são todas que podem se gabar disso. Parabéns ao Portimonense pela qualificação.
PortimonDesdePi queno
2021-12-22 00h43m por manueldesousa
Esse tipo de discurso é, no mínimo, lamentável e não acho que os verdadeiros portimonenses e algarvios, nele se revejam. . .
Uma CASSETE DEMASIADO GASTA!
H É R Ó I S!!!!
2021-12-21 23h49m por PortimonDesdePiqueno
Creio que esta passagem do Portimonense aos "quartos" deixou muita gente aziada.

OUTRAS NOTÍCIAS

Benfica
Excerto do episódio 40 do Ataque Rápido
Neste excerto do episódio 40 do Ataque Rápido, Luís Rocha Rodrigues critica Roger Schmidt mas deixa no ar a possibilidade de uma «perturbação» ...