placardpt
    Estrela da Amadora e Rio Ave empatam

    Dedicatória estragada

    2024/04/14 18:30
    E0

    É inevitável começarmos por aqui: é certo que houve quatro golos e que Estrela da Amadora e Rio Ave tiveram fase de bom futebol, mas a verdade é que o momento mais impactante do encontro foi mesmo a grave lesão sofrida por Diogo Fonseca, defesa-central dos tricolores.

    À entrada dos 15 minutos finais, o jovem disputou uma bola com Aziz, sendo que, no momento em que caiu no relvado, percebeu-se que o problema era grave: o pé do camisola 3 ficou numa posição claramente pouco natural e os momentos que se seguiram foram de tensão. Houve jogadores em lágrimas e deu-se a entrada da maca em campo, sendo que os atletas da formação da casa rapidamente procuraram unir forças para dedicar a vitória ao colega.

    A verdade é que tal cenário esteve perto de se concretizar, mas Vrousai tinha ideias diferentes e acabou por fazer o 2-2 final já em período de compensação...

    Entrar melhor e... sofrer

    Com Sérgio Vieira na bancada a cumprir castigo e com Luís Freire de volta ao banco, Estrela da Amadora e Rio Ave apresentaram-se no habitual 3-4-3 na tarde deste domingo. O forte calor que se fazia sentir na Reboleira podia indicar que o ritmo da partida iria ser baixo, mas a verdade é que tal não se verificou.

    A formação da casa entrou pressionante e com vontade de assumir as rédeas do encontro; no entanto, acabaram por ser os vila-condenses os primeiros a chegar ao golo. Depois de um livre cobrado por Vrousai, que Bruno Brigido defendeu para canto, Aderllan Santos subiu mais alto do que toda a gente e respondeu da melhor forma a um cruzamento de João Teixeira.

    O tento sofrido não abalou o Estrela da Amadora, que continuou mais bem na partida (ainda que Aderllan Santos tenha travado muitas das investidas do conjunto orientado por Sérgio Vieira). Apesar da forma autoritária como liderou o setor defensivo do Rio Ave, o camisola 33 foi incapaz de impedir a formação da Amadora de chegar ao empate em cima do intervalo. Com Kikas em bom plano pela direita, Léo Cordeiro só teve de encostar na zona da marca de grande penalidade, fazendo assim o 1-1 com que se chegaria ao intervalo.

    Emoção guardada para o final

    Os primeiros minutos da etapa complementar foram menos emotivos e mais equilibrados, num cenário que só foi alterado à entrada dos últimos 15 minutos. 

    Pouco antes da já referida grave lesão de Diogo Fonseca, Sérgio Vieira lançou Leo Jabá, extremo que acabaria por ter grande influência no encontro. Motivados com o objetivo de dedicarem o triunfo ao colega, os jogadores do Estrela apresentaram-se em grande nível nos minutos finais e acabaram por ser recompensados. 

    Momentos de tensão após a lesão @Filipe Amorim / Kapta+

    Aos 88', Leo Jabá cruzou pela direita e o inevitável Kikas antecipou-se aos defesas e guarda-redes adversários para fazer o 2-1. Soltou-se a festa na bancada e já grande parte dos adeptos sentia que os três pontos iriam ficar na Reboleira. No entanto, aos 90'+9, Aziz foi lançado na profundidade, contornou Bruno Brigido e, com toda a calma do mundo, serviu Vrousai.

    O grego só teve de encostar e fez assim o tento que valeu o 15º (!) empate aos rioavistas em 29 jornadas disputadas. Com este resultado, o Estrela passa a somar 28 pontos (15º lugar), ao passo que o Rio Ave tem agora 30 (11º lugar).

    jogos em destaque
    U Domingo, 14 Abril 2024 - 15:30
    Estádio José Gomes
    Luís Godinho
    2-2
    Léo Cordeiro 43'
    Kikas 88'
    Aderllan Santos 12'
    Marious Vrousai 90'

    ESTÁDIO

    Estádio José Gomes
    Lotação9 800
    Medidas105x68
    Inauguração1957
    Positivo
    Indefinição no marcador

    Sendo certo que as condições não eram as ideais para a prática desportiva (calor em excesso), Estrela da Amadora e Rio Ave protagonizaram um bom espetáculo de futebol. Houve golos, incerteza no marcador, emoção até ao final e público nas bancadas. Não se pode pedir muito mais.

    Negativo
    Longa recuperação pela frente

    Não somos, de todo, especialistas na área da medicina, mas tudo indica que Diogo Fonseca terá vários meses de recuperação pela frente. A grave lesão no tornozelo do defesa-central foi o pior momento do encontro e, agora, o jovem terá de ser bastante resiliente para ultrapassar este percalço.

    Forma
    Est. Amadora
    2023/2024
    32J
    7V
    10E
    15D
    34-50G
    Rio Ave
    2023/2024
    32J
    6V
    15E
    11D
    35-41G
    O Árbitro

    Partida positiva de Luís Godinho. Aplicou um critério relativamente largo, soube quando puxar dos cartões e requereu o auxílio da equipa médica de forma pronta aquando da lesão de Diogo Fonseca.

    Fotografias(19)

    Liga Portugal Betclic: Estrela da Amadora x Rio Ave
    Liga Portugal Betclic: Estrela da Amadora x Rio Ave

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Treinador deu um «murro na mesa»
    Mauricio Pochettino, técnico argentino do Chelsea, mostrou-se irritado após o triunfo do Chelsea diante do Tottenham e, questionado sobre o seu futuro no comando técnico do ...