placardpt
Confirmação dada na cerimónia na Cidade do Futebol

Luz, Dragão e Alvalade vão ser palcos do Mundial 2030

2024/03/19 16:23

Os estádios da Luz, do Dragão e de Alvalade foram confirmados como palcos do Mundial 2030. Numa cerimónia realizada na Cidade do Futebol, Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, confirmou as suspeitas que já existiam, no momento dos agradecimentos a Benfica, FC Porto e Sporting, bem como ao Governo e CM de Lisboa e Porto.

«Uma palavra, ainda, de agradecimento ao Benfica, ao Sporting e ao FC Porto, os estádios que irão acolher em Portugal os jogos do Mundial 2030, bem como à Câmara Municipal do Porto e de Lisboa, cidades sede da competição. Sem eles, e sem as demais entidades e infraestruturas de suporte, este projeto não seria possível», disse o dirigente máximo da FPF.

Também António Laranjo, coordenador da Comissão de Candidatura, discursou com vista ao esclarecimento de vários tópicos relacionados com a candidatura conjunta com Espanha, Marrocos, Uruguai, Argentina e Paraguai.

«Marrocos, Portugal e Espanha são três países admiravelmente diversos. Temos línguas diferentes, costumes e tradições diferentes. Mas está claro que temos muito mais em comum do que as diferenças que possamos encontrar, através do futebol. Foi assim que chegamos ao "Yalla, Vamos 2030. Este é o nosso ano"  [nome do slogan]. O nosso logótipo representa os elementos-chave da nossa localização geográfica. O Sol, que faz com que os nossos países sejam os principais destinos turísticos do mundo. O mar que celebra as linhas costeiras que nos ligam. O futebol a paixão comum no coração dos nossos povos», explicou.

«Ambicionamos alcançar o nosso legado trabalhando em quatro pilares, de forma interligada: sustentabilidade, inovação, investimento e impacto social. Na sustentabilidade, queremos que o nosso Mundial seja o primeiro na história a ter um impacto positivo no ambiente, na água e na biodiversidade e que as suas práticas se mantenham no futuro da competição. Defendemos a mobilidade sustentável em transportes com baixa emissão de gases poluentes, como o transporte ferroviário», prosseguiu, antes de se referir aos investimentos.

«No pilar da inovação, tiraremos partido dos avanços digitais entre o setor tecnológico e o futebol. Que todos os adeptos, de todas as partes do mundo vivam de forma imersiva o futebol. No pilar do investimento, os nossos países reúnem infraestruturas com condições privilegiadas para a realização do Mundial 2030. Queremos que os novos investimentos sejam criteriosos, racionais e sustentáveis. A melhoria das infraestruturas de cada país promoverá o bem-estar das populações, económico e social», esclareceu ainda.

Sobre a hipótese de vir a receber a final do torneio, Laranjo negou o cenário de forma perentória: «Portugal não é candidato a ter uma final no Mundial. Senão terá, tem uma esperança muito grande em ter uma meia-final. O país que terá a final certamente deixará a meia-final para os outros dois.»

Portugal
Fernando Gomes
NomeFernando Soares Gomes da Silva
Nascimento/Idade1952-02-21(72 anos)
Nacionalidade
Portugal
Portugal
FunçãoPresidente

Fotografias(100)

Seleção AA| A preparação de Portugal para os jogos com a Eslovénia

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Estádios
2024-03-21 10h20m por ricardolouromartins
O problema nem foi a descida de divisão e a queda de alguns clubes. Quando se fozeram os estádios fizeram-se para clubes que tinham público e que estavam sempre na primeira liga, mesmo que subindo e descendo. O problema foi que esses clubes caíram precisamente muito por culpa dos estádios, que foram mal pensados porque tiraram os clubes do centro das suas cidades e clubes com público, deixaram de o ter. Daí que as equipas do Algarve, aprendendo com o disparate, recusaram usar o Estádio d...ler comentário completo »
Zywx1234
2024-03-21 04h32m por ramiroo
' os quatro concertos dos Coldplay em Maio na cidade de Coimbra geraram um retorno de 36 milhões de euros. . . ' - vês? Um estádio da seleção tem montes de tempo livre para isto
Zywx1234
2024-03-21 04h26m por ramiroo
Mas em relação ao de Coimbra gastaste na mesma o dinheiro. Não em um, mas em 3 na zona centro, todos eles grandes demais para os clubes dessas cidades. Um estádio grande em Coimbra não era megalómano. Servia para concertos e estaria sempre cheio, como já acontece
moumu
2024-03-20 15h55m por MisticaEncarnada
Têm pouca utilização porque os clubes desceram. . . caso contrário tinham mais. Se o Braga também descesse era a mesma coisa, só para citar um exemplo.
O estádio do Jamor poderia ser utilizado para a Supertaça também e para alguns jogos de seleções de vários escalões. Dessa forma poderia ter bastantes jogos por ano.
Estádios Euro 2004
2024-03-20 11h09m por moumu
Foram feitos bastantes e têm pouca utlização como Aveiro, Leiria e Algarve, estes 3 estádios escolhidos para o Mundial 2030 são os unicos que oferecem a capacidade, não temos mais nenhum e por isso não que inventar. De qualquer forma e um pouco à parte espero que a renovação do Jamor avance, está bem localizado e poderia ser utilizado pela seleção e é bom para os lisboetas verem os jogos da seleção lá.
ZY
Ramiroo
2024-03-20 06h45m por zyxw4321
Há aí uma relação causa/efeito que está a ser ignorada. Não há estádios com mais de 40 000 lugares fora de Lisboa e Porto, porque fora 3 clubes, nenhum justifica ter uma casa desse tamanho.

Quanto ao estádio nacional, gostava muito de saber qual é o país com um estádio nacional que esteja fora das suas duas maiores cidades.

Eu juro que não entendo pessoas que acham que enterrar dezenas ou centenas de milhões de euros num estádio megalómano que não vai ser usad...ler comentário completo »
O erro já vem de 2004 e vai repetir-se
2024-03-20 00h59m por ramiroo
Porque não fizeram o estádio nacional/casa das seleções em Coimbra, se não podiam renovar o Jamor? Tínhamos um estádio maior, moderno, central para todos, podia ser a casa da Académica ou ter um pequeno ao lado e o grande ter menos jogos e servir para concertos durante o ano
Zywx1234
2024-03-20 00h48m por ramiroo
O JSilva não deixa de ter razão na questão de fundo, que é a centralização de tudo em Lisboa, só por não aceitarem lugares amovíveis. É estúpido sobrecarregar Lisboa (ou o Porto) de turismo e eventos, e desperdiçar o potencial de outras zonas
ZY
Jsilva77
2024-03-19 22h19m por zyxw4321
Eu não sei onde as pessoas foram desencantar a ideia dos lugares amomíveis, a FIFA é super picuinhas com os estádios do Mundial, especialmente agora com 48 equipas, e há gente convencida que lugares amomíveis passam assim sem problema. Não sei com base em quê. . . Muito mais provável era chumbarem esse estádio.
3 estádios
2024-03-19 22h16m por ricardocunha251
Chega muito bem! Não temos condições para mais!! Os estádios escolhidos são os previsíveis e corretamente! Vamos andar a investir para andar com estádios a meter nojo às moscas e com custos que mandam os clubes à falência?? Não aprendemos nada com o euro 2004, está visto …
Irrealista
2024-03-19 21h57m por Erling9Haland
Já os estadios de 30000 estão vazios ainda querem obras de fundo noutros? Loucura. Esta foi sim a melhor solução. A oportunidade de Portugal fazer parte de um Mundial sem ter de fazer obras de fundo sendo que hoje em dia nenhum país europeu quase consegue albergar um Mundial de 48 equipas sozinhas. Esta deve ser a 1º e ultima oportunidade de haver um Mundial cá, a baixo custo e ainda se queixam, queixam e queixam
JS
Infform
2024-03-19 21h30m por jsilva77
Tens toda a razão, só alucinados tem noção por aqui e, graças a Deus, só por aqui . . . Ainda bem que o País está tão bem servido de iluminados que tomam este tipo de decisões e optam por um País tão pouco assimétrico, como poucos, ou nenhuns, na Europa, como este . . . Graças a Deus, para já, ainda consigo dispender de uma boa centena de Euros, fora bilhetes, sempre que quero ver um grande evento no nosso País, que é como quem diz, em Lisboa . . .
JS
Dai as bancadas amovíveis
2024-03-19 21h15m por jsilva77
Penso eu . . . Nessa lógica, é melhor mesmo deixar tudo mesmo em Lisboa e esquecer-se o resto, uma vez que raros são os equipamentos fora da capital com capacidade e qualidades relevantes . . . Basta olhar para os Espanhóis e ver onde fizeram as Expos, os Jogos Olímpicos, as Jornadas da Juventude, grandes concertos e eventos, para se perceber a racionalidade e o nível de proporcionalidade . . . Mesmo nesta questão dos Estádios, reparem bem na distribuição e, no nosso caso, deixar o A...ler comentário completo »
ZY
Gente
2024-03-19 21h01m por zyxw4321
Mas quais estádios fora de Lisboa e Porto? Quem é que justifica um estádio com mais de 40 000 lugares fora destas cidades? Os que já existem com 30 000 estão às moscas, com duas exceções, e ainda iam querer gastar dinheiro em obras para aumentar um deles? Tenham noção.
Estádios
2024-03-19 20h38m por Cefalo
A FIFA estabelece critérios bastante claros para a capacidade mínima dos estádios em Mundiais. 40 000 como capacidade mínima para qualquer jogo, 60 000 para quartos e meias, e 80 000 para jogo de abertura e final. Assumindo, como sempre se assumiu, que não serão feitas obras para aumentar a capacidade de nenhum dos estádios existentes, foi sempre claro que Portugal só poderia ambicionar uma meia-final e que essa meia-final será na Luz.
JS
atumatum
2024-03-19 19h33m por jsilva77
Nem mais, e aqui se vê a organização e a forma de estar de Espanha em relação às varias regiões, para além do respeito e visão ao nível regional e de turismo, mas pronto . . . Já estamos habituados à "nossa" visão egocêntrica e centralista. Não concordo de todo, há que respeitar. A situação das bancadas amovíveis para aumento da capacidade só estádio do Algarve e respetiva distribuição por clubes da região, parece-me algo muito simples ao nível da logística, o Estádio já está preparado para essa situação desde sempre, acho eu . . .
AT
Algarve
2024-03-19 19h22m por atumatum
Pelo que vi agora na wikipeda, Espanha vai ter 2 estádios no sul (Sevilha e Málaga) e Marrocos 3 mais a norte (Tanger, Rabat, Casablanca).
Penso que é mesmo um erro não utilizarem o Algarve.
jsilva77
2024-03-19 19h11m por MisticaEncarnada
A questão é que há número mínimo de lugares nos estádios para uma final de Champions, Liga Europa, ou para jogos de Mundial ou de EURO. A UEFA e a FIFA impõem esses limites. No último Mundial, por exemplo, os estádios mais pequenos tinham 40 mil pessoas.
AT
Podiam usar o estádio do Algarve
2024-03-19 19h10m por atumatum
Aumentavam a capacidade com bancadas temporárias maiores nas laterais do estádio. No fim distribuia-se por vários clubes menores.
A nível de turismo era uma forma de atrair os visitantes dos 3 paises a ficarem em hoteis portugueses mesmo que os jogos fossem no sul de espanha ou no norte de marrocos.
E ainda tinhamos os jogos em Portugal melhor distribuidos geograficamente.
JS
2 estádios em Lisboa . . .
2024-03-19 18h30m por jsilva77
Típico . . . Acho que seria interessante ter um terceiro estádio fora dos dois centros urbanos principais mas, ao contrário de Espanha, isso no nosso País é impossível portanto, a lógica centralista impera, muita sorte serem três e não dois, senão . . . Acho que o Estádio do Algarve ou de Coimbra poderiam ser o tal terceiro estádio, enfim . . . Mentalidade pequena de tuga e siga a rusga, ainda queremos ter um país desenvolvido ??? Pois sim . .
Mundial 2030
2024-03-19 18h11m por moumu
Pelo que ouvi no canal 11 pelo menos a candidatura portuguesa ambiciona o menos ter uma meia-final.
Portugal
2024-03-19 18h09m por Ispeaksempolemicas
Óbvio que só tem 3 estádios bons para isto, podia ter 4 caso o Jamor fosse melhorado e expandido mas ainda assim seriam 3 estádios muito próximos uns dos outros e não é geograficamente apelativo portanto não vejo aqui qual a indignação mas também digo não sei para que Portugal se foi meter nisto sou contra mais que 2 anfitriões acho q já estão a cair no ridículo mas pronto isto é só a minha humilde opinião, no fundo todos sabemos que o que interessa aqui é capitalizar daí também a expansão par...ler comentário completo »
. . .
2024-03-19 17h24m por Elle
O slogan começa com Yalla? Bem, parece que os marroquinos começam a vingar as conquistas. 😂
zyxw4321
2024-03-19 16h54m por ricardolouromartins
Marrocos 6 e Portugal 3, é giro.
.
2024-03-19 16h52m por VocesSabemLa
usam sempre essa imagem de Alvalade mas velha q eu :| metam la uma recente q essa até arde os olhos
12
Tópicos Relacionados

OUTRAS NOTÍCIAS

Benfica
Excerto do episódio 40 do Ataque Rápido
Neste excerto do episódio 40 do Ataque Rápido, Luís Rocha Rodrigues critica Roger Schmidt mas deixa no ar a possibilidade de uma «perturbação» ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

sparagufas 22-05-2024, 02:46
hugosilva508 22-05-2024, 01:49
CA
cao_raivoso_agarra 22-05-2024, 01:46
CA
cao_raivoso_agarra 22-05-2024, 01:24
JS
jsilva77 22-05-2024, 00:13
JS
jsilva77 22-05-2024, 00:11
Velicente 21-05-2024, 23:58
Velicente 21-05-2024, 23:54
BurroDeBancada 21-05-2024, 23:44
sparagufas 21-05-2024, 23:42
MA
MattGroening 21-05-2024, 23:40
TomPen 21-05-2024, 23:35
filipeOliveiraCosta 21-05-2024, 23:22
Chilli_Billy 21-05-2024, 23:12
sonyec 21-05-2024, 23:06
moumu 21-05-2024, 23:03