placardpt
      Grandes Estádios
      Estádios

      San Mamés: a Catedral

      Texto por João Pedro Silveira
      l0
      E0

      Inaugurado em 1913, o Estádio de San Mamés, La Catedral, é um dos estádios de futebol mais míticos do mundo. Edificado em Bilbau, no País Basco, Espanha, San Mamés alberga cerca de quarenta mil espetadores, considerados os mais fiéis e ruidosos de toda a Espanha. O ambiente na Catedral é absolutamente contagiante, o que não admira, se levarmos em conta que o Athletic é uma verdadeira religião para os bilbaínos, e o apoio aos seus leones uma verdadeira profissão de fé.

      Uma catedral para uma religião muito particular

      Construído em terrenos que nessa época se situavam ao fim da Gran Via de Bilbau, em terrenos do asilo de San Mamés, onde existia uma pequena erimita dedicada a esse santo. San Mamés, em português São Mamede, também conhecido como Mamede de Cesareia, foi um santo cristão, venerado pela Igreja Católica e pela Ortodoxa, martirizado pelos romanos, lançado aos leões, mas que conseguiu domesticar um, que ficou ao seu lado e o defendeu dos outros, que entretanto se tornaram dóceis, depois de ouvirem a palavra do Senhor. 

      Nos primeiros anos, San Mamés foi palco de diversos eventos, como corridas de corta mato.
      Pelo milagre dos leões, os adeptos do Athletic Bilbau ficaram conhecidos como «Los leones de San Mamés», ou Bilboko lehoiak em basco, a língua da maioria dos adeptos bilbaínos. Mas em San Mamés, não há milagres e por norma, os visitantes é que são os martires lançados às feras...

      O desenho original do estádio - planeado para 3500 espetadores - foi obra do renomado arquiteto Manuel María Smith, um filho da cidade, que entre outras obras, foi responsável pelos projetos do Hotel Carlton ou da Estação de Atxurri, ambos em Bilbau.

      A construção começou, com a colocação da primeira pedra, a 20 de janeiro de 1913, terminando com a inauguração, a 21 de agosto do mesmo ano, no primeiro jogo de um torneio inaugural, em que o Athletic defrontou o Racing de Irún. Rafael Moreno Aranzadi, el Pichichi, o goleador dos goleadores bascos, tinha de ser o autor do golo inaugural, o primeiro dos muitos que apontou na «Catedral».

      Uma história de vitórias

      San Mamés é um símbolo da história do Athletic.
      Entre 1929 e 2013, San Mamés foi o único relvado em Espanha onde se jogou futebol em todas as edições de La Liga. Foi com ele repleto de adeptos fanáticos, que o Athletic conquistou as suas oito ligas espanholas, as últimas das quais, um bicampeonato em 1983-84.

      Durante anos os maiores de Espanha aqui saíram vergados, tanto o Barcelona como o Real de Madrid, o homónimo Atlético de Madrid ou a vizinho e eterna rival Real Sociedad, todos sentiram na pele a força dos leones.

      Na Taça, que os leones venceram por 23 vezes, San Mamés teve um papel fulcral em históricas goleadas e recuperações quase miraculosas. Também na Europa, diversos clubes foram vencidos na «Catedral» que por duas vezes viu o seu clube chegar a uma final europeia, a última das quais em 2012, eliminando o Sporting com um golo sobre o final do encontro, estabelecendo o 3x1 final, que anulou a derrota por 2x1 em Alvalade, mostrando aos leões de Lisboa o «rugido» de Bilbau.

      Alargamentos e jogos históricos

      Da lotação inicial de 3500 espetadores, para os 47 mil de 1952, muitas alterações as bancadas e tribunas do San Mamés tiveram que sofrer. Porém, nenhumas alterações foram tão consideráveis, como as realizadas aquando do mundial de 1982, que dotaram a «Catedral» das condições necessárias para receber jogos de um Campeonato do Mundo.

      O Athletic em mais uma noite de glória europeia.
      Ali se desenrolaram três partidas, todas a contar com a presença da Inglaterra, destacando-se a vitória dos ingleses por 3x1 sobre os franceses. Além das duas potências europeias, também lá jogaram a Checoslováquia e o Kuwait.

      Em 1977, San Mamés recebeu a segunda mão da final da Taça UEFA, entre os leões de Bilbau e a Juventus, com os bascos a vencerem por 2x1, mas a perderem fruto da derrota por 1x0 em Turim.

      Jogou-se também uma final da Taça do Rei em 1921 e seis jogos da seleção espanhola, uma dessas partidas contra Portugal, que saiu vergado a uma goleada de 5x1 em 1941.

      Novo San Mamés

      Em Março de 2006 foi aprovado o plano para construir um novo San Mamés, com capacidade para 53 mil espetadores. O «Novo San Mamés» seria construído no lugar da antiga Feira Internacional de Bilbau, que era adjacente ao atual estádio.

      O novo estádio a nascer nas cercanias da Catedral.
      A construção começou em abril de 2010 e em setembro de 2013 abriu as portas pela primeira vez, o que faz com que a época desportiva de 2012-13 tenha sido a última em que a velhinha Catedral foi o palco dos jogos do Athletic.

      O novo recinto foi inaugurado com uma vitória por 3-2 sobre o Celta de Vigo. Para tristeza dos seus adeptos, San Mamés despede-se do futebol, esperando-se a sua demolição, uma vez inaugurado o novo recinto. 

      El diseño original del estadio es obra del arquitecto Manuel María Smith. La primera piedra se colocó el día 20 de enero de 1913, y su inauguración se produjo el 21 de agosto del mismo año. En el partido inaugural se enfrentaron el Athletic Club de Bilbao contra el Racing de Irún, en un partido perteneciente al torneo inaugural, en el que también participó el Shepherd's Bush FC inglés. Pichichi fue el primer jugador en marcar un gol en el estadio.
      El aforo inicial era de 3.500 espectadores, pero a mediados de la década de 1920 se amplió hasta los 9.500. A esta ampliación siguieron otras hasta situar la capacidad en 47.000 en el año 1952, con la construcción de la tribuna central, coronada por el arco que aún hoy es seña de identidad del estadio bilbaíno. En 1957 se construyó la llamada "tribuna de Capuchinos", en 1961 la de Misericordia o Tribuna Garay y en 1972 la Tribuna Este.
      Para poder ser sede en el mundial de 1982, San Mamés hubo de hacer frente a numerosas reformas para mejorar los accesos y la visibilidad. En 1997 se eliminaron las vallas que separaban al público del terreno de juego y se suprimieron las 10.000 localidades de pie para adecuarse a la normativa FIFA. El aforo quedó de este modo reducido a las 40.000 plazas actuales. Se prevé que el estadio llegue a ser centenario, puesto que la demolición se realizaría en el 2013, según las previsiones que dispone el Club ante la construcción del nuevo San Mamés.

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registados comentários...
      Tópicos Relacionados
      Estádio
      San Mamés (La Catedral)
      Lotação53000
      Medidas104x68
      Inauguração1913