placardpt
Cónegos golearam em Barcelos

Eia Moreirense! Nunca te tínhamos visto assim

O Moreirense voltou aos triunfos de uma forma retombante. Em Barcelos, no único local onde ninguém tinha vencido, os cónegos golearam (1x5), ganharam pela primeira vez com Ricardo Soares e fizeram cinco golos na Liga, algo que nunca tinham conseguido.

O sabor da derrota em casa, para a Liga NOS, era algo que ninguém em Barcelos, mesmo que por lá já tivessem passado adversários como o FC Porto, Braga e Vitória de Guimarães, talvez por isso a entrada dos galos não tenha sido tão concentrada como é habitual.

O Moreirense, esse, mostrou rapidamente que sabia os terrenos a pisar para ir depenando o galo: Meio campo compacto, velocidade na alas e esperança na criatividade de Bilel e Gabrielzinho.

©Vítor Parente / Kapta+
Ricardo Soares não podia ter sonhado melhor início, pois logo aos cinco minutos já estava ganhar, graças ao golo de Filipe Soares, mas para trás já tinha reclamado de uma grande penalidade sobre Fábio Abreu e Filipe Soares já tinha colocado a defesa do Gil Vicente em sentido.

 

Reagir com calma e sofrer na apatia

O Gil Vicente tentou parar o grande arranque do Moreirense pegando na bola. A equipa de Vítor Oliveira começou a criar a partir de trás e aos poucos ganhou metros graças a boa relação de Kraev com a bola, a forma ativa como Sandro Lima vinha buscar jogo atrás e puxava os colegas para o ataque, mas os homens de Ricardo Soares estavam juntinhos a segurar o perigo.

Na pressa de chegar ao empate o Gil Vicente esticou a manta e deixou a defesa desamparada e o Moreirense aproveitou. Em boa verdade se deva escrever que os Cónegos nunca usar a estratégia do chutão, foram sempre muito organizados na forma como chegavam ao ataque e por isso mesmo o perigo junto da baliza de Denis era constante.

©Vítor Parente / Kapta+
Sem surpresas o segundo golo chegou para os minhotos do concelho de Guimarães após uma excelente finalização de Gabrielzinho - que estreia com a camisola do Moreirense - após assistência de Bilel.

 

Xeque-Mate do xadrez cromático

A segunda parte trouxe um Gil Vicente mais acutilante e, simultaneamente, com mais pressa. Vítor Oliveira meteu Naidji, a equipa passou a jogar em 4x4x2, com Kraev a descair para a direita, com um claro objetivo de passar a jogar de forma mais direta para os avançados.

O problema do Gil Vicente era mesmo o facto de Bilel estar completamente endiabrado e colocou a nu as debilidades da defesa gilista em geral, e de Henrique Gomes de forma particular.

©Vítor Parente / Kapta+
O franco-argelino voltou a descobrir uma linha de passe que desmontou a defesa do galo e Fábio Abreu fez o terceiro golo do Moreirense.

 

Arrumar o jogo com a mesma ideia

Os homens de Ricardo Soares tinham o jogo completamente controlado e ganho, mas como o jogo ainda não tinha acabado o Moreirense continuou com a missão de fazer de explorar o que estava a fazer bem. Mesmo depois de ter feito as substituições os Cónegos mantiveram a linha de criar bem de forma apurada e num contra-ataque notável Filipe Soares fez o 0x4 e, acabado de entrar, Pedro Nuno com um chapéu perfeito fez a mão cheia de golos.

O Gil Vicente ainda reduziu por Samuel Lino, só para estragar a tarde a roçar a perfeição do Moreirense de Ricardo Soares.

jogos históricos
U Domingo, 02 Fevereiro 2020 - 15:00
Estádio Cidade de Barcelos
Tiago Martins
1-5
Samuel Lino 80'
Filipe Soares 5' 68'
Gabrielzinho 21'
Fábio Abreu 52'
Pedro Nuno 77'

ESTÁDIO

Estádio Cidade de Barcelos
Lotação12 032
Medidas105x68
Inauguração2004
Lances Capitais
GOLO Moreirense!
Filipe Soares marca
Filipe Soares marca o seu 1º golo na prova (19 jogos)
21´
GOLO Moreirense!
Gabrielzinho marca
Gabrielzinho marca o seu 1º golo na prova (9 jogos)
52´
GOLO Moreirense!
Fábio Abreu marca
Fábio Abreu marca o seu 5º golo na prova (18 jogos)
68´
GOLO Moreirense!
Filipe Soares marca
Filipe Soares marca o seu 2º golo na prova (19 jogos)
77´
GOLO Moreirense!
Pedro Nuno marca
Pedro Nuno marca o seu 2º golo na prova (17 jogos)
80´
GOLO Gil Vicente!
Lino marca
Lino marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
Positivo
Bilel onde estavas?

Bilel tem pouco mais de mil minutos jogados esta temporada em 20 jogos e depois do jogo frente ao Gil Vicente ganhou um excelente cartão de visita para apresentar aos adversários. Precisão, pressão, decisão e criatividade. Onde estavas Bilel?

Negativo
A defesa do Gil

O Gil Vicente gozava do estatuto de ter uma defesa impenetrável e os seis golos que tinha sofrido em casa eram a melhor forma de demonstrar esse estatuto. Frente ao Moreirense sofreu cinco golos. Serve de reflexão para os gilistas.

Forma
Gil Vicente
2019/2020
25J
8V
7E
10D
26-31G
Moreirense
2019/2020
22J
6V
6E
10D
31-33G
O Árbitro

Tiago Martins esteve a um excelente nível. Próximo dos lances, sem dificuldade para decidir, sendo que o fez sempre bem. Até na forma como controlou os lances de maior virilidade o juíz de Lisboa soube ter o jogo na mão.

Fotografias(15)

Liga NOS: Gil Vicente x Moreirense
Liga NOS: Gil Vicente x Moreirense
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
GIL VICENTE
EMPATE
MOREIRENSE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EAinda não foram registados comentários...

OUTRAS NOTÍCIAS

Tip do Dia
A sugestão diária do zerozero
Depois de ter ganho o campeonato alemão pela primeira vez, o Bayer Leverkusen vai tentar conquistar a Liga Europa contra a surpreendente Atalanta: 👉🏼Xabi Alonso tem podido ...