placardpt
    Primeira vitória pacense na Liga

    Fio de vida

    A luta pela sobrevivência não se compadece com romances de cordel. Se a barriga dá horas, não faz sentido desfilar de Gucci pela avenida da Liga. O realismo pedia alimento, combate, e foi isso que César Peixoto ofereceu ao Paços nos Arcos. 

    Nove meses e cinco dias depois. Repetimos: nove meses e cinco dias depois, os castores voltaram a ganhar um jogo oficial. De 9 de abril de 2022 [Marítimo, 2-0 na Mata Real] até este 14 de janeiro, o Paços fez 24 partidas, trocou de Peixoto para José Mota e de Mota para Peixoto, sempre sem ser capaz de ganhar. Inimaginável. 

    O sangramento, abundante, cessou nos Arcos. Um golo de Nigel Thomas, na primeira parte e de bola parada, devolveu a honra e alguma esperança ao histórico emblema pacense. 

    O cenário é negro e continuará negro por muitas semanas - na melhor das hipóteses. Apesar da vitória, importantíssima, o Paços vai para a última ronda da primeira volta com seis pontos. Assustador, pese este sopro de vida.  

    Soco de realidade no balneário do castor

    As ideias de César Peixoto são outras. Mais atraentes. Controlo do jogo com bola, passe curto e seguro, desequilibrar no último terço e manter as linhas num plano médio/alto. 

    Utópico. 

    �Rogério Ferreira / Kapta+
    Desesperado no fundo do poço, a afogar-se, o Paços não podia arriscar mais uma exibição de saltos para a água com nota artística. César fez a leitura correta, não quis saber da bola para nada e exigiu outras coisas aos seus pupilos. 

    Bloco baixo, cerrado, com cinco elementos (Rui Pires foi mais central do que médio); capitalizar a velocidade de Nigel Thomas e Zé Uilton nas saídas rápidas para o ataque; aproveitar as bolas paradas ofensivas. 

    E foi um destes últimos momentos a decidir o jogo. Thomas bateu na esquerda, Emmanuel Boateng fez-se à bola e não lhe tocou, Jhonatan ficou surpreso e reagiu mal. 

    Faltava mais de uma hora para o fim e o Rio Ave não teve tempo para chegar, sequer ao empate. Exibição paupérrima dos vilacondenses, num jogo que lhes podia ter dado o sétimo lugar. 

    Guedes 4x4 e Freire num barco a remos

    �Rogério Ferreira / Kapta+
    O Paços realizou o filme ajustado e o Rio Ave não percebeu a trama. Do princípio ao fim. Atacou mais, rematou mais, e raramente assustou o regressado Marafona. 

    É estranho perceber a opção de Luís Freire em manter os três centrais até ao minuto 72 - e mesmo depois, o lateral Costinha compôs o trio. 

    Ora, perante um Paços que deixava Guedes isoladíssimo na frente - e que grande exibição todo-o-terreno fez o avançado -, o treinador foi mudando peças, mas só para refrescar e mudar as características dos executantes. Não chegou. 

    O meio-campo tocava para o lado e para trás, Boateng e Ruiz (depois Aziz) não tiveram jogo, os laterais/alas Costinha e Paulo Vítor não foram capazes de desequilibrar na frente. O Paços, embora defensivo, esteve quase sempre confortável. 

    O Rio Ave teria de ser uma lancha veloz para saltar o recife amarelo. Nunca deixou de ser um barco a remos. A ideia de Freire falhou, o pensamento de Peixoto vingou. 

    E assim se ganha um jogo de futebol. 

    U Sábado, 14 Janeiro 2023 - 18:00
    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Ricardo Baixinho
    0-1
    Nigel Thomas 33'
    U Sábado, 14 Janeiro 2023 - 18:00
    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Ricardo Baixinho
    0-1
    Nigel Thomas 33'
    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Lotação5 300
    Medidas105x68
    Inauguração1984
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 16
    A Chave

    Algumas transições ofensivas e a bola parada cobrada com sucesso por Nigel Thomas. A isto junte-se uma boa organização defensiva e uma concentração competitiva perfeita. E o Paços ganhou. 

    O Árbitro

    Puxou cedo dos amarelos, mas fê-lo quase sempre de forma acertada. Marafona que o diga - o guarda-redes do Paços foi admoestado ainda na primeira parte, por gerir com excessos as pausas para a reposição da bola. 

    O Melhor
    César, o realista

    Foi uma estratégia esteticamente bela? Não. O Paços ganhou pela primeira vez? Sim. Conclusão: mérito absoluto para o treinador dos castores, consciente do que o jogo exigia. 

    O Pior
    Os três centrais

    Luís Freire optou por manter até aos 72 minutos os três centrais: Santos, Josué e Patrick William. O Paços teve só o exemplar Guedes na frente, nunca mostrou querer mais do que isso, mas o treinador vilacondense só abdicou dessa estrutura defensiva na fase final. Estranho. 

    Forma
    Rio Ave
    2022/2023
    20J
    7V
    5E
    8D
    22-26G
    Paços de Ferreira
    2022/2023
    20J
    1V
    5E
    14D
    11-36G

    Fotografias(15)

    Liga BWIN: Rio Ave x Paços de Ferreira
    Liga BWIN: Rio Ave x Paços de Ferreira
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    RIO AVE
    EMPATE
    PAÇOS DE FERREIRA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    S1
    Estrelinha
    2023-01-16 15h57m por S1950
    Paços teve a sorte que faltou até agora em toda a época, especialmente no golo.
    Ainda muito a afinar.
    Os adeptos do Paços que apareçam para apoiar quando é preciso e menos chuva de criticas nas redes sociais.
    Vitória
    2023-01-14 23h45m por MCP5
    Está vitória foi na raça, fez-me lembrar a vitória sobre o Arouca fora na época passada.

    Espero que finalmente tenha dado a confiança que os jogadores precisavam, apesar de o próximo jogo não ser favorável.

    Hoje de destacar o Rui Pires, foi uma autêntica surpresa a forma como conseguiu segurar a sua zona (nunca o tinha visto assim), talvez porque começou a sentir que o seu lugar já está ameaçado pelo Jordan. No entanto o destaque principal vai para equipa, e...ler comentário completo »
    EN
    flaviebse
    2023-01-14 22h27m por EnormeSCB
    Oh colega primeiro vê se consegues ser mais frequente pela primeira liga e não vir cá quando o rei faz anos. Depois só de lupa te vejo.
    Este corretor. . .
    2023-01-14 22h09m por f1950
    por mais erros que já tenha cometido*
    quanto ao Diogo talvez queira um salário muito alto*
    fcpinvicta
    2023-01-14 22h03m por f1950
    O Delgado a lateral é uma autêntica tara do Peixoto por mais erros que já tenha conhecido, mas temo que o Jorge Silva que ia reaparecendo com o José Mota tal como o Jordi depois da lesão grave não volte ao mesmo nível e quanto ao Diogo talvez tenha um salário muito alto não sei.
    Em relação a médios falei em dois porque como já se viu hoje o Gaitán só vai continuar a poder jogar os 90 minutos apenas semana sim semana não.
    f1950
    2023-01-14 21h55m por fcpinvicta
    o Diogo Figueiras está sem clube. O Jorge Silva n serve? Antes da lesão era dos melhores jogadores do Paços. Falta-vos mais um médio e um extremo, o banco nisso n está grande coisa.
    O ZZ resumiu bem
    2023-01-14 21h13m por f1950
    Pela primeira vez esta época César Peixoto foi realista e pensou mais no clube do que no palco onde quer chegar, mas há que falar das novidades da equipa técnica principalmente Tony que esse sim conhece verdadeiramente a identidade do clube ou não fosse ele fundamental para termos chegado ao histórico 3º lugar.
    E para os fanboys que já estão aí a aparecer quais fãs do Ivo Vieira os jogadores que mais estão a fazer a diferença - Guedes e Maracás - já estavam garantidos desde Dezembro po...ler comentário completo »
    FL
    EnormeSCB
    2023-01-14 20h59m por flaviebse
    Tu em Alvalade cheiraste 5 secos ao intervalo.
    GS
    Rio Ave 0 Paços de Ferreira 1
    2023-01-14 20h46m por GSCGrandeamor
    Vitória importante do Paços de Ferreira!!!!! A primeira vitória do campeonato!!!!
    Esta vitória dá moral e poderá ser aqui a viragem. . . ou não. . . porque vai ser muito complicado, vamos lá ver, espero que consigam a manutenção.
    O Rio Ave deverá fazer o seu campeonato relativamente tranquilo.

    Saudações
    César Peixoto
    2023-01-14 20h40m por moumu
    1 vitória na 1ª volta| No entanto a linha de água não está assim tão longe mas vai ser muito dificil.
    Paços de Ferreira
    2023-01-14 20h38m por OJaime_Pacheco
    Uma vitória para aumentar a moral.
    No entanto o desfecho será a descida.
    Convém é manter o treinador para atacar a subida e não mandar o homem embora outra vez.
    César Peixoto
    2023-01-14 20h29m por zlatan_21
    Acredito que adoptou esta estratégia já a pensar no Braga, pois frente aos arsenalistas, terá de jogar num bloco baixo e muito coeso para tentar travar a avalanche ofensiva dos homens comandados por Artur Jorge.
    Primeira vitória da época para o Paços que lhes dá mais confiança para estes 4 meses que serão de muita turbulência.
    EN
    flaviebse
    2023-01-14 20h28m por EnormeSCB
    O ano passado cheiraste a incompetência.
    tinha que ser
    2023-01-14 20h24m por iSMURF4
    o rio abe. . . xD
    FL
    Rio Ave
    2023-01-14 20h13m por flaviebse
    Incompetente como o seu treinador e presidente.
    CESAR PEIXOTO
    2023-01-14 20h11m por grove_street
    Como já disse , não sou seu fã . Mas é tão bom alguem que é criticado e depois cala os haters !

    É uma pena que o proximo jogo vai ser contra um super Braga , se sair derrotado já sei que vão aparecer logo ca para criticar o homem !
    EN
    Jogo
    2023-01-14 20h08m por EnormeSCB
    Vinte e tal jogos depois a vitória do Paços. Não sei se vão a tempo mas pelo menos da um balãozinho de esperança. O Rio Ave depois de uma série de jogos sem perder, perde com estrondo perante o último classificado em casa, esta é daquelas que tem de se exigir reação imediata. Faz falta um PL de outro nível ao Rio Ave.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    POR 1-1 ENG intervalo
    Acabou a 1ª parte. Acompanhe aqui o Portugal x Inglaterra em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.