placardpt
Nacional bateu o Tondela por 2x0

Não foi preciso muito para lançar o fogo de artifício

2020/12/27 16:59
E0

O réveillon na Choupana vai ser passado com outra tranquilidade, depois de o Nacional ter batido o Tondela por 2x0, cimentando um lugar na metade superior da tabela. Um golo aos 35 segundos abriu o champanhe e a expulsão de Bebeto confirmou a festa de uns insulares que fizeram o necessário para justificar o resultado.

35 segundos fatais

Um golo madrugador, normalmente, é uma boa notícia para a equipa que se vê a vencer pouco tempo depois do arranque. Só que, para isso, é necessário dar seguimento ao bom momento inicial. O que aconteceu no Estádio da Madeira, entre Nacional e Tondela, foi exatamente o oposto. 

Rúben Micael voltou aos golos no principal escalão do futebol português ©Catarina Morais / Kapta +
Estavam corridos apenas 35 segundos da partida e Rúben Micael, após um lance bem montado pelo lado esquerdo do ataque do Nacional, respondeu de primeira ao cruzamento de João Vigário para abrir o marcador. Se o golo pudesse surtir outro tipo de gestão por parte da equipa de Luís Freire, a verdade é que foram o beirões a reagir melhor e a tomar conta do jogo até bem perto da meia hora de jogo. 

A um Nacional que chegava a esta jornada com três derrotas consecutivas para a Liga, o técnico operou várias alterações, com destaque para a presença de Pedrão, até então totalista na prova, no banco. Do lado do Tondela, Pako Ayestarán, que tinha admitido a vontade de fechar o ano a vencer, deixou a linha de cinco defesas e apostou em homens de ataque. A estratégia começou por resultar, tal foi a facilidade em chegar ao último terço do adversário. Três grandes oportunidades no espaço de quatro minutos quase fizeram justificar o ascendente, mas, à meia hora de jogo, tudo ficou mais difícil. 

Bebeto deixou Camacho fugir em velocidade e, mesmo antes do limite da carga de ombro, acabou por o derrubar. Segundo amarelo e inferioridade numérica. Nesta altura, os insulares foram capazes de voltar a equilibrar o domínio, com mais espaço e capacidade para trocar a bola. Fora (mais) uma desatenção de um central alvinegro, que Agra não conseguiu aproveitar, os homens da casa melhoraram e termiram o primeiro tempo na mó de cima.

Atrasar o inevitável

Bebeto foi expulso por acumulação de amarelos ©Catarina Morais / Kapta +
Uma substituição para cada lado à partida para os segundos 45 minutos, com ambos os técnicos a quererem equilibrar a equipa no que faltava para o jogo. Medioub entrou para dar mais velocidade ao eixo e conceder mais liberdade a Murillo, lateral de recurso após a expulsão de Bebeto. No Nacional, Alhassan entrou para o lugar do amarelado Nuno Borges. 

A inferioridade numérica ficou ainda mais visível porque Luís Freire conseguiu montar uma estratégia para atacar o espaço nas costas de uma equipa que procurava o empate. Foi dessa forma que surgiram as melhores oportunidades dos insulares. Na primeira, Riascos perdeu de forma incrível, algo que acabou por remediar aos 68 minutos, com o segundo golo. 

Desta vez do lado aposto, Rúben Micael encontrou o outro Rúben, que, com um cruzamento, obrigou Medioub a cortar de forma incompleta. Riascos foi o primeiro a aparecer para aumentar a vantagem e dificultar ainda mais a tarefa do Tondela.

Para terminar, palavra para os homens de Pako Ayestarán, que foram capazes de, apesar de todas as adversidades (Rafael Barbosa ainda saiu lesionado) vender cara a derrota. Até ao apito final, ainda beneficiaram de várias oportunidades, mas o resultado estava fechado.

jogos históricos
U Domingo, 27 Dezembro 2020 - 15:00
Estádio da Madeira
João Bento
2-0
Rúben Micael 1'
Brayan Riascos 68'

ESTÁDIO

Estádio da Madeira
Estádio da Madeira
Portugal
Choupana - Funchal
Lotação5 586
Medidas105x66
Inauguração1998
Lances Capitais
GOLO Nacional!
Rúben Micael marca
Rúben Micael marca o seu 1º golo na prova (11 jogos)
68´
GOLO Nacional!
Brayan Riascos marca
Brayan Riascos marca o seu 4º golo na prova (11 jogos)
Positivo
Arranque contra os costumes

Depois de já ter contado com vários inícios complicados nos jogos em casa, com várias primeiras partes para esquecer, o Nacional conseguiu abrir um jogo de forma positiva. O golo aos 35 segundos não ajudou na estratégia, mas acabou por funcionar para o resultado final.

Negativo
Dificultar até dar

Apesar de todas as contrariedades, com a expulsão e a lesão de Rafael Barbosa, o Tondela saiu da Madeira com uma boa imagem. Mesmo com dez, os beirões conseguiram criar perigo junto da baliza de Daniel Guimarães e até podiam ter justificado um golo marcado.

Forma
Nacional
2020/2021
13J
5V
4E
4D
17-16G
CD Tondela
2020/2021
13J
3V
3E
7D
11-22G
O Árbitro

Não foi o jogo mais fácil para João Bento, com várias críticas de parte a parte durante o decorrer do encontro. Ainda assim, e no lance mais importante, esteve bem em mostrar o segundo amarelo a Bebeto.

Fotografias(15)

Liga NOS: Nacional x Tondela
Liga NOS: Nacional x Tondela
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
NACIONAL
EMPATE
CD TONDELA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EAinda não foram registados comentários...

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Acaba uma era no Dragão
A vitória, este domingo, na Taça de Portugal foi a última de Jorge Nuno Pinto da Costa enquanto presidente da SAD do FC Porto, cargo que ainda ocupa, apesar de já ...