placardpt
Castores venceram por 3-1

Sair em grande pela porta pequena

Um adeus bonito, depois do futebol menos bonito tantas vezes jogado durante a temporada. O Paços de Ferreira ganhou ao Rio Ave por 3-1 e realizou uma excelente partida. A equipa de César Peixoto despediu-se na Liga Bwin em casa, mas ainda tem um jogo em Braga.

Quem não veio não viu, quem chegou tarde não viu, quem esteve em casa teve de puxar a atrás nas gravações automáticas para rever. O Paços de Ferreira marcou, literalmente, na primeira jogada no desafio.

A turma de César Peixoto, que entrou em campo já despromovida, dificilmente pensou que o início do encontro fosse tão auspicioso. A forma como a equipa circulou a bola do lado direito para o lado esquerdo e depois Uilton Silva serviu Nigel Thomas traduziu-se num lance perfeito. Daqueles para anotar nos livros.

Nigel Thomas marcou no primeiro minuto do jogo @Catarina Morais / Kapta +
Mas o Rio Ave não visitou a Capital do Móvel em passeio. A resposta dos homens de Luís Freire foi muito prática e eficaz: uma incursão de Patrick William pela zona central fez com que os vilacondenses surgissem com mais uma opção na área e os pacenses falharam o acerto defensivo. Costinha fez uma assistência milimétrica e o central revelou dotes de avançado, com uma finalização de grande nível.

Muita vontade, pouca eficácia

Depois da promessa inicial o jogo entrou num declínio de qualidade. As equipas tiveram, sempre, muito espaço para jogar, mas o discernimento foi muito curto.

O Paços de Ferreira foi mais organizado em chegar à baliza, mas houve muitos problemas na hora de definir. Os homens de César Peixoto exageraram nos pormenores e perderam várias oportunidades de criar muito perigo.

Do outro, o Rio Ave teve muita dinâmica com os dois laterais: Paulo Vítor e Costinha. O português foi muito interventivo no ataque e teve o segundo golo nos pés, mas Marafona negou com uma defesa assombrosa.

Saber contornar os próprios problemas

César Peixoto acertou as cabeças dos jogadores ao intervalo. Os castores apareceram com o descomplicómetro desligado e o jogo tornou-se mais rápido.

Patrick William fez o golo do Rio Ave @Catarina Morais / Kapta +

O Paços de Ferreira surgiu com mais perigo e o golo surgiu por Aderllan Santos, após um remate de Gaitán. Tudo ficou mais simples para os pacenses, até porque Luís Freire arriscou para chegar a outro resultado, meteu muita gente na frente e com isso houve mais espaço para os homens de César Peixoto atacarem.

A equipa da casa voltou a marcar, já nos instantes finais, por Guedes, na conversão de uma grande penalidade e fechou o resultado em 3-1.

Com o apito final veio a emoção: nas bancadas e no relvado. Antunes e Gaitán foram dos mais saudados e também aqueles que mais libertaram o drama que o clube de Paços de Ferreira está a sentir, com a descida de divisão.

jogos históricos
U Domingo, 21 Maio 2023 - 18:00
Estádio Capital do Móvel
Hélder Malheiro
3-1
Nigel Thomas 1'
Alexandre Guedes 85' (g.p.)
Patrick William 3'
Aderllan Santos 48' (p.b.)

ESTÁDIO

Estádio Capital do Móvel
Estádio Capital do Móvel
Portugal
Paços de Ferreira
Lotação8 076
Medidas105 x 68 m
Inauguração1973
Lances Capitais
GOLO Paços de Ferreira!
Nigel Thomas marca
Nigel Thomas marca o seu 4º golo na prova (33 jogos)
GOLO Rio Ave!
Patrick William marca
Patrick William marca o seu 2º golo na prova (25 jogos)
43´
GOLO INVALIDADO Paços de Ferreira
48´
GOLO Paços de Ferreira
Aderllan Santos marca na própria baliza!
61´
GOLO INVALIDADO Paços de Ferreira
Nigel marca, mas é assinalado fora de jogo a Gaitán
85´
GOLO Paços de Ferreira
Alexandre Guedes marca de grande penalidade!
Alexandre Guedes marca o seu 1º golo na prova (16 jogos)
Positivo
Futebol de ataque

Sabem aqueles jogos de início de pré-época, onde as equipas jogam descomplexadas? Este encontro foi mais ou menos assim. Paços de Ferreira e Rio Ave estiveram sempre muito focadas em chegar à baliza e sem medo de deixar o setor defensivo mais desprotegido. Foi bom para o jogo.

Negativo
Decisões do VAR

Um golo a abrir validado, outro a terminar anulado. As decisões dos árbitros assistentes foram perfeitas e foi correto os lances serem revistos no VAR, mas em ambos os casos foram mais de quatro minutos perdidos para ter a certeza das linhas. É muito tempo e o ritmo do espetáculo diminuiu.

Forma
Paços de Ferreira
2022/2023
37J
6V
7E
24D
28-65G
Rio Ave
2022/2023
37J
12V
9E
16D
39-47G
O Árbitro

Hélder Malheiro teve um jogo tranquilo e apesar das duas equipas já terem tudo decidido, o juiz de Lisboa foi demasiado largo no critério. No final apertou a malha, sem necessidade. O jogo já estava fechado. Tirando esse fator esteve bem, na generalidade, estando perto dos lances e sendo muito explicativo para os jogadores.

Fotografias(25)

Liga BWIN: P. Ferreira x Rio Ave
Liga BWIN: P. Ferreira x Rio Ave
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PAÇOS DE FERREIRA
EMPATE
RIO AVE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
S1
Dispensas
2023-05-22 14h21m por S1950
Foram todos jogadores que estavam a mais, em especial no que se exige de um jogador que represente o Paços. Respeito pelo emblema.

Basta ver que o Flávio Ramos ainda está ligado ao clube, pois ainda treina à parte, e na Sexta-Feira após a vitória do Marítimo, postou uma storie que só se entenderia como gozo. . . . Tanto que em pouco tempo apagou.
Outros jogadores tiveram a lata de em semana crucial postarem fotos em concertos. . . Tá tudo bem no Paços. Sai mais uns aplausos.
S1950
2023-05-22 12h39m por f1950
O Caso do GOAT Gomes então é só mais um juntando à dispensa do Jordi e ao fim do empréstimo do Toma que fiquei a saber pelo Transfermarkt, isto está cada vez melhor. . . Jordi e Flávio Ramos que passaram de titularíssimos (depois de erros atrás de erros) diretamente para dispensados, coisa que nunca vi no futebol profissional.

Podia fazer uma lista dos destaques do amadorismo desta época mas no fim o próximo Imperador da Grécia quer-nos convencer como convence certa imprensa q...ler comentário completo »
S1
Paços não sobe
2023-05-22 12h12m por S1950
tão cedo! Quem vive o clube sabe da miséria financeira que isto está.
O Paços é um justíssimo descido. Passou toda a temporada em lugar de despromoção.
Há imensas coisas por explicar. . . E que mostram o porquê deste destino.
Onde anda o mágico avançado Fábio Gomes, titularissimo na Madeira (talvez no jogo mais importante da temporada) depois de nessa semana ter fugido ao regulamento do clube e ter sido apanhado na noite?! Pois é. . . Já foi devolvido ao Brasil faz te...ler comentário completo »
Paços
2023-05-22 09h32m por fcpflaw25
Uma pena esta equipa descer. Tiveram azar em alguns jogos, noutros foram simplesmente azelhas na forma como geriram vantagens. Espero que subam já para o ano, são um clube que faz falta à primeira liga.
Talvez agora percebam. . .
2023-05-22 06h12m por GERRARDandRONALDINHO
. . . . porque digo que Freire tem de sair e que o clube precisa de um novo projeto. . .

Resultado mais do que previsível e só quem não está por dentro da realidade destes clubes pode ficar chocado com esta derrota do RA. . .

Vou repetir o que aqui escrevi DESDE a pré-época: RA só não desceu esta época porque Marítimo, Paços, Santa Clara, Estoril, Portimonense, muitos deles com plantéis bem mais valiosos, fizeram campeonatos patéticos e do mais fraco que já se viu em muito tempo. . .
E os próximos anos serão exatamente iguais.
Paços
2023-05-22 05h49m por moumu
Já não contava para muito este jogo nos momentos decisivos o Paços não esteve à altura, os melhores jogadores são veteranos e de resto não há grande coisa para trabalhar. Se Peixoto ficar vai ser preciso metade de um plantel novo.
Estou chocadíssimo
2023-05-21 20h24m por f1950
Quem diria que apostar em contra-ataques rápidos em vez da obsessão pela posse de bola e construção desde trás podia dar bom resultados?
Quem diria que o Delgado na sua posição original rende muito mais do que a jogar uma época inteira adaptado a lateral direito (com o Jorge Silva no banco e outro que foi dispensado sem quaisquer explicações) quando não tem as mínimas rotinas defensivas?

O Mestre da Tática que diz que descemos "por isto e por aquilo" ainda fez das suas ao ...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
Oficial
Contrato válido até 2027
Depois de um ano no Gil Vicente por empréstimo do Feyenoord, Tidjany Touré assinou em definitivo com o clube de Barcelos. O extremo de apenas 21 anos assinou um contrato válido ...