placardpt
    Famalicão venceu em Chaves

    Despromoção sem contestação

    Estão definidos os lugares de descida direta ao segundo escalão. O Chaves perdeu com o Famalicão por 0-1, numa partida em que a equipa flaviense foi inoperante e incapaz de lutar pela sobrevivência. O Famalicão foi sempre superior e o resultado parece pecar por escasso. No final da partida, aplausos à equipa e contestação quase nula, estando os adeptos conformados com a despromoção.

    O Chaves junta-se assim ao Vizela como despromovidos à Segunda Liga.

    Corda cada vez mais apertada

    Com a corda no pescoço, o Chaves recebeu o Famalcão, moralizado pela vitória contra o, à época, ainda campeão nacional Benfica. Os flavienses mudaram três peças em relação à derrota com o Porto. Pius, por castigo, foi substituído por Sandro Cruz, enquanto Guzzo regressou ao onze para o lugar de Morim. João Correia recuou para lateral direito, com Sanca a trocar com Sylla no onze. Do lado famalicense, Justin de Haas e Cádiz, por lesão e castigo respetivamente, com os seus lugares a serem ocupados por Riccieli e Henrique Araújo.

    Gustavo Sá fez o primeiro @Catarina Morais / Kapta +

    O ambiente estava morno, já com clima de funeral em Chaves. Se os flavienses não vencessem, estava confirmada a descida ao segundo escalão, depois de duas épocas no patamar mais alto do futebol português. Sem muitas incidências desde início, um remate de fora da área de Sanca ao lado foi o maior aviso de perigo dentro do retângulo. 

    Depois de um quarto de hora dividido, começou a supremacia dos minhotos na partida. A jogar apenas em meio-campo, os comandados de Armando Evangelista foram canalizando os ataques quase todos pelo lado direito. Puma Rodriguez, de volta à melhor forma, foi uma dor de cabeça para Sandro Cruz, que viveu as passas do Algarve na outra ponta do país. 

    No meio de um domínio famalicense, Héctor ainda avisou mas esbarrou na muralha defensiva adversária. Do outro lado, Gustavo Sá foi sendo muito importante na ligação entre a segunda e terceira fase de construção e, já na compensação, molhou a sopa. Puma - quem mais? - bailou pela direita e assistiu o internacional sub-21 para um golo que deixava o Chaves em maus lençóis. De primeira, Gustavo colocou muito efeito na bola e mostrou o porquê de ser um dos melhores jovens da competição 

    Tudo sem contestação

    Moreno lançou Jô, Benny e Guima ao intervalo, com o objetivo de dar a volta a um jogo em que a equipa parecia completamente fora dela e que a descrença era a maior característica dos onze flavienses em campo. Porém, a dinâmica do jogo não parecia alterar-se muito. Mais Famalicão e um Chaves a jogar apenas com o coração. 

    Uma banda de música...desprovida de um maestro: completamente desafinada. É esta a melhor descrição possível para os flavienses. Sem fio de jogo, sem inteligência na pressão e sem qualidade. Guima acrescentou mais vontade, mas também foi dos primeiros a romper com a estratégia de pressão e abrir espaços para o Famalicão trocar a bola à sua mercê.

    Henrique Araújo, que já não era titular desde novembro, esteve perto de aumentar a vantagem e estrear-se a marcar no campeonato, mas Ricardo Moura fechou a porta. Do outro lado, Guima soltou uma bomba de muito longe, mas Luiz Júnior estava atento. Sem tempo para mais, o Chaves cai em casa para o segundo escalão, sem muita contestação dos adeptos. 

    jogos históricos
    U Sexta, 10 Maio 2024 - 20:15
    Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
    Ricardo Baixinho
    0-1
    Gustavo Sá 45'

    ESTÁDIO

    Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
    Lotação8 400
    Medidas103x68m
    Inauguração1949
    Positivo
    Puma mostrou as garras

    Depois de marcar ao Benfica, Puma deu continuidade à boa forma. Fez um primeiro tempo muito interessante, deixando Sandro Cruz em maus lençóis em quase todas as suas ações. Poderia ter decidido melhor em alguns lances, mas descobriu Gustavo Sá para o único golo da partida.

    Negativo
    Foi tudo mau

    Fazendo uma retrospetiva da época flaviense, tudo foi um desastre. Abriu com cinco derrotas em cinco jogos, ainda com José Gomes. Moreno chegou e deu ânimo aos flavienses, mas uma segunda volta muito fraca levou à descida de divisão do Chaves.

    Forma
    GD Chaves
    2023/2024
    35J
    5V
    10E
    20D
    32-70G
    FC Famalicão
    2023/2024
    36J
    11V
    12E
    13D
    43-44G
    O Árbitro

    Ricardo Baixinho teve um critério largo no início, não mostrando muitos amarelos numa fase inicial. No segundo tempo, teve mais trabalho e apitou muito, mas controlou bem o jogo. Nota positiva para o juiz da partida.

    Fotografias(20)

    Liga Portugal Betclic: Chaves x Famalicão
    Liga Portugal Betclic: Chaves x Famalicão
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    GD CHAVES
    EMPATE
    FC FAMALICÃO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Blueonblue
    2024-05-11 10h44m por Maxaqueen
    Pois agora o problema do anti-jogo é dos árbitros. . .
    Incute-se aos jogadores quase desde as escolinhas a fazerem matreirice e a queimar tempo quando é necessário mas depois a culpa é dos árbitros que tomam decisões.
    Talvez não fosse preciso terem de interromper tanto os jogos se os jogadores não estivessem sempre a tentar cavar faltas ou estendidos no meio do chão como se tivessem acabado de levar um tiro.

    A arbitragem tem costas largas. . .
    Ricardo Baixinho
    2024-05-11 10h26m por Blueonblue
    quando na liga principal se tem um árbitro com a qualidade deste senhor, está tudo dito sobre a arbitragem em Portugal!

    Um fulano que só à custa dele obriga ao anti-jogo, às paragens por dá cá aquela palha, aos lances onde apita ao contrário, aos amarelos sem razão nenhuma. . . enfim, nem num jogo de infantis se deveria ver um árbitro assim.

    E como este Baixinho temos ainda o Vasilica, o Malheiro, o Manuel Oliveira, e mais alguns que assim de repente a mem...ler comentário completo »
    Chaves
    2024-05-11 08h11m por zlatan_21
    Abriram as portas da segunda liga aquando do anúncio do José Gomes como treinador.
    Plantel desequilibrado e depois com a chegada do incompetente Moreno, nada poderia melhorar.
    Tenho pena, pois é o clube da minha região, mas era o final anunciado.
    Que subam o mais depressa possível!
    Chaves
    2024-05-11 06h51m por Tobin
    Sendo um clube do interior tenho pena que desça. . .
    Chaves
    2024-05-11 01h46m por moumu
    Descida já anunciada depois da derrota com o FCP, enfim se bem que tinham um bom PL a equipa deixava um pouco a desejar em relação às outras que lutam pela manutenção.
    tarik
    2024-05-11 00h05m por Maxaqueen
    O fascínio pelo Aranda é para mim um mistério.
    Ele até pode ter qualidade, mas o que é que mostrou até aqui?
    Parece que se congelou aquele golo ao Braga e que mais nada aconteceu na temporada além disso.
    Não faz sentido essa distinção que fazem ao jogador.
    Chaves
    2024-05-10 23h20m por robbiefowler9
    É a consequência da falta de qualidade na estrutura, já não dá para gerir como se fazia há 10/15 anos a este nível, com a Liga 3 e uma maior profissionalização das estruturas nas competições nacionais acabou-se de vez a margem para fazer gestões "caseiras" e ir safando ano após ano nas Ligas profissionais, o Chaves tem que ver o exemplo de Tondela e Arouca, clubes que são semelhantes em termos de presidência/propriedade e que se souberam adaptar e incorporar bastante profissionalismo na sua ...ler comentário completo »
    PI
    Chaves
    2024-05-10 22h50m por Pinho352
    Esta temporada e consequente descida de divisão é o reflexo da incompetência da direcção e dos dirigentes responsáveis pela gestão do futebol.
    Depois de uma época passada muito positiva, uma má preparação desta temporada com contratações falhadas, um treinador fraco que saiu ao fim de poucos jogos e para piorar, a chegada de um treinador ainda pior que o inicial, uma equipa que ao longo da temporada nunca mostrou qualidade de jogo, a continuação na aposta de uma amostra de treinador...ler comentário completo »
    TA
    Famalicão
    2024-05-10 22h30m por tarik
    Valeu pela vitória e pelo foco da equipa.
    Gustavo Assunção não tem qualidade para andar no Famalicão que fará em outras equipas.
    Não se entende como metem o Araújo a titular quando já se sabe que nada vao levar dali e não dão oportunidade ao Danho que eventualmente poderia mostrar algo e até ficar para a próxima época.
    Jogadores da qualidade do Soares e do Aranda a “quase” entrarem para queimar tempo, é de rir 😂

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Sub-17
    Goleada deixa quartos a pequeno passo
    Na seleção e - quase de certeza - na competição! A seleção sub-17 portuguesa voltou a entrar em campo, após bater a Espanha (1-2), na primeira jornada....