placardpt
X
FC Porto vence em Pina Manique

Dragões sentiram-se em Casa, agora faltam as Chaves

Final marcada para Trás-Os-Montes. O FC Porto não deu hipóteses no Estádio Pina Manique e mesmo com 10 mudanças no onze, a equipa de Sérgio Conceição venceu (0x3) o Casa Pia e somou a segunda vitória em dois jogos. Seis pontos, tal como o Desportivo de Chaves, que recebe os azuis e brancos a 22 de dezembro. Uma final antes de acabar o ano.

Preparar o festejo para a segunda parte

Apesar de ser, há muito, uma espinha na garganta portista, que nunca teve oportunidade para gritar de felicidade pelo título da Taça da Liga, mesmo que, umas vezes ou outras, seja dado menos valor à competição, Sérgio Conceição mostrou confiar na capacidade do plantel para bater um Casa Pia praticamente arredado da prova e com muito sofrimento pela frente na Segunda Liga. Por isso, no onze inicial dos dragões só houve um sobrevivente: Wilson Manafá.

Os regressos dos festivos Saravia e Uribe foram motivos de interesse na altura em que se ficaram a conhecer os onzes. Saravia seria um nome muito repetido (e até trocado) durante a partida, mas já lá vamos. Apesar das muitas alterações, os dragões apresentaram-se com a tática habitual, mas com Luís Diaz na posição de avançado, ao lado de Soares, numa altura em que os avançados azuis e brancos passam por alguns problemas físicos.

Pinto da Costa foi espectador atento ©Vítor Parente / Kapta+

Com Nakajima na esquerda, mas a fletir para o centro, e Bruno Costa como médio interior, os laterais foram os principais destaques ofensivos na equipa de Conceição. Manafá teve um remate cruzado que criou perigo, Saravia esteve em várias incursões pela direita, umas mais conseguidas do que outra, mas defensivamente sentiu sempre dificuldades, mesmo sem que o Casa Pia estivesse a fazer uma exibição particularmente interessante do ponto de vista ofensivo.

Os casapianos tentavam, acima de tudo, manter a organização, mesmo que as trocas posicionais do ataque portista por vezes arrastassem marcações e abrissem espaços, que demoraram mais do que o esperado a serem aproveitados. A superioridade portista era clara e parecia mesmo uma questão de tempo até ser traduzida no marcador. Mesmo que no bloco de notas pudesse haver algum apontamento negativo, Conceição poderia sentir que para chegar a Chaves com seis pontos bastava colocar um pouco mais de intensidade na segunda parte e juntar a isso uma capacidade de acerto que nem Soares (que falhanço sem qualquer pressão) e Luis Díaz não tiveram. O golo apareceria mesmo, mas vindo de um jogador tão improvável como desaparecido durante a temporada.

Saravia (ou Saraiva?) a abrir a porta ainda sem Chaves

Sem grande brilhantismo na primeira parte, acabaria por ser o regressado Saravia a desbloquear o marcador e a abrir ainda mais espaços para uma vitória que foi tranquila e para um resultado que se avolumou na segunda parte. O pendor ofensivo do lateral na primeira parte tinha sido interessante, mas até aqui sem golos. Um habitué para o argentino, que ainda não tinha qualquer golo na sua carreira como profissional. Passou a ter e logo de cabeça. O momento foi tão especial (e pouco habitual) e o golo de cabeça, em antecipação ao guardião casapiano, foi tão surpreendente que até fez o speaker trocar o nome. «Golo do FC Porto, marcou Saraiva». Não foi bem assim, mas para os dragões (e para o lateral) pouco importava.

A via estava aberta e até final não apareceu qualquer operação STOP. O resultado que podia ter acontecido na primeira parte apareceu na segunda e até podia ter sido mais dilatado. A inédita dupla de avançados estava apenas a conhecer-se e com mais espaço passou a aparecer o acerto. Luis Díaz, em arco, fez o segundo e deu logo o lugar a Corona, Soares ficou em campo e redimiu-se da perdida da primeira parte.

Tudo natural, sem surpresas e com a possibilidade de, finalmente, vencer a Taça da Liga ainda ai à porta. Falta agora encontrar as Chaves para a final four. Fica para dia 22, num confronto de Valentes que promete.

U Quinta, 05 Dezembro 2019 - 20:15
Estádio Pina Manique
Vítor Ferreira
0-3
Renzo Saravia 50'
Luis Díaz 68'
Tiquinho Soares 72'
Estádio Pina Manique
Lotação2 574
Medidas105x66
Inauguração1954
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo D
Lances Capitais
50´
GOLO FC Porto!
Renzo Saravia marca
Renzo Saravia marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
68´
GOLO FC Porto!
Luis Díaz marca
Luis Díaz marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
72´
GOLO FC Porto!
Tiquinho Soares marca
Tiquinho Soares marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
A Chave

Regresso dos balneários: O FC Porto veio mais objetivo dos balneários e se na primeira parte tinham ficado claras as diferenças, no segundo tempo não demoraram muito a dar em golo. Foi voltar com vontade de decidir.

O Árbitro

Alguns erros dos assistentes de Vítor Ferreira, em situações de fora de jogo que não foram assinaladas. Por uma vez podia ter sido um erro decisivo, não fosse Soares desperdiçar. Tirando isso, foi uma arbitragem tranquila.

O Melhor
Segunda parte portista

A equipa de Conceição entrou em campo com mais atitude competitiva e ainda mais móvel do que no primeiro tempo e com isso surgiram os golos. Os dragões quiseram evitar surpresas e entraram com tudo na segunda parte. Uma atitude que fez a diferença.

O Pior
Diferenças inultrapassáveis

O Casa Pia procurou manter a partida viva, mas sempre sem conseguir criar oportunidades verdadeiras de golo. O campeonato da equipa de Rui Duarte não é este e para além das mexidas do treinador, a equipa nunca deu sinais de conseguir ultrapassar as diferenças. Kenidy foi o único a tentar remar contra a maré.

Forma
Casa Pia
2019/2020
17J
4V
2E
11D
14-25G
FC Porto
2019/2020
23J
17V
2E
4D
45-15G
Sabia que...by playmaker stats
Diogo Costa ainda não tinha nascido quando o último guarda-redes do FC Porto tinha ficado os 5 primeiros jogos nos dragões sem sofrer golos (450 minutos):
2019 Diogo Costa
1996 Hilário
1986 Mlynarczyk
Sérgio Conceição continua invicto na Taça da Liga com o FC Porto (7 vitórias e 4 empates, 21 golos marcados e 8 sofridos).

Em 2019/20, ainda não sofreu golos nas duas primeiras jornadas do grupo, o que acontece pela 2.ª ocasião nos dragões.

Fotografias(20)

Allianz Cup: Casa Pia x FC Porto
Allianz Cup: Casa Pia x FC Porto
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
CASA PIA AC
EMPATE
FC PORTO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
dani_82
2019-12-06 23h54m por Ultras-__FCP
Em resposta ao teu parágrafo relativo à eliminatória da Champions esqueces-te do Mbemba, que é só o nosso melhor central em contraste com o Marcano que tem sido um buraco constante, logo já são 3 alterações e uma delas, Uribe, foi chave, uma vez que quando o colombiano entrou já perdíamos por 0-3 e depois da entrada dele tivemos uma recuperação bastante significativa, o que não choca porque a posição 8 é chave no nosso sistema, portanto sim, acredito que com, particularmente, Mbemba e ...ler comentário completo »
SO
Porto
2019-12-06 13h26m por SomosPorto1989
Evidentemente não estamos assim tão mal como alguns dizem, verdade que a eliminação da Champions foi péssima mas estamos em todas as frentes em contraste com o nosso maior rival que corre o risco de ficar de fora das competições europeias e da Taça da Liga enquanto o Porto apenas depende de si mesmo em ambas para passar à próxima fase, a única diferença é no campeonato e mesmo assim estamos a 2 pontos da liderança além de que não é fácil ver uma equipa que nos jogos em que está mais aflito tem...ler comentário completo »
Chama--Portista
2019-12-06 10h52m por NandoTobias
Ainda acredito no Saravia, o Alex Sandro e o Danilo quando vieram também ainda tiveram a sua fase de adaptação e poucos jogos fizeram, é normal que custe para quem chega da america do sul, precisa é de oportunidades e ontem mostrou que merece ser aposta num jogo da primeira liga
Notificação Importante - Off Topic
2019-12-06 10h51m por NandoTobias
Gente perdi a real oportunidade de ganahr um autografo do verdadeiro e sincero comentador do presente o website o famoso Guilherme estava no mcdonalds e eu não lhe pedi um autografo, gente, o quão morcão eu me tornei, podia me vir agora para aqui armar me q tinha um autografo dele e vcs não :(
Chama Portista
2019-12-06 09h19m por Porto1985
Olá
Verdade o que tu escreves sobre o Saravia, ele até chegou a secar por completo o Neymar num jogo particular
Creed EinsteinBratton
2019-12-06 07h03m por Porto1985
Como o Braga está a zero se ganhou a final da Taça da Liga contra o meu Porto em 2012
o treinador até era o Peseiro, no Porto era o Vitor Pereira
RI
petitor
2019-12-06 06h24m por ricardinhu
É realmente uma verdade!
Como é possível tanto dinheiro por ele?!
Sinceramente, não me parece jogador para uma equipa grande.
MA
Taça da Liga
2019-12-06 04h36m por magus
Este ano o meu Porto tem mais chances de ser campeão de inverno pois os principais rivais estão quase fora da próxima fase.
Fala se tanto da qualidade dos jogadores do Sporting clube de Portugal dizendo que todos(exceptuando o Mostro Bruno Fernandes) não tem qualidade pra representar um grande de Portugal porém acho que no meu Futebol clube de Porto também existe um conjunto de dez jogadores que não tem capacidade suficiente para pelo menos estar na ficha de jogo.
O futebol port...ler comentário completo »
Saravia
2019-12-06 00h12m por Ultras-__FCP
Não sei onde é que viram o buraco, não foi ultrapassado nenhuma vez nem perdeu nenhuma bola comprometedora, portanto não entendo sinceramente. , o Goalpoint e o ZZ também parece não ter entendido essa solitária avaliação, mas principalmente o Goalpoint, o ZZ tem a credibilidade que tem, enfim, há gente que curte criticar só porque sim.
Esqueci-me
2019-12-06 00h05m por futebol11fc
Do Aves na época 17/18 que também ficou de fora por não cumprir os requisitos. . . e nos que foram à Europa ainda ficaram de fora equipas como Marítimo, Nacional e Rio Ave, porque considero que nos anos em que foram à Europa tinham realmente planteis para isso
JustaCausa
2019-12-06 00h01m por futebol11fc
Acontece sempre? De cabeça lembro me só do Moreirense (o ano passado) e foi no campeonato e o Chaves (já há uns 9 anos) quando estava na Segunda Liga e foi há final da Taça. De resto já se viu Académica, Arouca, Paços de Ferreira, Belenenses, Estoril a ir à Europa recentemente (esta década) e eram todos clubes que à partida ficariam a meio da tabela. . . Discordo totalmente de ti
Chama_Portista
2019-12-05 23h54m por CreedEinsteinBratton
Neste momento é tão provável termos os 3 grandes no top3 como o SC Braga no top4.
Não percebo é o porquê de o SC Braga passar neste tipo de teses entre os pingos da chuva. O que aconteceria se a final4 tivesse durante anos consecutivos sido no Dragão, Alvalade ou Luz? Estava tudo estragado lol

Querem-se grandes tantas vezes e depois inferiorizam-se sem saber. . .
futebol11fc
2019-12-05 23h48m por JustaCausa
E depois acontecia o que acontece sempre que uma equipa pequena ou de meio da tabela vão à Europa . . . cedem o seu lugar aos habituais porque não conseguiram cumprir com os regulamentos para a inscrição.
Roby_Is_Back
2019-12-05 23h44m por CreedEinsteinBratton
Não é para "os 3 lá de cima". É para o top4 e principalmente SC Braga nestes últimos anos já que parece que é obrigatório a final four se realizar lá. Mesmo assim ainda estão a zero. . .
Roby_Is_Black
2019-12-05 23h40m por futebol11fc
Eu acho é que é uma Taça que nem faz sentido existir, a não ser que desse uma vaga na Liga Europa, como acontece nos outros dois países onde há Taça da Liga - França e Inglaterra. . . Se houvesse essa vaga naturalmente esta Taça ganhava um maior interesse para os clubes mais pequenos, que poderiam aproveitar-se do facto dos grandes rodarem jogadores nesta competição, tornando assim esta TL muito mais competitiva e interessante.
Nakajima
2019-12-05 23h29m por petitor
Tem bons pés, bom remate mas 24 milhões por um jogador que não aguenta uma carga?
Really?
2019-12-05 23h23m por JustaCausa
Será que vimos o mesmo jogo? É que do que vi do Saravia não vi nada de especial , um autentico buraco a defender , não deixou nada de especial no ataque excepto o golo que foi 50% Sergio Oliveira e 50% do GR do Cova , lá marcou o tal golo mas nada que justifique o valor que se deu nele.
Manafá . . . não sei que dizer , eu a ele pedia para sair em Janeiro quer fosse titular ou não . Já se percebeu que ele é o patinho feio da equipa e mais sair para onde possa ser valorizado nem que ...ler comentário completo »
Melhor 11
2019-12-05 23h23m por Ultras-__FCP
Gr: Marche
Dc: Pepe; Mbemba
Dd: Saravia
De: A Telles
Md: Danilo
Mc: Uribe
Ee/d: Corona; Diaz
Pl: Marega; Z Luis

D Costa, Leite, Marcano, Manafá, T Esteves, Loum, SO, Otavio, Baró, Naka, Abou, Soares, F Silva e tomar atenção a F Vieira e Vitinha.

Como se pode ver o que não falta a SC são boas opções e apenas as más escolhas dele nos impedem de estar neste momento apurados para os oitavos da Champions e na liderança do campeonato.

Otavio
2019-12-05 23h15m por petitor
Nem sou grande fã do jogador, aliás disse aqui no defeso que gostava de os vender, mas o Otávio está época tem estado bem. O mister que jogue em 4 2 3 1 é jogo com os melhores e em melhor forma

Marche
Saravia (merece fazer uns jogos)
Pepe
Mbemba
Al ex Telles
Sérgio Oliveira ou Uribe
Loum ou Danilo
ED Corona
EE Luís Diaz
10 /SA Otavio ou Nakajima
Pl Zé Luís ou Fábio Silva

Parecem me os melhores Marega e Soares não gosto embora o maliano e determinante em alguns tipos de jogos.

Manafa recuso me a comentar
Ultras-__FCP
2019-12-05 23h13m por kropotkin
O Otávio talvez possa ser um bom jogador para a taça da cerveja e para se sentar na bancada na maior parte dos jogos. Desse modo parece-me que consegue lugar no plantel. Agora. . . o Soares? Se ele sair do FCP amanhã de manhã a custo zero já faz toda a massa associativa sentir que ganhou o dia!
Vendas
2019-12-05 22h37m por Ultras-__FCP
As melhores prendas de Natal possíveis seriam mesmo as vendas de Otávio e Soares, conseguir sacar 20/25M com esses dois era um sonho.

O plantel ficava com Corona, Diaz, Baró e Naka para a posição do Otávio e Marega, Abou, Z Luis e F Silva para a do Soares, portanto nem sequer precisávamos de trazer ninguém.
Saravia
2019-12-05 22h27m por Ultras-__FCP
Esteve muito bem, não apenas pelo golo mas por tudo mais que consegue trazer à equipa, muito mais evoluído que o Manafa, algo que eu nunca duvidei, devia, claramente, ser o nosso DD titular mas isso agora, o Mbemba também é o nosso melbor central e continua no banco portanto. . .

OUTRAS NOTÍCIAS

UEFA
UEFA decide alargar programa experimental
A UEFA informou, esta quarta-feira, em comunicado, que Portugal é um dos países abrangidos pelo alargamento do programa experimental que permite a assistência em pé de ...
22-05-2024 15:47E1