placardpt
      Tudo foi decidido nos penáltis

      Raça de Dragão não chegou

      Raça de Dragão não chegou e esbarrou nos penáltis. O FC Porto teve uma exibição repleta de coração (e sofrimento) e aguentou com unhas e dentes o enorme caudal ofensivo do Arsenal, mas, no final foram os gunners a ser felizes no desempate por grandes penalidades, eliminando os dragões da Champions.

      Era o tudo ou nada para o FC Porto na Liga dos Campeões, depois do 1-0 na 1ª mão, em Portugal. Sérgio Conceição mantinha a aposta dos últimos jogos e não apresentava grandes surpresas, com Galeno no apoio a Evanilson e Nico e Alan Varela no miolo. Arteta, por sua vez, seguia a mesma linha ideológica e apostava em Kiwior a lateral esquerdo, apesar dos regresso de Zinchenko e Tomiyasu, além de Havertz e Trossard na frente de ataque, com Saka.

      (Des)tapar em excesso

      O clima era de tensão nas bancadas e isso fazia-se sentir em cada intervenção mais demorada, ou não, portista, com os adeptos londrinos impacientes e à espera de uma reação da equipa madrugadora. O Arsenal, como esperado, entrou ofensivo e mais assertivo e veloz - como previra Conceição - do que no Dragão e foi tentando adicionar os médios Rice e Odegaard ao processo ofensivo, especialmente na sua direita, onde o norueguês e Saka iam causando dificuldades a Otávio e Wendell, os mais nervosos dos Dragões.

      Do outro lado, o FC Porto vinha com uma mentalidade bem visível de tentar ser simples com bola. Os dragões iam tentando chamar a pressão alta dos gunners para tentar explorar a profundidade e velocidade dos seus extremos, mas iam abusando dessa opção na sua esquerda, onde o Arsenal se ia protegendo bem. Sem bola, por sua vez, os azuis e brancos protegiam-se em 4x5x1, com Pepê a juntar-se ao miolo e a mostrar a preocupação da equipa em ser solidária sem bola nessa zona.

      O caudal ofensivo era claramente caseiro, embora o FC Porto tenha dado sinais de vida a meio da 1ª parte, especialmente numa jogada bem construída pela direita, onde Evanilson obrigou Raya a boa defesa, e o Arsenal foi gerindo bem o ritmo, especialmente depois de Jorginho ajudar na proteção da ala esquerda. Apesar disso, o apoio dos mais de três mil adeptos portistas presentes no Emirates era incansável.

      Dragões foram-se aguentando @Getty /
      Ora, a tal preocupação do FC Porto em fechar o miolo acabou, contudo, por desproteger a equipa das diagonais a partir da ala e Odegaard, o maestro londrino, soube aproveitar. À passagem do minuto 41', o norueguês foi paciente e encontrou uma brecha entre o lateral e central, aproveitando um erro posicional de João Mário para desmarcar Trossard na esquerda da área. O belga rematou cruzado, fez o 1-0 e empatou a eliminatória. Voltava a estar tudo completamente em aberto.

      Sofrer até faltar pernas

      Estava tudo em aberto para a 2ª parte e o ambiente tinha claramente mudado nas bancadas, com a tensão inglesa a ser substituída por um otimismo crescente. a equipa, galvanizada por esse otimismo, foi para cima do FC Porto, que agora era obrigado a mudar ligeiramente a abordagem. Apesar disso, a equipa lusa continuava a proteger-se bem no corredor central, dando mais iniciativa aos gunners nas alas, onde os cruzamentos iam sendo afastados pela defensiva dos Dragões.

      Apesar disso, a organização defensiva portuguesa era, agora, claramente menor e o espaço no miolo também. Aproveitando isso, o Arsenal começou a tentar explorar mais vezes a velocidade do trio ofensivo e, por breves momentos, após um erro de Pepe, fez os corações portistas parar, aos 69', mas o golo de Odegaard foi anulado, por falta de Havertz sobre o experiente internacional luso.

      Este momento de sobressalto ditou uma clara mudança no jogo. As equipas percebiam que qualquer risco poderia ditar a eliminação, mas o Arsenal continuava a tentar assumir a batuta e isso dava espaço para o FC porto explorar as costas da defesa contrária e Pepê e Chico Conceição iam-se mostrando perigosos. Apesar disso, o Arsenal não tirava o pé do acelerador e Arteta passava a clara mensagem à equipa de querer resolver nos 90 minutos, com a entrada de Gabriel Jesus, aos 81'. O brasileiro quase marcou no minuto seguinte.

      FC Porto sofreu na 2ª parte @Getty /
      Os minutos passavam e o FC Porto parecia perder cada vez mais a (pouca) capacidade de ter bola no ataque, o que aumentou o caudal londrino. Sérgio Conceição ainda fez entrar Taremi, aos 88', para que a equipa tentasse respirar com bola, mas os minutos finais foram de sofrimento para os corações portistas. Já ninguém se aguentava sentado no Estádio, a ansiedade voltava a crescer, mas isso não impediu que o tempo fosse escasso e tivemos mesmo que ir a prolongamento para desempatar a eliminatória.

      Até ao último nervo

      À semelhança do Sporting há um ano, na Liga Europa, tínhamos, pelo menos, mais 30 minutos de futebol entre o Arsenal e uma equipa portuguesa numa eliminatória europeia e os dragões bem se podiam inspirar nos leões. Contudo, pouco mudou no jogo. O Arsenal foi controlando a posse, o FC Porto defendendo, mas notava-se que faltavam pernas aos dois conjuntos e, verdade seja dita, faltaram oportunidades dos dois lados. As grandes penalidades eram inevitáveis.

      Aí, Raya e Diogo Costa eram os principais protagonistas e o espanhol foi quem se superiorizou, defendendo as grandes penalidades de Wendell e Galeno e permitindo a passagem do Arsenal. O FC Porto fica no caminho nos oitavos de final, mas cai de pé.

      U Terça, 12 Março 2024 - 20:00
      Emirates Stadium
      Clément Turpin
      1-0
      (4-2 g.p.)
      Leandro Trossard 41'
      Emirates Stadium
      Lotação60 432
      Medidas105x68m
      Inauguração2006
      FaseOitavos-de-Final
      Mão2ª Mão
      Lances Capitais
      41´
      GOLO Arsenal!
      Leandro Trossard marca
      69´
      GOLO INVALIDADO Arsenal
      Havertz puxou a camisola a Pepe e o central derrubou Diogo Costa. Odegaard aproveitou a bola perdida para fazer o 2-1, mas o lance acabou anulado devido à falta do alemão
      A Chave

      A abordagem portista protegeu a equipa durante muito tempo e dificultou a construção do miolo londrino, mas também deu iniciativa em excesso ao Arsenal e os gunners estiveram sempre por cima, sem grande resposta adversária.

      O Árbitro

      O francês Clément Turpin foi tentando manter o critério largo e não cometeu erros. Nada a apontar.

      O Melhor
      Raça não falta

      Nunca se pode acusar uma equipa de Sérgio Conceição de raça e isso ficou, mais uma vez, bem patente. Entreajuda, cumplicidade e aquela raça de dragão. A equipa foi-se protegendo mutuamente e aguentando até mais não. Os adeptos podem estar orgulhosos.

      O Pior
      Faltou plano B

      No papel, a opção de Sérgio Conceição em proteger o miolo funcionou e dificultou imenso o trabalho dos médios londrinos, mas a equipa sentiu-se a falta de um plano B a partir do momento em que sofreu o 1-0 e nunca teve soluções (e pernas) para ir deixando o Arsenal em sentido.

      Forma
      Arsenal
      2023/2024
      40J
      26V
      6E
      8D
      90-35G
      FC Porto
      2023/2024
      40J
      27V
      4E
      9D
      77-33G
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      ARSENAL
      EMPATE
      FC PORTO

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      FC Porto
      2024-03-13 16h56m por nicolas_gaitan
      Caiu de pé e nada apagará a brilhante campanha que fez, mesmo tendo um plantel muito limitado. Quanto ao jogo de ontem, esperava mais de Francisco Conceição e sobretudo de Galeno e Evanilson que estiveram muito apagados. Pepe é uma lenda e Alan Varela um jogador fantástico, um polvo, e já deveria ter sido chamado à seleção argentina. O Benfica que aproveite e tente resgatar o Jorge Sánchez para rivalizar com Bah. :P
      Instinto matador
      2024-03-13 16h44m por ricardolouromartins
      É o que falta às equipas Portuguesas nestes jogos, chega a ser constrangedor a forma como muitas vezes dominam ou controlam o jogo, mas chegam à baliza e falham estupidamente as oportunidades de golo. Não sei se é medo, ansiedade ou falta de concentração - acredito mais no primeiro - mas muitas vezes estas equipas só passam por isso mesmo, isto quando os árbitros não roubam como já aconteceu muitas vezes. Temos de acordar.
      TH
      orgulhovermelho
      2024-03-13 15h32m por TheRocker
      Queimar tempo? Se juntarmos todas as bolas paradas do Arsenal em que em cada canta ou em cada lançamento ou em cada livre ou ponta pé de baliza parecia que tava a fazer um frete para marcar de certeza que ultrapassa e muitas as "lesões" do Porto que nem sei quais foram pq fora do Varela que saiu de maca até neste jogo poucas lesões foram, em que até os comentadores comentaram exatamente isso que poucas cãibras tinha se visto para tantos minutos jogados 🤷🤷

      Mas é o ...ler comentário completo »
      Porto
      2024-03-13 13h08m por mundial200
      Tal como no nosso campeonato quando se está contra um colosso em comparação é normal usar as armas que se tem a favor, ou seja queimar tempo, fica a responsabilidade do árbitro sobre como gerir isto, ou começa com avisos de amarelo ou deixar seguir jogo. No entanto que demonstração incrível de entre ajuda defensiva do Porto e talvez com melhores definições ofensivas poderia tirar daqui outro resultado. De louvar Alan Varela que jogador que foram buscar, deu tudo e geriu incrivelmente bem o...ler comentário completo »
      Valeu por tentar
      2024-03-13 12h15m por DietmarVonKrieg
      Enfrentamos uma equipa com 10x mais orçamento, um plantel 10x melhor, e uma das 5 melhores equipas do planeta. Surpresa foi termos dado tanta luta ao gigante. Temos que valorizar esse esforço sobretudo.
      Perder nos penáltis? Isso já é só mais um dia normal. Estranho seria a esta altura ganharmos uns penáltis, não é roleta, é falta de especialistas.
      Saímos da Champions mas podemos sair com orgulho, nem todas as equipas dariam tanta luta a um clube estupidamente maior. Somos Porto.
      Faltou o Diogo Costa no Bolso. . .
      2024-03-13 11h15m por GERRARDandRONALDINHO
      Muitas bolas longas diretamente para fora, 1/2 passes completamente falhados que foram parar aos pés do Arsenal ainda no meio-campo do Porto e lento a sair (lance do golo anulado diz tudo. . . ). . . E, claro, muita insistência em sair pelo lado de Otávio que, tal como tenho escrito aqui nas últimas semanas, se falta de inventar a sair com bola e tem fraco passe longo e portanto nunca seria uma opção para sair com bola. Nem foi o pior jogo dele (com e sem bola) mas claramente não é u...ler comentário completo »
      Parabéns
      2024-03-13 10h56m por Benfiquista_N10
      Porto, vocês se debateram se muito bem contra este Arsenal. Cairam com dignidade.

      Aos adeptos do único clube português que jogou ontem, deixem de mencionar outros clubes, que mentalidade pequena.
      BL
      Falta de avançados
      2024-03-13 09h53m por Bluetrain
      O Porto lutou bem, mas faltou a qualidade nos avançados para fazer a diferença. O Arsenal era uma equipa acessível, sem dúvida.
      Pena
      2024-03-13 09h51m por davoli
      Que pena cair desta forma qd estivemos tão perto. Fizemos um jogo quase perfeito defensivamente mas desta vez faltou melhor acerto nos momentos de transição ofensiva. Sabiamos que era muito dificil jogar naquele estádio mas a equipa esteve muito sólida e causou um desconforto no adversário durante todo o jogo. nunca vi o Arsenal tão desconfortável mesmo contra os rivais diretos na premiere league.
      Nota de destaque para Alan Varela e Nico que estão cada vez mais uma dupla de classe, o...ler comentário completo »
      FC
      Alan Varela
      2024-03-13 09h26m por Fcpflaw2506
      Espero que tenha sido apenas cansaço e que não tenha nenhuma lesão muscular. Está a ter uma bela época e tem sido o pêndulo do nosso meio campo e seria uma má notícia para nós perdermos o nosso melhor médio para o que ainda falta disputar da época.
      johncarter
      2024-03-13 08h48m por xithombo
      Qual é a função de um Guarda redes?
      orgulhovermelho
      2024-03-13 08h40m por xithombo
      Meu puto, melhor ficar calado se não tens nada para falar. O FC Porto jogou bem e merecia passar à fase seguinte. Mesmo Liverpool e Manchester City não se atrevem a veleidades, quando jogam naquele estádio.
      JOGO
      2024-03-13 08h23m por orgulhovermelho
      Justa vitória e passagem do Arsenal , a unica equipa que fez por ganhar, o Porto limitou-se a jogar defensivamente e a fechar linhas, apenas um remate perigoso do Evanilson é muito pouco para uma equipa que quer jogar a Liga dos campeões.
      Viu-se os jogadores do Porto muitas vezes no chão a queimar tempo, coisa que em Portugal criticam quando as equipas ditas mais pequenas o fazem.
      E no fim, como sempre Sergio Conceição fez confusão, mais do mesmo quando perdem.
      Porto
      2024-03-13 08h03m por estaramosold
      É uma equipa talhada para este tipo de jogos, nesse aspeto SC é realmente do melhor que anda por essa Europa.

      Quando encontra adversários de menor valia e tem que assumir o jogo, não tem feito o mínimo que se exige, mas aqui entra na equação a qualidade do plantel e outros fatores que vão "desculpando" as lacunas.

      Uma palavra para o Arsenal que esteve muito longe de estar bem e pareceu que nunca encontrou em 180 minutos a fórmula para ultrapassar o Porto. ler comentário completo »
      FCP
      2024-03-13 02h39m por moumu
      Era tarefa dificil mas conseguiram dar boa réplica de facto, uma pena ainda não terem quebrado a malapata de vencerem em terreno inglês mas qualquer dia há de chegar. Acho que o FCP deu boa imagem de si próprio, pena perder nos penalties, talvez fosse preciso mais alguma coisa a nivel atacante
      Commando79
      2024-03-13 01h36m por Ronaldinho-gaucho
      Resume a ser arruaceiro, se calhar estas a falar dos adeptos do 5lb.
      Atitude e coragem teem voces que precisaram de ajuda pra nao ficar em ultimo do grupo.
      Estas mais é calado um adepto de uma equipa que tomou 5 a 0 do rival lá sabe o que é raça
      Porto e Jaime Pacheco
      2024-03-13 01h14m por jorgemartins575
      Deves ter te esquecido quem foi 2 vezes aos quartos de final nas duas últimas épocas mas isso para ti convém não falar, é verdade que este ano estivemos horríveis e que vocês como quase sempre foram o clube que chegou aos oitavos de final e por isso estiveram melhores que nós mas devias começar ou deverias ter dado mérito ao Benfica por ter chegado 2 vezes seguidas aos quartos mas deve ser para ti complicado dizeres isso
      Quanto ao jogo, bateram-se bem apesar de terem perdido nos penalti...ler comentário completo »
      Porto
      2024-03-13 00h54m por GreenUchiha
      Confesso que esperava mais do arsenal mas isso deve se ao óptimo trabalho no Porto . O arsenal teve melhor mas o Porto jogou com as armas que tinha e fez um óptimo jogo . Muitos parabéns pela performance e tentaram bem surpreender os ingleses . Há uma coisa que eles não são melhores, é na raça , e isso ninguém vos tira ! Caíram mas caíram com orgulho . Com uma ou duas individualidades de top vocês venceriam o arsenal . Parabéns dragões - e obrigado aos adeptos que viajaram longe para apoi...ler comentário completo »
      FC
      Obrigado
      2024-03-13 00h27m por Fcpflaw2506
      Pelas palavras simpáticas de apoio de alguns rivais, que mostraram aqui nível e que além de sermos rivais, lá fora, lutamos todos pelo mesmo. O resto, nem vale a pena comentar de tão baixo nível que é.
      BurroDeBancada
      2024-03-13 00h18m por Commando79
      É uma questão de semântica.
      A raça de que eles falam resume-se a ser arruaceiro e entrar para partir as pernas ao adversário até que esses ganhem medo de ter a bola nos pés, quanto mais jogar com qualidade.
      Eles bem tentam fazer isso passar por atitude e coragem e há quem se deixe enganar.
      Quando não há osso para correr atrás e não há possibilidade de escavacar um gajo a tal "raça" passa despercebida porque não tem como se manifestar.

      Nas penalidades...ler comentário completo »
      Oh Jesus (não o Gabriel)
      2024-03-13 00h16m por PotentEagle
      Agora o melhor treinador do mundo “devia ir para o circo”. Isto está bonito
      Parabéns ao Porto
      2024-03-12 23h52m por AngelEyes
      Bateram-se bem hoje e saem de cabeça erguida. Honraram Portugal e podiam muito bem ter seguido em frente, mas é a vida. Perder nos penáltis é sempre lixado.
      Se tivessem conseguido passar, seria o quarto ano seguido em que teríamos uma equipa portuguesa nos quartos.
      Jogo
      2024-03-12 23h46m por Minnowkr
      Como disse ontem a passagem do Arsenal não era assim tão certa quanto isso, e a prova foi este jogo. Com um pouco de melhor definição no ataque e o Porto até poderia ter sacado o empate.
      Foi pena, mas já começa a existir um padrão nas vezes que o Porto na Champions contra equipa fortes tem possibilidades de ganhar, às vezes até jogando melhor ou tendo mais e melhores oportunidades mas acaba por perder os jogos/eliminatórias, foi assim com o Atlético há 3 anos, o ano passado com o Inter, este ano com o Barça, e agora com o Arsenal.
      FC
      BurroDeBancada
      2024-03-12 23h35m por Fcpflaw2506
      Em termos de desequilibrio, claramente foi City-Copenhaga. Houve mais golos derivado a essa mesma diferença, enquanto que nesta eliminatória o Porto equilibrou muito mais do que os próprios adeptos e adversários esperariam.
      Em termos de futebol, o Inter-Atlético também não foi nada por aí além.
      jogo
      2024-03-12 23h32m por johncarter
      bem podem agradecer ao diogo costa por duas ou três defesas boas se não tinham levado 3 secas!

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Basquetebol
      Poste sérvio entra para a história
      Depois de largos dias a revelar os vencedores dos seus habituais prémios anuais relativos à fase regular, a NBA revelou, nesta madrugada de quarta para quinta-feira, o mais importante. ...