placardpt
    Argentina vence Itália na Finalíssima

    Olé!

    Só deu Argentina! No regresso da Finalíssima (leia mais sobre a prova aqui), a seleção albiceleste mostrou que não pode ser ignorada quando fizermos a lista de principais candidatos a vencer o Mundial. Messi fez, muito provavelmente, uma das melhores exibições da temporada e foi bem auxiliado por Di María e Lautaro Martínez. O trio foi decisivo na vitória da seleção de Scaloni sobre a Itália (0-3), campeã europeia que não vai estar no Mundial e que está claramente a atravessar um péssimo momento.

    O coletivo e as individualidades

    Mérito para Scaloni! Nos últimos anos, nunca a Argentina conseguiu ter este nível coletivo. Agora, a albiceleste não é um mero conjunto de bons jogadores que se juntam uma vez por outra para defrontar outras equipas. Agora, a Argentina tem uma identidade e essa identidade serviu para dominar uma Itália a passar por uma crise... de identidade.

    Mancini não contou com nomes importantes devido a lesão - Verratti, Chiesa, Insigne, Immobile, Berardi e Zaniolo ficaram de fora por problemas físicos - e a seleção italiana teve sempre muitas dificuldades para suster a pressão da seleção argentina. Até Messi pressionou!

    Messi esteve em noite inspirada ©Getty / Justin Setterfield

    A nível ofensivo, a Argentina continua a deixar que os craques resolvam, algo natural tendo em conta a qualidade e entendimento entre os jogadores da frente, sobretudo Di María e Messi, que mostraram neste jogo aquilo que se esperava que tivesse acontecido em Paris. A seleção de Itália praticamente não respirou e quando tentou sair a jogar, Lo Celso roubou uma bola no último terço, Messi deixou Di Lorenzo a ver navios e entregou a Lautaro, que só precisou de encostar para o golo que a Argentina já fazia por merecer.

    Nas bancadas, os adeptos deliciavam-se com os momentos de Messi e Di María, mas também foram importantes os cortes de Cristián Romero, a tirar um golo certo a Belotti, de Otamendi e o trabalho da dupla do meio-campo, composta por Guido Rodríguez e Rodrigo de Paul.

    No fundo, quando o coletivo funciona, as individualidades sobressaem. Para azar dos italianos, as individualidades da Argentina não são nada más. Di María, na já tradicional picadinha, em cima do tempo de descontos da primeira parte, alargou a vantagem sul-americana e obrigou Mancini a mexer ao intervalo. Só que a seleção italiana praticamente não apareceu nesta final.

    Olé!

    Os adeptos argentinos (e outros que não os italianos) presentes em Wembley foram gritando «olé» desde as bancadas. Por vezes, esses cânticos parecem nem fazer grande sentido, mas o festival argentino pediu música a acompanhar.

    Donnarumma, que não tinha ficado muito bem na fotografia do segundo golo por não ter saído da baliza, evitou o descalabro, mas os argentinos nunca quiseram saber do marcador porque num jogo com amigos às vezes isso pouco importa. 

    ©Getty / BEN STANSALL

    De sorriso no rosto, deu para as simulações de Messi, os túneis de Di Maria e... as porradas de Di Lorenzo, claramente irritado com o pouco que a seleção italiana conseguiu mostrar durante toda a partida (e talvez também irritado pela forma como foi ultrapassado por Messi no lance do primeiro golo).

    A segunda parte teve as suas oportunidades, mas nem estava a precisar de golos para ser mais entretida do que a primeira. Nos últimos minutos de descontos, Dybala acabou por fechar a contagem para a Argentina, que vence pela primeira vez uma equipa europeia desde a chegada de Scaloni. No Mundial, as equipas europeias e as restantes que se cuidem. A máquina argentina parece estar mais oleada do que nunca.

    jogos históricos
    U Quarta, 01 Junho 2022 - 19:45
    Wembley Stadium
    Piero Maza
    0-3
    Lautaro Martínez 28'
    Ángel Di María 45'
    Paulo Dybala 90'

    ESTÁDIO

    Wembley Stadium
    Wembley Stadium
    Inglaterra
    Wembley, London
    Lotação90 000
    Medidas105x68
    Inauguração2007
    Lances Capitais
    28´
    GOLO Argentina!
    Lautaro Martínez marca
    Lautaro Martínez marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    Lautaro Martínez marcou o seu 20º golo na sua seleção (38 jogos)
    45´
    +1
    GOLO Argentina!
    Ángel Di María marca
    Ángel Di María marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    90´
    +4
    GOLO Argentina!
    Paulo Dybala marca
    Paulo Dybala marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    Positivo
    Festival argentino

    Abriram o apetite para um Mundial onde não irão partir como principais favoritos, mas no qual devem ser tidos em conta. Os campeões sul-americanos deram espetáculo em Inglaterra e as bancadas deliciaram-se com os momentos de Messi, Di Maria e companhia. Muito mérito individual, mas acima de tudo coletivo, tendo em conta a forma como a seleção orientada por Scaloni dominou toda a partida.

    Negativo
    Itália sem reação

    É certo que a equipa de Mancini tinha baixas importantes, mas a forma como os italianos não conseguiram responder ao futebol da seleção argentina diz muito do atual momento da campeã da Europa. Depois de falhar o Mundial, Mancini tem muito trabalho pela frente.

    Forma
    Itália
    2021/2022
    4J
    2V
    0E
    2D
    6-8G
    Argentina
    2021/2022
    1J
    1V
    0E
    0D
    3-0G
    O Árbitro

    Deixou jogar e facilitou a nível disciplinar. Barella tardou a ver o amarelo e Bonucci arriscou o vermelho ao dar uma cotovelada a Leo Messi.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ITÁLIA
    EMPATE
    ARGENTINA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Há um User
    2022-06-02 17h30m por Homo_libero
    Que desde ontem está a apresentar todo tipo de argumento para desvalorizar esse troféu. Deve ser difícil a vida de certas pessoas. Há Netflix, há NBA, há Livros, Há música e tanta coisa boa para apreciar. . . enfim.
    Neves__Shady__
    2022-06-02 16h02m por MisticaEncarnada
    Hah ok, então aí faz sentido e leva-se mais a sério.
    Neves__Shady__
    2022-06-02 15h49m por MisticaEncarnada
    O que eu penso desta prova é que não faz muito sentido porque se o EURO ocorre de 4 em 4 anos e a Copa América disputa-se mais vezes, então haverá sempre alguns vencedores da Copa América que não disputação este título, digo eu. . .
    Neves__Shady__
    2022-06-02 14h33m por MisticaEncarnada
    Se for uma competição oficial como a Taça das Confederações então conta sempre, não é amigável nenhum se for uma prova reconhecida pela FIFA e UEFA. Ou seja, se for uma prova oficial então deve ser reconhecida como tal e tem o seu valor. Não se pode comparar à Liga das Nações porque esta é mais difíicil de ganhar pois não se decide apenas num jogo mas também não é que valha grande coisa. Se Portugal não ganhar mais nenhuma por mim tudo bem. Prefiro um EURO a 10 Ligas das Nações.
    ZY
    Argentina
    2022-06-02 05h45m por zyxw4321
    Estão numa série de resultados incomum, sem perder há quase três anos. Se conseguirem manter este ímpeto até ao Mundial, então têm de ser considerados um dos favoritos mais óbvios a ganhar o torneio.
    Razga
    2022-06-02 05h34m por Tony02
    Alguém compara o mágico Di Magia ao Everton, essa é cómica, e nem o melhor Rafa chega ao génio de Di Magia, só aceito que não venha ao SLB por causa do ordenado.
    TI
    King 10
    2022-06-02 01h54m por tink
    Na verdade a liga das nações é uma competição oficial e esta não. A FIFA não reconhece esta finalíssima, logo é uma competição amigável, tal como a Eusébio cup.
    Argentina vs Itália
    2022-06-01 23h50m por joa-otoma-s
    Jogo brilhante por parte da Argentina, um autentico parque de diversões. Scaloni montou aqui uma verdadeira equipa, união em todos os momentos do jogo, maturidade e um coletivo que suporta o génio do melhor que já pisou um relvado de futebol, que o deixa ser protagonista e não cria atritos posicionais. São eximios no que diz respeito á pressão alta e aos duelos e com bola deixam a genialidade de Messi e Di Maria(dos melhores do mundo, embora se fale muito pouco dele) fluir. Não digo que ...ler comentário completo »
    Epicteto
    2022-06-01 23h49m por King_10
    Para mim quer esta supertaça quer a taça da liga de seleções são duas provas de seleções com relativamente pouco peso. Mas já que existem é melhor vencer do que perder. Pode ser mais difícil vencer a Liga das Nações do que esta supertaça, mas o valor é idêntico. Ambos são títulos e valem por 1, sendo que ambos são titulos secundários. Mas gostei desse comentário, boa argumentação meu caro, apesar de não concordarmos eheh xD.
    bludouro
    2022-06-01 23h44m por King_10
    Gaviscon meu caro, mete mais gaviscon nisso.
    Simy1
    2022-06-01 23h30m por MisticaEncarnada
    Digam o que disserem, o Mbappé tem de comer muito sal para chegar ao nível que o Messi já chegou e ao nível daquele Ronaldo dos seus 24 anos do United. Nem nos sonhos do Mbappé. O futebol é muito mais do que golos, Messi e Ronaldo já espalharam muita magia em campo fora os golos.
    bludouro
    2022-06-01 23h28m por MisticaEncarnada
    O que é que interessa a Itália estar ausente do Mundial para tirar credibilidade à prova?
    Nota: a Liga das Nações para mim é peaners mas é uma prova mais difícil de ganhar, isto é só um jogo, é como compararmos a Supertaça Europeia à Liga Europa. . .
    Só digo que o facto da Itália estar fora do Mundial ou ser a França ou Portugal ou Espanha vale o mesmo, a competição tem o mesmo valor.
    King_10
    2022-06-01 23h13m por Epicteto
    Nâo concordo que este título valha tanto como a liga das nações. Este título é apenas um jogo enquanto que a liga das nações tens de passar uma fase de grupos e duas eliminatórias (meia final e final). Gosto bastante da liga das naçoes até. Fazem um género de campeonato para seleções. Esta finalíssima tambem acho uma boa supertaça entre os continentes com melhores seleções. No fundo, são duas boas competições mas bastante diferentes e nível de dificuldade diferente também.
    SI
    RVL22
    2022-06-01 23h10m por Simy1
    Não podia estar menos interessado em competições de seleções. Nacionalismos bacocos não é comigo. Acho muito perigoso a constante ligação que o futebol tem com as seleções na maioria dos países. A história já nos demonstrou isso. No século passado o futebol era usado para governos facistas manipularem a população e tinham como tema central a seleção de futebol. Acho que as pessoas não percebem que bastam 2 ou 3 decisões políticas ou irmos para um período com "menos paz" para o futebol, num...ler comentário completo »
    Braguilha__come dia
    2022-06-01 23h07m por King_10
    Na tua opinião, não na minha meu caro. O Di María fez um grande golo e esteve muito bem no jogo, mas Messi é outra loiça.
    Lionel Messi
    2022-06-01 23h01m por King_10
    A demonstrar o porque de ser o melhor jogador de sempre. Não precisa de marcar um golo num jogo para sobressair e ser o melhor em campo.

    Já agora, este "título" vale tanto como o da Liga das Nações. Ou seja, é um título. Porque os que desvalorizam esta conquista, são os mesmos que valorizam a taça da liga de seleções de uma maneira estapafúrdia. Mais uma conquista de Messi pela sua seleção, mais um dia de azia para muito boa gente.
    RV
    Simy1
    2022-06-01 22h59m por RVL22
    Como português não quero que eles ganhem mas sim a nossa seleção.
    Admira me haver portugueses que torcem pelas vitórias das outras seleções quando a nossa está na competição.
    SI
    Messi
    2022-06-01 22h54m por Simy1
    O melhor de sempre. Sempre que vejo um jogo dele o meu dia fica um bocadinho melhor. Nunca ninguém chegará à consistência que ele teve no seu auge aliada àquela sua magia. O Mbappe pode vir a marcar muitos golos, é um autêntico craque, já é um dos melhores, senão o melhor do mundo atualmente, mas nunca será o Messi. Nunca ninguém vai fazer o que ele fez. Espero que ganhe o Mundial, o mundo seria um lugar melhor se o craque maior da história ficasse com o seu palmarés completo
    Argentina quem te viu, quem te vê
    2022-06-01 22h30m por Homo_libero
    Não são candidatos a ganhar o mundial, mas melhoraram muito desde o mundial da Rússia. O Scaloni está a surpreender. Messi bem alegre e a jogar como se fosse uma criança, bem diferente daquele velho deprimido que vemos no PSG. Espero que continuem assim e que façam um grande Mundial em Catar.
    Finalissima
    2022-06-01 22h16m por InfamousFC
    Um jogaço à primeira vista mas que parece que a Itália tivesse ficado por casa e não a competir nesta final.
    De realçar as ausências de Chiesa por lesão e Insigne(este ultimo desconheço a razão), Verrati e Immobile que foram os obreiros da conquista do Euro em Wembley.
    A Argentina estava praticamente com os mesmos da conquista da Copa America.
    E como o narrador disse, a Itália vai passar por uma fase de reconstrução para segundo ele disse, a conquista do mundial 2026.
    razga
    2022-06-01 22h11m por MisticaEncarnada
    O pessoal que não quer o Di Maria no Benfica é porque nunca viu um jogo dele nos últimos tempos. Digo e repito, podia ter sido titularíssimo no Real Madrid até ao dia de hoje.
    Se disserem que ele não vem pelo ordenado tudo bem ou que seria muito caro para o Benfica, é verdade, mas por outro motivo qualquer só se vivermos na lua. O Di Maria a 60% é melhor que o Everton e o Rafa juntos.
    Argentina
    2022-06-01 22h07m por fcpinvicta
    que treino, parecia o jogo do Porto na Luz com os olés. A Argentina n tem uma equipa de outro mundo como a A França mas são muito compactos e tem as ganas necessárias
    Bludouro
    2022-06-01 22h04m por neymarsantos
    e este banho de bola que a Italia levou , foi tudo combinado para o Messi ganhar ahaahaha

    São muito patriotas , até nas baboseiras que dizem
    Não admira. . .
    2022-06-01 21h59m por jose27
    Que Itália não vá ao mundial que equipa vulgar. Foram três mas podiam ter sido sete sem favor.
    Esta seleção argentina está muito bem trabalhada uma seleção a ter em atenção no próximo mundial.
    .
    2022-06-01 21h58m por Mastarado
    Melhor de sempre e Di Maria aí com a Argentina de Scaloni a ensinar o engenheiro como se joga futebol.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Outras histórias
    Destaque
    De 6 a 8 de junho
    O VI Fórum Internacional da Quarentena da Bola decorre de 6 a 8 de junho e terá o zerozero na condição de Media Partner. Muitos nomes fortes do mundo do futebol, muitas ...