placardpt
    SC Braga vence ao cair do pano

    Do céu não cai só chuva

    E... respirem. O SC Braga venceu, este domingo, o Casa Pia AC, na jornada 32 da Liga Portugal Betclic (4-3). Num duelo com voltas e reviravoltas, os arsenalistas agarraram-se à crença e foram buscar, com menos uma unidade, uma vitória que permite continuar a sonhar com o terceiro lugar do campeonato.

    Depois de uma primeira parte controlada pelos forasteiros, sem a corda na garganta em relação à manutenção, o melhor dos arsenalistas ficou guardado para a segunda metade. Foi com a desvantagem no marcador que o SC Braga espevitou e arrancou para os minutos mais convincentes. A expulsão de Álvaro Djaló parecia ter deitado depois tudo a perder, mas a fé de Abel Ruiz, expressa na bota direita quando decidiu pelo pontapé de fora da área, manteve a equipa de Rui Duarte com o objetivo à vista.

    Nenhuma pressão, muito futebol

    A derrota do Portimonense em Alvalade, no sábado, fez com que o Casa Pia AC chegasse a Braga já com a manutenção na Liga Portugal Betclic confirmada. Sem a pressão de ter de pontuar, a equipa de Gonçalo Santos preocupou-se com apenas uma coisa: jogar bom futebol. E que bom futebol jogou nos primeiros 45 minutos!

    No seu habitual 3x4x3, sem Felippe Cardoso como referência ofensiva, mas com Pablo Roberto a alternar entre uma espécie de falso 9 e um terceiro médio junto de Beni Mukendi e Telasco Segovia, os gansos entraram melhor na Pedreira e os posicionamentos do '80' pareceram surpreender o adversário nos primeiros minutos. A pouco e pouco, o SC Braga foi encaixando e abriu o ativo no primeiro lance de perigo: Bruma lançou Álvaro Djaló nas costas da defesa, Tchamba ganhou a frente, mas falhou o corte e permitiu o desvio do extremo para a baliza.

    @Kapta+

    O golo atordoou os visitantes durante algum tempo e os arsenalistas somaram mais um par de aproximações perigosas, sempre na largura, mas sem grande proveito. Ultrapassado o momento mais difícil em toda a primeira parte, o Casa Pia AC voltou a ter confiança com a bola e por várias vezes conseguiu ligar jogo de um lado ao outro do relvado com muito critério, utilizando Telasco Segovia como referência para queimar a primeira pressão bracarense e depois envolver as unidades mais adiantadas. Um dos lances mais bonitos da primeira parte foi desenhado aos 29 minutos e teve o venezuelano como protagonista, mas Matheus fez uma grande defesa.

    O crescimento dos forasteiros foi evidente e o cheiro a golo cada vez mais intenso. Aos 35 minutos, Rodrigo Zalazar comprometeu em zona proibida e ajudou a que os visitantes comprovassem que o olfato estava, de facto, apurado: Pablo Roberto aproveitou o erro e ofereceu o empate a Yuki Soma. Um prémio justo e ao mesmo tempo insuficiente para a equipa de Gonçalo Santos, a melhor na primeira parte.

    Abelito, herói na montanha-russa

    Seria de pensar que o 1-2 conseguido pelo Casa Pia AC logo nos primeiros minutos da segunda parte, num pontapé de fora da área de Leonardo Lelo (52'), fosse uma notícia terrível para o SC Braga. A verdade é que a vantagem conseguida tornou-se pior para os visitantes, até então corajosos e ambiciosos com a bola, mas daí em diante demasiado cautelosos perante o resultado.

    Os gansos recuaram e entregaram a iniciativa ao adversário com demasiado tempo para jogar e o SC Braga não se fez rogado. A equipa anfitriã acedeu ao convite para assumir as rédeas e deu a volta ao resultado em cinco minutos, primeiro com um desvio subtil de Abel Ruiz (59') e depois com um pontapé de Zalazar (64'), uma bomba de todo o tamanho e que deixou a Pedreira em erupção.

    @Kapta+

    O momento mudou por completo de lado, mas os minutos seguintes trouxeram uma série de peripécias que voltaram a fazer a balança pender para o lado do Casa Pia AC. Rui Duarte foi expulso do banco por protestos, Paulo Oliveira fez auto-golo (72') num dos poucos lances de ataque dos visitantes na etapa complementar e Álvaro Djaló foi expulso com dois cartões amarelos em menos de um minuto. 

    Com menos um elemento, os minhotos perderam capacidade, mas o Casa Pia AC também não entrou em loucuras e manteve-se arrumadinho, à espera de uma aberta - que nunca apareceu - para poder desferir o golpe final. Ao cair do pano, quando já pouco fazia prever, Abel Ruiz, de fora da área, seguiu a lei de Zalazar e disparou, em arco, para um golaço.

    Do céu não caiu só chuva em Braga. Quando o objetivo do pódio parecia já bem distante no horizonte, Abelito pincelou a mais bela obra deste domingo e manteve os Gverreiros do Minho no encalço do FC Porto, a duas jornadas do final do campeonato.

    jogos em destaque
    U Domingo, 05 Maio 2024 - 18:00
    Estádio Municipal de Braga
    Tiago Martins
    4-3
    Álvaro Djaló 12'
    Abel Ruiz 60' 89'
    Rodrigo Zalazar 64'
    Paulo Oliveira 72' (p.b.)
    Yuki Soma 35'
    Leonardo Lelo 52'

    ESTÁDIO

    Estádio Municipal de Braga
    Lotação30 286
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    Lances Capitais
    12´
    GOLO SC Braga!
    Álvaro Djaló marca
    35´
    GOLO Casa Pia AC!
    Yuki Soma marca
    52´
    GOLO Casa Pia AC!
    Leonardo Lelo marca
    60´
    GOLO SC Braga!
    Abel Ruiz marca
    64´
    GOLO SC Braga!
    Rodrigo Zalazar marca
    70´
    Cartão vermelho para Rui Duarte (SC Braga) por protestos após um lance em Djaló e Pablo Roberto.
    72´
    GOLO Casa Pia AC
    Paulo Oliveira marca na própria baliza!
    75´
    Cartão vermelho para Álvaro Djaló (SC Braga)
    89´
    GOLO SC Braga!
    Abel Ruiz marca
    Positivo
    Bom espetáculo

    Duas equipas preocupadas em atacar e em jogar bom futebol. Assim se descreve o duelo entre SC Braga e Casa Pia AC, com maior ascendente visitante na primeira parte e uma boa resposta caseira na segunda. Ficou a ganhar o espetador, que pôde ver sete golos e um ótimo jogo de futebol. Fossem todos assim.

    Negativo
    Quase deitou tudo a perder

    Em menos de um minuto, Álvaro Djaló viu dois cartões amarelos e deixou o SC Braga reduzido a menos uma unidade para o último quarto de hora. Não foram momentos muito felizes para o extremo, que quase deitou tudo a perder em lances consecutivos.

    Forma
    SC Braga
    2023/2024
    51J
    30V
    8E
    13D
    103-74G
    Casa Pia AC
    2023/2024
    38J
    13V
    10E
    15D
    45-50G
    O Árbitro

    Tiago Martins podia ter exibido o segundo cartão amarelo a Yuki Soma no arranque da segunda parte, após disputa com Cristián Borja. Foi o aparente erro mais grave na exibição do árbitro.

    Fotografias(25)

    Liga Portugal Betclic: SC Braga x Casa Pia
    Liga Portugal Betclic: SC Braga x Casa Pia
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SC BRAGA
    EMPATE
    CASA PIA AC

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Braga
    2024-05-06 04h28m por moumu
    Bem suada esta vitória, já se sabe que o Casa Pia dá boa réplica, penso que o FCP vai segurar o 3º lugar mas espero que o meu BFC lhe roube uns pontos na próxima jornada!
    Jogo
    2024-05-05 22h46m por redlegion
    Com as abébias que a defesa do Casa Pia dava nos primeiros 20 minutos podíamos ter aproveitado para marcar mais golos, mas faltava sempre aquele passe na hora certa. Foi de facto um grande jogo, mas nós temos culpa por permitir aos gansos crescerem na primeira parte e depois tivemos o habitual correr atrás do prejuízo.
    Não me parece de todo que a vitória tenha caído do céu, porque na realidade ambas as equipas fizeram por ganhar e venceu quem marcou mais. E que belos golos se marcar...ler comentário completo »
    Grande espetáculo
    2024-05-05 21h20m por BlackCat
    Foi um grande espetáculo de futebol, com muitos golos, várias reviravoltas e alguns lances de bom futebol. Claro que há que assinalar muitas falhas defensivas de ambas as equipas, que falharam bastante nesse aspeto.
    Este jogo foi um pouco um paradigma desta época do Braga. Um ataque de excelência, ao nível dos chamados "grandes", mas uma defesa muitas vezes "de manteiga". O autogolo do Paulo Oliveira é um retrato dessa realidade. Como disse alguém, "o ataque ganha jogos, a def...ler comentário completo »
    SC Braga
    2024-05-05 21h00m por Bracara__Avgvsta
    Um jogo à imagem do que tem sido esta época. Nem sempre jogamos bem, marcamos muitos golos, mas também sofremos muitos golos. Masterclass do Tiago Martins. Houve falta sobre o Djalo, expulsa o nosso treinador e golo do Casa Pia.
    Jogo
    2024-05-05 20h46m por OrgulhoBracaro
    Foi sem sombra de dúvidas um dos melhores do campeonato, tal como disseram abaixo teve se tudo.
    Duas equipas que queriam ganhar, reviravoltas, golaços, expulsões. . .
    Infelizmente a defesa (e não só) continua a meter água inclusive a meter a bola na baliza errada. . . Enfim vem agora um jogo importante para garantir pelo menos o 4° Lugar, um jogo onde vamos estar sem Paulo Oliveira, Djaló e até treinador (Tiago Martins a fazer das suas como de costume)
    Vai ser um jog...ler comentário completo »
    Foi o melhor jogo do campeonato
    2024-05-05 20h30m por OJaime_Pacheco
    Para mim.
    Como neutro adorei.
    Teve de tudo.
    Bom , mau , reviravoltas , empates incrível!
    EN
    Braga
    2024-05-05 20h08m por EnormeSCB
    Nao é do céu não ZZ é da crença e união de uma equipa. Grande vitória contra uma equipa difícil de bater e que se apresentou bem montada. No entanto vitória justíssima da melhor equipa e ainda tivemos mais 2 ou 3 oportunidades escandalosamente desaproveitadas. Mais 3 importantes na caminhada e em busca do objectivo. Vamos Braga
    BRAGA
    2024-05-05 20h01m por Messinaldo
    Espero bem que acreditem ainda que podem chegar ao 3 lugar !

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Técnico aponta dedo à arbitragem
    O SC Braga foi derrotado pelo FC Porto e terminou a Liga Portugal Betclic no quarto posto. No rescaldo à partida, Rui Duarte não poupou nas críticas à arbitragem de Nuno ...
    18-05-2024 23:13