placardpt
      Napoli e Barcelona anulam-se na primeira mão

      Na guerra de quem dá e Lewa

      O duelo entre as duas faces de Diego Armando Maradona na Europa, jogado numa casa rebatizada em honra do mítico jogador argentino, nunca seria de decisão fácil. Isso verificou-se na passagem do teórico ao prático, com um empate (1-1) que empurra a sentença para a segunda mão.

      As primeiras 48 horas de Francesco Calzona ao leme do Napoli não terminaram em vitória, mas é justo dizer que este desfecho inicial não enfurecerá os adeptos, já que o adversário era nada menos do que o Barcelona. No fim, o marcador foi construído por dois dos maiores goleadores do planeta, ambos bem à altura destes palcos da Liga dos Campeões: Lewandowski e Osimhen.

      O polaco entrou no bar...

      A estreia de um terceiro treinador na temporada atraía atenção até ao arranque da partida, mas essa foi roubada por um menino que já não sabe estar longe dos holofotes. Falamos de Lamine Yamal, que se tornou no jogador mais jovem de sempre a jogar a fase a eliminar da Champions e celebrou a marca com uma entrada temível.

      O extremo de 16 anos (e 223 dias, já que o leitor pergunta) fez os dois primeiros remates do jogo, sendo o segundo muito perigoso e motivando uma boa reação de Meret na baliza napolitana. O guarda-redes adversário voltaria a agigantar-se minutos depois, quando travou Robert Lewandowski à queima-roupa, depois de uma bela jogada individual de João Cancelo.

      Fora essas duas chances, era um jogo de poucos acontecimentos e no qual a principal luta era pelo tempo de controlo do esférico. O campeão de Itália teve algum, o campeão de Espanha também, mas as aproximações à área tinham quase sempre o selo blaugrana. Já na segunda parte deu finalmente golo, com Lewandowski, em grande forma nesta fase da temporada, a finalizar de forma brilhante após passe de Pedri. 

      E o nigeriano serviu o empate

      O golo, embora merecido, significou uma mudança quase imediata no jogo. Calzona sentiu a necessidade de fazer algo e a opção inicial foi de tirar Kvaratskhelia, o que poderia ser encarado como uma jogada de poder se não tivesse funcionado tão bem.

      Noite satisfatória para Calzona e Osimhen @Getty /
      Para o lugar do georgiano entrou Lindstrom, que trouxe alguma faísca ao jogo napolitano. Tentou servir Osimhen, que já levava uma extensa batalha com os centrais do Barcelona, mas a bola por pouco não chegou ao nigeriano. Teve de ser Anguissa a tentar de novo, com o tipo de passe frontal que Osimhen adora, e o ponta de lança marcou, depois de rodar sobre Iñigo Martínez como se de uma criança se tratasse.

      O goleador, que ainda não tinha vestido a maglia azzurra desde o virar do ano, saiu do relvado logo a seguir ao golo, mas isso não impediu o Napoli de se agarrar ao volante por mais alguns instantes. Anguissa ameaçou juntar um golo à sua assistência e Gio Simeone também trouxe algum fogo ao jogo, embora nenhum tenha tido sucesso.

      Seriam as cores catalãs a dominar os últimos minutos do jogo, nos quais João Félix regressou de lesão e João Cancelo se afirmou como o jogador mais desesperado pela vitória, merecendo a distinção de melhor em campo no zerozero. Gundogan teve a última palavra a dizer, com um remate ao lado que empurrou definitivamente a decisão para a segunda mão, daqui a três semanas.

      jogos em destaque
      U Quarta, 21 Fevereiro 2024 - 20:00
      Stadio Diego Armando Maradona
      Felix Zwayer
      1-1
      Victor Osimhen 75'
      Robert Lewandowski 60'

      ESTÁDIO

      Stadio Diego Armando Maradona
      Lotação60 240
      Medidas105m x 68m
      Inauguração1959
      Lances Capitais
      60´
      GOLO Barcelona!
      Robert Lewandowski marca
      Robert Lewandowski marca o seu 2º golo na prova (6 jogos)
      Robert Lewandowski marcou o seu 51º golo na equipa (80 jogos)
      75´
      GOLO Napoli!
      Victor Osimhen marca
      Victor Osimhen marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
      Positivo
      Jogadores de nível Champions

      Dificilmente foi um jogo brilhante ou que ficará na história, mas houve alguns momentos em que a enorme capacidade das individualidades ficou em evidência. Nível médio muito elevado e momentos decisivos patrocinados por dois jogadores que devem servir de exemplo para qualquer jovem que sonhe com um futuro a ponta de lança.

      Negativo
      Sabe a pouco

      Francesco Calzona teve uma estreia satisfatória, especialmente tendo em conta que chegou ao clube há cerca de 48 horas, mas pode significar pouco. O Napoli continua sem ter nenhuma vitória no histórico frente ao Barcelona e fora de casa será ainda mais difícil de desmontar uma equipa que já foi ligeiramente superior esta noite.

      Forma
      Napoli
      2023/2024
      34J
      14V
      8E
      12D
      47-43G
      Barcelona
      2023/2024
      37J
      23V
      7E
      7D
      76-52G
      O Árbitro

      Pouco a assinalar na exibição do alemão Felix Zwayer, que até foi correto no período de compensação dado. Quatro minutos no total do jogo, uma vez que as paragens praticamente não existiram.

      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      NAPOLI
      EMPATE
      BARCELONA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Barça
      2024-02-22 02h29m por moumu
      Bom resultado e devem passar, parabéns a Osimhen pelo regresso mas este Napoli é bastante inferior ao do ano passado, de qualquer forma como o Braça não anda famoso o Napoli anda tem a sua hipótese.
      Osimhen
      2024-02-22 01h28m por Geralt
      Respeito haaland e Mbappe , mas este rapaz não fica atrás !

      Muito se fala num Chelsea ou PSG . A equipa que o levar vai ter ali um PL a mirar a bola de ouro ! Este rapaz não vai terminar a carreira sem uma !

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Seleções Jovens
      Manhã de felicidade em Malmö. Portugal defrontou a Bélgica, em novo duelo a contar para a fase de grupos do Campeonato da Europa de sub-17, e venceu por 1-0 num duelo ...