placardpt
Sporting vence Vitória SC

Un pasito para a tão desejada tranquilidade

Não foi uma exibição brilhante, voltaram a aparecer erros, assobios e lenços brancos para Frederico Varandas, mas o Sporting teve o regresso que queria ao campeonato. Os leões venceram o Vitória, por 3x1, e ultrapassaram a equipa de Guimarães na classificação. Sem Taça de Portugal e com dificuldades na Taça da Liga, os leões procuram dar algum rumo à temporada. Ainda há muito a corrigir, um longo caminho a percorrer, mas é sempre preciso começar por algum lado.

Três minutos, espaço e a aparente tranquilidade

A ressaca europeia estava a ser feita de maneiras diferentes e contrárias aos resultados a meio da semana. O Sporting vinha de uma vitória que a nível futebolístico não trouxe muitos sinais positivos, o Vitória SC trazia exatamente o contrário. A equipa de Ivo Vieira não conquistou pontos em Londres, mas vincou a garantia de bom futebol e de uma identidade própria, a manter em qualquer estádio, incluindo Alvalade. Para corrigir o que esteve mal, Silas mexeu no meio-campo, mas foi a entrada de Jesé para o ataque (e a saída de Luiz Phellype) que mais surpreendeu. A equipa procurava uma dinâmica diferente, até porque pela frente ia ter um adversário capaz de assumir jogo e desta vez não ia ser diferente.

O início da partida foi interessante, com o Vitória ainda a adaptar-se às dinâmicas diferentes dos leões. Com Vietto sem grandes responsabilidades defensivas, o argentino esteve solto e os leões procuraram aproveitar essa mobilidade e a de Jesé para entrar em zonas de perigo. Por outro lado, a equipa de Ivo Vieira também tentou explorar os espaços na equipa de Silas, nomeadamente nos corredores laterais. Acuña, na esquerda, esteve quase sempre com a missão de defender dois adversários, mas foi no lado direito da defesa leonina que o Vitória, pelos pés de Davidson, conseguiu ameaçar mais. 

Juve Leo foi obrigada a improvisar ©Carlos Alberto Costa

Era um Sporting pronto para jogar em transição e à espera de aproveitar a mobilidade e o espaço nas costas da defesa vitoriana. Jesé e Bolasie já tinham tentado, Bruno Fernandes também procurou aparecer em profundidade, mas foi dos pés de Vietto que o Sporting conseguiu desbloquear um Vitória que aos poucos assumia mais o jogo e que até parecia causar mais perigo. A mobilidade leonina acabou por ajudar a tranquilizar e as opções de Silas começaram a dar resultado. Jesé, lançado no onze, teve essa mesma tranquilidade na hora de ultrapassar Miguel Silva para o 1x0. Ao primeiro golo do espanhol com a camisola do Sporting seguiu-se o 2x0, este de Acuña, depois de Frederico Venâncio ter cometido um erro que Vietto voltou a aproveitar. 

Parecia estar complicado, mas os dois golos mudaram por completo o jogo. O Sporting era outro com bola, mas nem a vantagem, nem a bola nos pés ajudaram a mostrar uma equipa ofensiva. Os homens de Silas aproveitaram o choque que os de Ivo Vieira sofreram e com isso foram trocando bola em zonas recuadas, mas sempre com dificuldades para ultrapassar o meio-campo. Doumbia sentiu-se claramente um peixe fora de água nesta missão de assumir a saída de bola dos leões e assim o Sporting perdeu uma oportunidade clara de ameaçar ainda mais um Vitória que pedia intervalo a cada minuto que passava. 

Jesé ganhou pontos ©Carlos Alberto Costa

A redenção de Coates

A vantagem construída na primeira parte trouxe essa tal aparente tranquilidade à equipa de Silas, mas Ivo Vieira tinha uma palavra a dizer. O Vitória SC tentou entrar mais pressionante e bloquear Vietto, o desbloqueador do primeiro tempo. O Sporting, por outro lado, apostou ainda mais no contra-ataque, à procura de um golo que servisse para fechar o resultado. As oportunidades para os leões ainda apareceram e o VAR esteve quase cinco minutos a analisar uma possível grande penalidade sobre Bruno Fernandes, mas depois de tudo isso o Vitória cresceu.

Coates e João Carlos Teixeira foram protagonistas na segunda parte ©Carlos Alberto Costa

A entrada de João Carlos Teixeira trouxe sangue e ideias novas à formação de Guimarães e Bonatini acabou mesmo por reduzir a desvantagem numa antecipação a Acuña. Estava a ser o melhor período do Vitória e o empate começou a parecer cada vez mais provável. Às duas grandes ameaças de Davidson (grande jogo do brasileiro), o Sporting respondeu... com o golo.

Depois de más exibições, expulsões e autogolos, Coates complementou uma exibição que estava a ser positiva com o 3x1 - Miguel Silva falhou pelo segundo jogo consecutivo. Um momento de redenção que trouxe tranquilidade a um Sporting que, perante a intranquilidade que vive fora das quatro linhas, procura respirar no relvado e no campeonato. Esta vitória pode ajudar. Pelo menos ajudou a ultrapassar a equipa de Guimarães, que, feitas as contas, perdeu os últimos quatro jogos!

U Domingo, 27 Outubro 2019 - 20:00
Estádio José Alvalade
Artur Soares Dias
3-1
Jesé Rodríguez 29'
Marcos Acuña 32'
Sebastián Coates 74'
Léo Bonatini 67'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 8
Lances Capitais
29´
GOLO Sporting!
Jesé Rodríguez marca
Jesé Rodríguez marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
32´
GOLO Sporting!
Marcos Acuña marca
Marcos Acuña marca o seu 1º golo na prova (8 jogos)
67´
GOLO V. Guimarães!
Léo Bonatini marca
Léo Bonatini marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
74´
GOLO Sporting!
Sebastián Coates marca
Sebastián Coates marca o seu 2º golo na prova (7 jogos)
A Chave

O golo de Coates tranquilizou os leões, que passavam por dificuldades perante o forte assédio do Vitória SC. O uruguaio ultrapassou uma má fase com um golo decisivo.

O Árbitro

Artur Soares Dias teve alguns lances difíceis de ajuizar, mas parece ter tomado as melhores decisões. O possível penálti sobre Bruno Fernandes é discutível - há um ligeiro toque, mas o médio, que ia em queda, tentou aproveitar.

O Melhor
Mobilidade que faz a diferença

Silas mudou ligeiramente as peças no ataque e retirou dividendos. Não foi uma exibição dominante, muito menos no capítulo ofensivo, mas a mobilidade ofensiva e a constante procura dos movimentos de rutura fizeram toda a diferença.

O Pior
Miguel Silva voltou a comprometer

É certo que num jogo coletivo é sempre ingrato apontar culpados, mas é inevitável falar de Miguel Silva. Depois de Londres, o guarda-redes voltou a comprometer e a ficar ligado a um resultado negativo. Foi uma semana para esquecer.

Forma
Sporting
2019/2020
14J
6V
2E
6D
20-23G
V. Guimarães
2019/2020
20J
9V
6E
5D
32-18G

Fotografias(28)

Sporting x V. Guimarães - Liga NOS 2019/20 - Campeonato Jornada 8
Sporting x V. Guimarães - Liga NOS 2019/20 - Campeonato Jornada 8
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
VITÓRIA SC

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
SCP
2019-10-28 21h25m por Daniele
Jogo conseguido contra uma boa equipa. Três pontos, subir na tabela e há muito a fazer para continuar a fazê-lo, mas mais um bom passo nesse sentido.
ME
Claques
2019-10-28 13h13m por Mecatronico_SCP
Não é só a direção que dá tiros nos pés. Acho que deve-se ter o direito de criticar quando achamos que as coisas não estão bem, mas as vaias durante o jogo foram um erro tremendo. As claques durante o jogo devem servir para apoiar incondicionalmente a equipa. Apoiem os 90min e no final critiquem a direção, tal como no jogo do Rosenborg. São abafados pela música? Com mais razão ficam! O que conseguiram ontem foi dar a entender que o seu descontentamento deve-se à anulação de bilhetes.
RP
Jogo, direção e claques
2019-10-28 09h37m por RP12
Vitória fundamental para estabilizar a equipa e as ideias de Silas. Tenho muita crença nesta equipa técnica, embora este plantel seja fraco. Talvez o mais fraco dos últimos anos ou mesmo da década. Ao nível do ano do 7 lugar e mesmo nessa época fomos à meia final da liga Europa.
Em relação a esta direção tem que se demitir. Varandas é fraco a comunicar, preparou muito mal a época, é provocador e tem tiques de ditador. Mas o outro é que era o maluco. . .
Para quem diz aqui...ler comentário completo »
Miguel Silva
2019-10-28 08h25m por ruipatricio
Não vi este jogo mas vi o de Londres.
Realmente é muito fraco como GR, tanto a nível posicional, jogo de pés e saídas.
Penso que o lesionado Jonhatan quando voltar será o titular natural.
É muito bom GR.
Sporting a ganhar, V. Guimarães continua a jogar com a identidade do seu treinador e isto é bom para a nossa liga.
K
2019-10-28 01h52m por JustaCausa
Neste jogo tirei duas ilações , o Miguel Silva é bem capaz de ser o pior GR que já vi a jogar na primeira liga e que os sportinguistas tão lixados com o Jese , o homem marca um golito e já tá a fazer grande festa no balneário como se tivesse no Urban, não sei como é que o Bruno Fernandes que tem vindo a carregar a equipa se deve sentir mas eu sentir-me-ia frustrado.
Vitória SC
2019-10-28 00h46m por CreedEinsteinBratton
Com Cláudio Ramos, era top4 a brincar. . .
Miguel Silva
2019-10-28 00h22m por pedropereira934
Que este gajo ainda continue a jogar regularmente no Vitória é simplesmente surreal. Nada contra o rapaz, mas na 2 liga devem de existir mais de 10 guarda redes melhores que ele. Apareceu cedo e desde então não evoluiu absolutamente nada, aliás até fico com a sensação de que regrediu.
Tantoscasos
2019-10-28 00h07m por rayman
Ele já está na equipa principal há umas 3 temporadas. Imaturidade não é desculpa.
Piranha
2019-10-27 23h54m por thekarga5
A minha idade sei eu muito bem, já o "jovem" continua na dúvida em relação ao que fazer agora que os privilégios acabaram. Meu caro, é simples: é so dirigir-se à bilheteira mais próxima do Estádio de Alvalade e obter o seu bilhete para cada um dos jogos. Mas vá com alguma antecedência para evitar filas e congestionamentos.

Saudações Leoninas!
MA
Scp
2019-10-27 23h42m por Markes88
Vietto está cada vez mais a tornar-se no principal jogador de ataque do Scp numa fase que BF tem andado um bocado mais apagado. Também sejamos justos, se alguma vez se achava que ele estaria exatamente ao mesmo nível da época passada. . . . .

Dois golos de rajada a duas assist. de Vietto quando o Vitória até estava a jogar bem. O problema deles é que a defesa deu muito espaço aos jogadores sportinguistas. . . . .

Há muito tempo que não via Acuna a fazer um jog...ler comentário completo »
theKarga
2019-10-27 23h42m por Piranha_on_Tour
E sabe a sua idade certa?
DS
Piranha
2019-10-27 23h39m por DS_SCP
O que é que querias gritar lá mesmo no estadio? É que não consegui ouvir com as assobiadelas que levaste 🤔
Piranha
2019-10-27 23h38m por thekarga5
Ahahahah tenho cartão de cidadão meu caro, nascido em Lisboa também. A diferença é que um eu sou adepto do Sporting, o senhor é "adepto" da JuveLeo ou de outra associação qualquer que tem por interesse apenas o próprio bolso. Acabou a mamata, agora toca a pagar bilhete que isto toca a todos.
Piranha
2019-10-27 23h26m por thekarga5
Foste ao estádio afinal? Eu a pensar que a oferta de bilhetes tinha sido só na quinta-feira. .
PI
Piranha_on_Tour
2019-10-27 23h20m por Pinkman
Caladinho
Bruno Fernandes
2019-10-27 23h08m por Piranha_on_Tour
Fiquei com a sensação no estadio que era ele que dava ordens ao Silas para mexer na equipa.
Estive agora a ver partes do jogo na box e acho que não me enganei. . . .
varandas out
O movimento prepara uma surpresa!
Janeiro
2019-10-27 23h02m por sportinguista99
GR: Renan, Max
DD: Rosier, Ristovski
DC: Coates, Neto
DC: Mathieu, Ivanildo
DE: Acuna, Borja
Mdc: Palhinha, Eduardo
MC: Bragança, Matheus Nunes
MCo: B. Fernandes, Tomas Silva
EE: Vietto, Rafael Camacho
PL: Pedro Mendes, Jesé
ED: Bolasie, Plata

Vendas: Wendel, Ilori

Emprestar:

Battaglia, Doumbia, Miguel Luís
Jovane

Sub-23 para dar oportunidades:

João Silva, Eduardo Quaresma, Nuno Mendes
Rodrigo Fernandes, Mitrovski
Joelson Fernandes, Diogo Brás
TA
Rayman
2019-10-27 23h01m por Tantoscasos
Apenas vi um jogo ao vivo do Miguel Silva (frente ao meu Santa Clara), e não me pareceu mau guarda-redes. Porém, algo que me espantou foi o seu péssimo jogo de pés - então quando pressionado, meu deus -. Acho que ainda comete uns erros de imaturidade.
Sporting
2019-10-27 22h57m por thekarga5
Bom jogo, nada por aí além mas o suficiente para ganhar e para dar confiança à equipa que é o essencial neste momento.

Em relação a alguns adeptos, lá terão eles de pagar bilhete a partir de agora então é normal as manifestações tristes durante os 90min (muito bem assobiadas pelo resto do estádio).

Portanto a partir de agora será sempre assim, uma equipa a jogar com o peso de ter de "calar" os adversários, e mesmo ganhando terá também de calar alguns "adeptos"...ler comentário completo »
DS
Piranha
2019-10-27 22h54m por DS_SCP
Só chegaste agora? Tiveste à espera que todos saissem do estadio para não levares com assobiadelas?
JS
Este GR do Vitória
2019-10-27 22h54m por jsilva77
Aiaiai . . . Se continua, não há equipa que aguente . . . Foi na Liga Europa . . . Foi hoje . . . Enfim, quanto ao Sporting Clube de Portugal, Silas continua coma estrelinha da sorte, e já a meio da semana tinha sido assim . . . Mas o que interessa no meio disto tudo são as vitórias e, já vão duas seguidas, comas vitórias vem a confiança, por isso . . . há que dar tempo ao Silas para poder trabalhar e conseguir ganhar com outro mérito que não o da estrelinha e, erconheço-lhe capacidades e plantel para isso . . .
Jogo
2019-10-27 22h50m por Piranha_on_Tour
O suficiente para ganhar a uma equipa que se notava um cansaço fora de normal.
A equipa foi bem apoiada ao que terminado o jogo se passou á 2ªfase que é não dar descanso ao enfermeiro. (Ele que pague a multa das tochas)
Esperava já aqui a brigada do reumatico(sempre os mesmos)que não tem dinheiro para a sportv quanto mais para ir ao estádio!
Parece que hoje os streeams não bloquearam. . . .
Varandas out.
Benvindo ao inferno.
DS_SCP
2019-10-27 22h42m por rayman
Sendo assim que assuma um da equipa B/Sub 23 xD

ZH
inchem
2019-10-27 22h42m por zhar
Inchem brunovios agora que lhes acabou a mama e torcem para a propria equipa perder! ate da prazer ver o sporting ganhar so para ver aquelas fuças de aziados dos acefalos da claque
DS
rayman
2019-10-27 22h33m por DS_SCP
Senão estou em erro a lesão do Jhonatan foi grave e acho que só para o ano é que voltw
12

OUTRAS NOTÍCIAS

Benfica
Excerto do episódio 40 do Ataque Rápido
Neste excerto do episódio 40 do Ataque Rápido, Luís Rocha Rodrigues critica Roger Schmidt mas deixa no ar a possibilidade de uma «perturbação» ...