placardpt
Divisão de pontos entre Marítimo e Arouca

Tanta festa e no fim ninguém ficou feliz

Quatro golos que escrevem a história de um jogo em que as celebrações se multiplicaram, mas que terminou com um resultado que ninguém queria e um sabor amargo na boca de ambos os treinadores. Para os adeptos, no entanto, foi um jogo entusiasmante na Liga Bwin, com bons golos, uma estreia de sonho num estádio emprestado (Choupana) e que no final deu um ponto a Marítimo e Arouca.

Do desespero espanhol à festa brasileira

O Marítimo entrou em campo para jogar como anfitrião, que não foi verdadeiramente por se tratar de uma casa emprestada por um vizinho de relações complicadas. Foi, talvez por isso, notável o desconforto inicial dos jogadores insulares, cujas constantes perdas de bola e erros deixaram o técnico Julio Velázquez atónito e claramente irrequieto na zona técnica.

Esse mau início foi consumado logo ao oitavo minuto, no momento em que Bukia abriu a contagem com uma excelente finalização de primeira entre dois defesas adversários, depois de André Silva - avançado sempre móvel e envolvido no jogo atacante - servir o congolês. Ainda houve ares de um segundo, com o árbitro Manuel Oliveira a consultar o VAR acerca de uma potencial grande penalidade num corte acrobático de Zainadine, mas este não foi assinalado.

A festa de Ricardinho ©Liga Portugal
Esses ares de golo visitante foram trocados por uma brisa bem mais apreciada pelo público caseiro, que ainda viu Ricardinho juntar o fogo que faltava para um brinde inesquecível: um golo na estreia no futebol europeu. Num lance bem trabalhado por Vidigal, o jovem avançado emprestado pelo Grêmio foi matreiro e apareceu na recarga para reestabelecer a igualdade. Os visitantes é que não gostaram e, sem sucesso, apontaram para uma falta sobre Tiago Araújo no início do lance de golo.

Trocar as voltas à reviravolta

Velázquez já tinha, certamente, um bloco cheio de coisas para corrigir ao intervalo, mas acabou por ver a primeira parte prolongar-se até terminar bem para o Marítimo. Aos 45+6' Winck celebrou um golo pelo segundo jogo consecutivo, por uma mão na bola antes do remate, mas nas imagens o árbitro viu também o braço de João Basso e apontou para o traço dos onze metros. Apesar do cansaço, quando o relógio já marcava 45+11, Alipour converteu e colocou o Marítimo na frente.

O segundo tempo começou com uma enorme oportunidade do Arouca patrocinada pela falta de comunicação entre Paulo Victor e Zainadine, mas depois disso houve um acalmar das águas... até à reta final. Foi no minuto 82 que a equipa de Armando Evangelista fez o que precisava para levar um ponto da Madeira. Ou, melhor, foi André Silva que o fez, pois ninguém ajudou o avançado brasileiro a cobrar o livre de forma exímia.

Entradas de Pelágio e Guitane ainda viram o Marítimo a procurar de novo o golo, mas André Vidigal continuou a sua tendência para acumular amarelos e somou o seu segundo do jogo, com a expulsão a valer a superioridade visitante nos minutos finais e descontos. No final, o duelo terminou com uma divisão de pontos que não satisfez ninguém, e deixou as duas equipas na metade inferior da tabela.

jogos históricos
U Segunda, 13 Setembro 2021 - 19:00
Estádio da Madeira
Manuel Oliveira
2-2
Ricardinho 35'
Ali Alipour 45' (g.p.)
André Bukia 8'
André Silva 82'

ESTÁDIO

Estádio da Madeira
Estádio da Madeira
Portugal
Choupana - Funchal
Lotação5 586
Medidas105x66
Inauguração1998
Lances Capitais
GOLO FC Arouca!
André Bukia marca
André Bukia marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
35´
GOLO Marítimo!
Ricardinho marca
Ricardinho marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
45´
+6
Golo invalidado a Winck na sequência do canto
45´
+11
GOLO Marítimo
Ali Alipour marca de grande penalidade!
Ali Alipour marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
82´
GOLO FC Arouca!
André Silva marca
André Silva marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
87´
Cartão vermelho para André Vidigal (Marítimo) André Vidigal vê o seu 1º vermelho na prova (5 jogos).
Positivo
Golos para madeirense ver

Não foi verdadeiramente em casa, mas os adeptos do Marítimo fizeram da Choupana sua e foram incansáveis, com apoio audível quase sempre. Foram recompensados com uma exibição esforçada e dois golos da sua equipa, mas André Silva também tinha inspiração pessoal no seu arsenal.

Negativo
Vidigal displicente

A expulsão não teve influência direta no resultado e foi extremamente tardia, mas encerrou por completo as investidas de um Marítimo que, se tivesse 11 elementos, teria sido a equipa a procurar o golo nos minutos finais. Vidigal começa bem a temporada no novo clube, mas tem falhado a nível disciplinar vê o quinto cartão em cinco jogos.

Forma
Marítimo
2021/2022
6J
1V
2E
3D
6-9G
FC Arouca
2021/2022
7J
2V
1E
4D
7-11G
O Árbitro

Dia difícil para Manuel Oliveira, mas ultrapassado com a ajuda do videoárbitro. Tem duas enormes decisões para tomar na primeira parte, mas tomou sempre o partido do auxílio visual. Vidigal também é bem expulso, no segundo tempo.

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
MARÍTIMO
EMPATE
FC AROUCA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
CO
Pobreza maritimista, bom futebol arouq//
2021-09-14 12h24m por cornomansoo
O Marítimo, sendo o clube histórico que é e tendo equipa B e sub23, faria melhor trabalho se apostasse nos seus jovens jogadores e no mercado interno que importar craques da série D e E brasileiros. Têm uma defesa e meio campo miseráveis; e já tiveram Rúben Ferreira, por exemplo. . .
Já o Arouca joga à bola, mas tem uma equipa - e presidente - de segunda.
Relvado Choupana
2021-09-14 09h52m por tcb9277
O Marítimo passou a jogar no estádio da Choupana uma vez que o relvado do seu estádio estava em péssimas condições.

Mas vendo o jogo de ontem, percebe-se que o relvado do Estádio do Nacional também está em péssimas condições.

OUTRAS NOTÍCIAS

Taça de Portugal
com video
Técnico analisou anos no Dragão
Convidado a olhar para o que fez nos últimos sete anos, Sérgio Conceição mostrou-se orgulhoso.