placardpt
      Biografia
      Jogadores

      Vítor Damas: O Eusébio das Balizas

      Texto por João Pedro Silveira
      l0
      E13

      Vítor Damas é considerado o melhor guarda-redes que alguma vez vestiu a camisola do Sporting. Não é feito de somenos, quando se recordam nomes de outros guarda-redes que defenderam a baliza verde-e-branca como Azevedo, Carlos Gomes, Carvalho, Meszaros ou Schmeichel

      Ao longo da sua extraordinária carreira, Damas tornou-se não só num símbolo leonino, mas num dos grandes, para alguns o maior, guarda-redes de sempre no futebol lusitano. 

      Numa época em que a cada quatro anos o Benfica ganhava três campeonatos e o Sporting um, Eusébio era a referência maior do universo futebolístico português, Damas surgiu como um esteio dos verdes-e-brancos, efetuando regulares e apaixonantes duelos com o «Pantera Negra». 

      Um dia, o grande jornalista Carlos Pinhão, chamou-lhe de «Eusébio do Sporting», e a ideia pegou, pela feliz comparação, ao ponto de outros lhe começarem a chamar de «Eusébio das balizas», uma alcunha, que o próprio não menosprezava e o engrandecia, tal a comparação.



       
      Aos estrear-se em 1968 na primeira equipa dos leões, Vítor Damas cedo se tornou um herói dos sportinguistas e não só.
      qídolo das crianças e da juventude, de certa forma rivalizava com a estrela e ídolo nacional: Eusébio da Silva Ferreira
      ídolo das crianças e da juventude, de certa forma rivalizava com a estrela e ídolo nacional: Eusébio da Silva Ferreira.
       
      Muitos duelos foram travados entre os dois. Que tinham uma enorme admiração pelo outro. Se uns dias Damas não conseguia impedir a máquina goleadora do Benfica, noutros por mais remates que Eusébio e companhia fizessem, a baliza do Sporting continuava sempre inviolada.
       
      Damas representou o Sporting entre 1966/67 e 1974/75, altura em que se transferiu para os espanhóis do Racing Santander.
      Regressou a Portugal para jogar no Vitória de Guimarães em 1980/81, e jogaria ainda no Portimonense antes de regressar ao Sporting em 1984/85. 
       
      qVestiu a camisola leonina 743 vezes e foi internacional em 29 ocasiões
      Vestiu a camisola leonina 743 vezes e foi internacional em 29 ocasiões, tendo estado presente no Euro 84 (onde não jogou) e no México 86, onde substitui o lesionado Bento para participar nas derrotas com a Polónia e Marrocos. 
       
      Depois de terminar a carreira como jogador, foi treinador de guarda-redes do plantel sportinguista até 1999, altura em que se tornou treinador principal do Lourinhanse, para depois treinar o Sporting B de onde acabou por sair em 2001.
       
      Viria a falecer em Lisboa apenas com 55 anos, a 13 de Setembro de 2003, vítima de doença prolongada. 
      D

      Fotografias(7)

      Vítor Damas (POR)

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      JO
      DragaoJoe
      2017-10-08 18h48m por joaocete900
      grandes jogadores como futebol mudou
      Infelizmente
      2017-10-08 18h04m por Triper
      só o vi num programa da RTP1 que passava antes do telejornal chamado 1X2 (anos 90, princípio de 2000, algures por ai) onde o pessoal telefonava para lá para rematar com o telefone para a baliza defendida por uma pessoa da área do futebol.
      Ele, mesmo já com alguma idade, defendeu todos os remates e ainda disse que estar na baliza era como andar de bicicleta - nunca se esquece por mais velho que se seja.
      Batigol1906
      2016-05-13 21h16m por slb_pride
      [...]

      Quanto a Damas, um grande guarda-redes sem dúvida mas o Manuel Galrinho Bento foi o melhor da história em Portugal. Ainda assim ambos eram melhores que o frangueiro do Baía, que teve a sorte de ir a reboque da fruta de Contumil
      NG
      SAUDOSO
      2015-08-22 21h57m por NGNM
      O saudoso Damas foi um símbolo da sua geração. Era criança quando ainda o vi e lembro-me de como o meu pai e os mais velhos falavam dele, as lendas que se contavam como quando ele defendeu todos os penalties contra o Rangers levando Alvalade à loucura para momentos mais tarde os escoceces festejarem porque o àrbitro não se lembrara que os golos fora já contavam.
      Não creio no entanto que se possa dizer que Damas é considerado o melhor guarda-redes da história do Sporting. Essa honra na...ler comentário completo »
      O melhor de sempre
      2015-05-11 13h10m por chagal
      È uma ofensa ao futebol Victor Damas não estar na equipa centenária da FPF.
      Saudades
      2013-09-13 19h14m por fsimoes
      Grande Damas, grande guarda-redes dum SPORTING que era grande, 10 anos já sem Damas, passa a voar. Pelo menos não tem que testemunhar a vergonha dos últimos anos e do que por lá acontece agora
      LI
      Ju5t4FuN
      2013-09-13 16h49m por lionking1984II
      Costa Pereira era um frangueiro, e nem sequer era opção para a selecção, em detrimento de Carvalho do Sporting e José Pereira do Belenenses. Vitor Damas ñ era suplente de Bento na selecção, eles alternavam a titularidade. Eu ñ vi jogar ninguém destes em causa, mas pelo que me dizem, aqueles que se lembram, tanto benfiquistas como Sportinguistas, que viveram nessa época, todos me dizem que ninguém se compara a José Azevedo e Carlos Gomes, guarda redes do Sporting e da selecção, o prim...ler comentário completo »
      SP
      Damas
      2013-09-13 16h40m por sportingsempre1987
      Um guarda-redes exemplar, nunca me vou esquecer dele

      Por Cada Leão Que Cair, Outro Se Levantará!
      JU
      Eusébio das balizas!?
      2013-09-13 15h48m por Ju5t4FuN
      Acredito que sim, por jogar contra o Eusébio e fazer grandes jogos . . . segundo dizem.

      Mas daí a ser o melhor guarda-redes português! Basta ver que era o suplente do saudoso Bento.

      Eu como benfiquista e do que conheço da História, não considero, nem é considerado pelo SLB como o melhor guarda redes nacional que já defendeu as cores encarnadas, menciono apenas um nome, Costa Pereira.
      O Bento era um anão malcriado
      2012-10-08 17h33m por Carrega_Meireles
      A diferença entre o Damas e o Bento, é a mesma do Casillas e o Valdes. Tal como o Barcelona actualmente, o Benfica na altura também dominava, por isso o guarda-redes não era tão testado.

      Viva ao Damas e viva ao Sporting!
      vitor damas
      2012-10-08 12h41m por MisticGlory_SLB
      sei qe foi um grande guarda redes quer a nivel nacional quer a nivel interncacional foi do tempo do Bento dois grandes guarda redes do futebol nacional para mim os melhores guarda redes de todos os tempos .
      ZE
      Grande!
      2012-10-08 12h28m por zebola
      Grande Vítor Damas!
      Faz parte do meu imaginário, pelo que ouvia e lia e também pelo que o vi jogar, para mim um idolo, que saudades, o tempo passa de facto, muito depressa, continua bem vivo na minha memória, como ele, muitas outras personagens do futebol e do desporto.
      Que saudades de Sportings-Benficas, domingos á tarde, para mim, naquela altura, era qualquer coisa de magia.

      MO
      Rip
      2012-10-08 09h57m por MoguKari
      O Sporting têm a sorte de neste momento ter um dos melhores de sempre na sua baliza.
      Batigol1906
      2012-10-08 08h32m por ricardinhoo16
      Porquê? O Ronaldo e o Figo são jogadores da altura deles? Olha bem para as datas!

      Achas lógico chamarem a um jogador " Cristiano Ronaldo das balizas " quando esse Cristiano Ronaldo nem nascido era? -. -

      Eusébio no tempo dele era o melhor jogador português já mais visto, logo, até tinha motivos para se sentir lisonjeado ! :PP
      ó Batigol1906
      2012-03-26 00h32m por RequeixoSC
      Realmente o Vitor Damas é o Vitor Damas e o Eusébio é o Eusébio!
      !? Eusébio?
      2012-01-06 17h29m por Batigol1906
      O que é que tem o Eusébio a ver com o Damas? Expliquem-me! Além disso podiam ter dito "o Figo das balizas", ou "o Cristiano Ronaldo das balizas", porque foram ambos muito melhor jogadores que o Eusébio e além disso foram formados no SCP. O que arranjam para falar no Benfica. Haja paciência!
      Tópicos Relacionados